sexta-feira, 4 de maio de 2012

Firenze: Doces regionais






Que maravilha que são os doces típicos da Toscana, alguns podemos comprar nas lojas de doces aqui mesmo em FIRENZE, acostumadas a vender para turistas, isto é para fora da Itália, vendem com embalagem especiais para viagens, explicam como armazenar o produto, dão todas as instruções como por exemplo quanto tempo duram fora da geladeira e etc. O melhor é que vendem em qualquer quantidade, uma das lojas que fazem esse serviço fica aqui na rua conhecidíssima do centro de Firenze:
VIA DEI CALZAIUOLI, 85-87 a casa se chama: MIGONE CONFETTI.
Os doces são maravilhosos quase todos a base de CASTAGNE (castanha), MANDORLE (amendoas),e MIELE (mel) são os ingredientes principais.


Gilli

Gilli
Gilli
          
                        

Aqui na cidade existe uns cafés especiais onde você pode saborear esses doces acompanhados de chá, de café ou chocolate ou melhor ainda do Vin Santo como são acostumados à servir, tem dois cafés maravilhosos um é na PIAZZA DELLA REPUBLICA se chama : GILLI, o outro fica na PIAZZA DEL DUOMO em frente ao Batistério.



Pan di Dante
Brutti ma Buoni
               














Torrone
Tartufi
                          













Amaretti
Ricarelli

                      









Os doces começaram a ser feitos muito tempo atrás sempre para celebrar uma ocasião especial, feitos nos banquetes oferecido pelas famílias ricas como os Médicis por exemplo durante os séculos XVI e XVII, servidos sempre ao início dos banquetes no século XIV eles eram mais simples feitos apenas de miele e mandorle.



Panforte
Cantucci
                 










Tem algumas histórias que acompanham alguns deles que são interessantes como por exemplo, a lenda sobre o PANFORTE DI SIENA que é o doce mais tradicional de SIENA, dizem que foi criado por uma freira chamada Sorella Berta teria preparado um doce energético a base de mel, fruta açucarada, amendoa e pimenta para revigorar a população da cidade de Siena que estava enfraquecida de um longo cerco que teria sofrido a cidade, em seguida a pimenta foi substituída por gengibre, abóbora e cidreira e açucar por cima surgindo o célebre PANFORTE DI SIENA.
Os biscoitos toscanos eram servidos juntos com as frutas confeitadas e amendoas açucaradas no início dos banquetes na época do Renascimento, são crocantes e às vezes cozinhados duas vezes, o mais típico é o CANTUCCI tradicional da Toscana que é feito de mandorle (amendoas) mas que agora vem também com outros sabores como chocolate e damasco, sevido sempre com VIN SANTO.



Ricarelli
Cantucci
                 













Pasta de mandorle al pistacchio
Pasta de mandorle
                                










Outro biscoito delicioso: RICCIARELLI a base de mandorle (amendoas) também e com laranja açucarada, o BUCCELATO DI LUCCA a base de manteiga, passa, semente de aniz e açucar.
Na época de CARNAVAL são os doces fritos que fazem a festa, como o CENCI uma pasta frita polverizada com açucar e o famoso FRITTELLE de mel coberto com açucar parecido com os Filhós do Brasil servido no Carnaval também.

Zoccotto

Cenci


                             









Em Setembro na época da colheita se faz a SCHIACCIATA com a uva e no outono quando é o tempo da castanha é a vez do CASTAGNACCIO um doce como um bolo feito de farinha da castanha, pinoli passa e rosmarino (alecrim) e azeite de oliva uma delícia. Tudo isso deixa a gente com água na boca, aproveitem quando estiverem pela TOSCANA para experimentar alguns deles.

Um comentário:

  1. vigile urbano fiorentino16 maio, 2012

    attenzione è via dei calzaioli con la i finale e non calazaiole. Vigile urbano fiorentino

    ResponderExcluir