Santa Maria Novella |
Santa Maria Novella |
A minha dica de hoje é visitar a igreja SANTA MARIA NOVELLA e depois conhecer uma perfumaria que fazia parte do complexo de SANTA MARIA NOVELLA chamada OFICINA PROFUMO-FARMACEUTICA SANTA MARIA NOVELLA. A igreja é um dos mais importantes exemplos da arquitetura européia em Gótico Tardio.
Quando os Dominicanos chegaram em FIRENZE, 1220, essa igreja já existia, era uma igreja Mariana pequena construída no final do séc. XI fora das muralhas da cidade. Geralmente as Ordens Medicantes preferiam se instalar ao redor da cidade, longe do centro. Mais tarde com o aumento de fiéis resolveram construir uma igreja maior e um convento ao lado. A família Rucellai de comerciantes em 1456 financiou a FACHADA, a remodelação foi feita pelo arquiteto LEONE BATTISTA ALBERTI, pode-se ver o brasão da família na fachada.
La Trinitá di Masaccio |
A entrada da igreja é pelo lado direito, o bom é que você já entra em frente ao principal quadro (Afresco) da igreja que é o Afresco de MASSACCIO, a SANTISSIMA TRINDADE, foi a primeira vez que um pintor aplicou com coerência as leis da perspectiva linear enunciadas pouco tempo antes por Brunelleschi.
A abóboda dá impressão de existir um espaço aberto na parede, a pintura parece com os edifícios de Brunelleschi.
Depois de ver essa pintura, que é um marco na pintura européia, aprecie melhor o interior dessa igreja, que é um dos mais bonitos da cidade, os arquitetos conseguiram trazer harmonia as formas góticas.
Esse gótico tem um estilo todo especial que só existe na Itália, diferente do Gótico do Norte da Europa.
Interior da Igreja |
A demarcação entre a nave central e as duas naves laterais é neutralizada quase por completo pela amplitude das arcadas.
Indo em direção as capelas, no centro tem um CRUCIFIXO DE GIOTTO bem grande do séc.XIII, de madeira, a figura de Cristo é retratada com grande naturalismo e dramaticidade.Agora, siga para ver os Afrescos nas Capelas, verdadeiras obras de arte, comece com a da esquerda, você tem que subir uma escada, CAPPELLA STROZZI DI MANTOVA, em 1350 Tommaso Strozzi encomendou aos irmãos Cione de pintar a Capela da família, o retábulo é uma obra de Andrea di Cione conhecido como ORCAGNA. Os Afrescos são do irmão mais novo, Nardo di Cione, a parede principal é a representação do Juízo Final, as paredes laterais são Afrescos inspirados em DANTE na DIVINA COMÈDIA. No Paraíso se vê centenas de figuras importantes da época em torno de Cristo e da virgem Maria. Preste atenção nas expressões do rosto, como ele sabe passar as emoções, principalmente nos três condenados do Juízo Final.
Vá agora a Capela Principal, é maravilhosa, se chama CAPPELLA TORNABUONI, em 1485 DOMENICO GHIRLANDAIO, aquele da Ùltima Ceia, foi encarregado pelo banqueiro Giovanni Tornabuoni de pintar a Capela-mor com cenas da vida da Virgem Maria e de São João Batista. Além do retrato de Tornabuoni e de sua esposa, GHIRLANDAIO incluiu numerosos fiorentinos famosos da época.
Um dos mais impressionantes é O NASCIMENTO DA VIRGEM, a arquitetura elegante em perspectiva, o contraste da mulher com a jarra de água que parece em movimento, sua roupa agitada parece que entrou uma rajada de vento, por isso acham que esses Afrescos de GHIRLANDAIO,que na época tinha só 13 anos, teve ajuda também de MICHELANGELO, era uma invenção dele essa torção do corpo.
Natività del Battista di Ghirlandaio |
Repare no outro Afresco de GHIRLANDAIO, A EXPULSÂO DE SÃO JOAQUIM DO TEMPLO, os pormenores dos elementos arquitetônicos. A série de arcos enfileirados do templo deixa entrever uma loggia que se encontra atrás e que faz imediatamente lembrar o Ospedale degli Innocenti de Brunelleschi.
Mais uma vez entre os observadores que assistem a cena, estão membros da família Tornabuoni e o auto-retrato do artista.
Vá agora a CAPPELLA DI FILIPPO STROZZI, em 1486 que o banqueiro Filippo Strozzi adquiriu a capela e encarregou FILIPINO LIPPI de decorar as paredes com Afrescos sobre as vidas de São Filipe e de São João Batista, este é um dos seus últimos trabalhos, a sua pintura chama atenção pela qualidade devido a sua inusual e imaginativa linguagem pictória.
Crocifisso di Brunelleschi |
A esquerda da Capela principal,na CAPPELLA GONDI, a capela é conhecida como capela do CRUCIFIXO de BRUNELLESCHI doado a igreja em 1443, segundo Vasari, BRUNELLESCHI esculpiu essa obra de arte em competição com Donatello, (que tinha feito um Crucifixo para Capela Bardi de Santa Croce), para mostrar como pode ser feito com mais realismo a figura de Jesus Cristo.
Saia da igreja e vá agora ao CHIOSTRO VERDE (Claustro), a esquerda da igreja, o outro Claustro Grande só pode ser vito de fora não é permitida a entrada, mas você pode ver por dentro da Perfumaria.Esse CLAUSTRO VERDE deve o nome a tonalidade verde que domina o colorido dos Afrescos que cobrem as paredes. As cenas do Génesis que decoram a parede pertencem a primeira metade do século XV, pena que não estejam em bom estado, entres os pintores que participaram desse Afresco, está o nome de PAOLO UCCELLO, são atribuídas a CRIAÇÃO DOS ANIMAIS e DE ADÃO do PECADO ORIGINAL e da CRIAÇÃO DE EVA e AS HISTÒRIAS DE NOÉ.
Entrada do Cappellone degli Spagnoli |
Os Afrescos foram pintados em 1365 por ANDREA DA FIRENZE, é um dos projetos mais ambiciosos da época, baseiam-se num complexo programa teológico, através do qual se evidencia a concepção do Mundo da Ordem de São Domingos.A obra mostra o caminho do Homem até a redenção e salvação da Alma.
Na Praça ,em frente a Igreja tem duas Colunas de mármores brancas, que eram utilizadas como pontos de viragem durante o Pálio dei Cocchi, uma corrida de cavalos celebradas anualmente, entre uma parte e outra das Colunas existe umas tartarugas de bronze de GIAMBOLOGNA.
Atravesse a Praça, e vire a direita na VIA DELLA SCALA, 16, quando chegar na porta você já sente o cheiro do POT-POURRI famoso da perfumaria, esta é uma das mais antigas Farmácias do mundo L'OFFICINA PROFUMO-FARMACEUTICA DI SANTA MARIA NOVELLA criada por um Frei Dominicano pouco depois de 1221, data da chegada deles.Os Padres começaram a cultivar na sua Horta, ervas que serviam para preparar remédios, bálsamos e pomadas para a enfermaria do convento.
Com a saídas dos produtos, resolveram abrir a Farmácia ao público em 1612.Depois do confisco dos bens da Igreja por parte do Governo italiano em 1866, a propriedade passou para o Estado e foi cedida a Farmácia ao neto do último frade diretor da Oficina, que segue até hoje com essa Família. Eu recomendo, o POT-POURRI e a ACQUE DI COLONIA SANTA MARIA NOVELLA, que é o cheiro clássico, mais tem uma infinidade de produtos.
Dentro, na porta onde se pode ver o Claustro Grande |
Dentro da Perfumaria |
Dentro da Perfumaria |
Donna Ivana N.Wanderley sono ammirata delle sue descrizioni fiorentine! Mi permetta due osservazioni a latere della sua bella pagina su Santa Maria Novella. Vorrei parlarle della piazza omonima situata di fronte alla chiesa che lei così dottamente descrive nelle sue caratteristiche artistiche interne ed esterne. Firenze è una città con poche piazze. Le piazze di Firenze si possono contare sulle dita delle mani. Le piazze fiorentine sono un elemento di discontinuità, una pausa,un’apertura,una possibilità in una cornice urbana che è dominata dal modello medioevale che è spazio chiuso,che induce l’abitante a guardare verso il cielo,staccandosi dalle pietre della strada e dei palazzi, secondo un bisogno di spiritualità tipico di quell’epoca. La piazza è quasi sempre definita dagli stessi elementi architettonici: un portico,una loggia,lo spazio aperto della piazza stessa e poi una chiesa che segna la piazza con le specificità decorative della sua facciata. Fa eccezione, ovviamente, la piazza della Signoria che è dominata da Palazzo Vecchio e che è una piazza che celebra il potere laico dei Medici. La piazza è uno spazio femmina,una sorta di grembo materno, che accoglie i passanti e gli abitanti della città prima di introdurli nella interiorità profonda, a volte inquietante ma il più delle volte rasserenante dello spazio della chiesa che restituisce all’uomo la sua dignità di figlio di Dio e gli restituisce la consapevolezza della sua presenza nel mondo in attesa di una nuova, diversa, dimensione di vita. La piazza è un luogo di sospensione del tempo,di riflessione che prepara ad una nuova successiva esperienza in uno spazio chiuso e ricco come è lo spazio della chiesa di Santa Maria Novella impreziosito da Masaccio,da Ghirlandaio,dal Chiostro che ha visto Paolo Uccello mentre affrescava le sue pareti con le sue visioni oniriche. Ed ora solo due parole sui profumi di Santa Maria Novella. Il profumo è una musica misteriosa .Firenze ha i suoi profumi che sono l’essenza stessa della sua vita. Solo Parigi in Europa ne è l’equivalente. Una città che produce profumi è una città elegante,leggera,preziosa. Il profumo è il suo vero segreto, la sua più autentica forza:senza profumo Firenze morirà. Grazie donna Ivana per aver suggerito con le sue limpide pagine questi pensieri. Un saluto deferente dalla sua Margherita Genovese.
ResponderExcluirCara Ivana il tuo blog è delizioso. Ho apprezzato in modo particolare l'alternanza Venezia-Firenze e l'alternanza tra i tuoi appunti d'arte e i tuoi appunti di cibo e qui ora di "profumi". C'è una converngenza elegante tra quadri e piatti nei colori nel modo di persentarli sempre essenziale mai volgare.Brava! Brava! Brava! Aspetto con interesse i prossimi appunti. a presto Donatella D' Albisola
ResponderExcluirOgni città italiana ha una sua specifica dimensione, una sua peculiarità figlia della sua storia politica,economica e soprattutto culturale. Questa diversità è una delle bellezze dell'Italia.Quale è la dimensione fondamentale di Firenze?E' la razionalità che si traduce nella prospettiva e nella essenzialità dell'architettura delle sue chiese e dei suoi palazzi. E' una razionalità elegante che pone al centro dell'universo l'uomo con i suoi desideri e le sue incertezze. La prospettiva domina in tutte le arti, nel paesaggio ( i viali segnati da lunghe fila di cipressi...) e nei quadri degli artisti più importanti. Ivana Wanderley con le sue immagini vissute da viaggiatrice colta e sensibile ci illustra questa essenza di Firenze regalandocene le prove evidenti e di ciò dobbiamo esserle molti grati. Grazie Ivana!!! Gianfranco Bettin
ResponderExcluirLe tue immagini di santa Maria Novella sono molto illuminanti. La piazza è una delle più belle di Firenze e merita una sosta per la sua panoramicità sulla chiesa e sul loggiato che ricorda in parte quello della piazza della SS. Annunziata. Stranamente,nonostante la vicinanza della omonima stazione ferroviaria, la piazza non è molto affollata. Credo che la presentazione che tu fai sia dello spazio esterno sia dello spazio interno sia della annessa Officina di profumi sia una delle migliori che siano a tutt' oggi disponibili per il turista intelligente. Brava!!!!Donatella d'Albisola
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