quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Isola D'Elba- il dolce far niente



O mar de Elba
O perfume de Elba


                             








ISOLA D'ELBA é a maior ilha do arquipélago toscano, não é difícil de chegar lá ao contrário é até bem agradável a viagem se você for pela costa saindo de LIVORNO ou até mesmo de FIRENZE de carro até PIOMBINO que é de onde saem as balsas (traghetto) que transportam as pessoas e também os carros para a ILHA de ELBA. Existe também outra maneira se não quizer ir de carro, pode pegar um trem de FIRENZE para PIOMBINO rápido, disponíveis no verão que é a época boa de ir, em PIOMBINO tem um outro que  leva você até o porto onde você compra o bilhete para a balsa, tem duas companhias que trabalham lá: MOBY e TOREMAR que levam a PORTO FERRAIO em ELBA de lá pegue um taxi para o seu Hotel.

O porto de Piombino
Traghetto (balsa)

         









Aconselho evitar andar no alto verão ou dia de feriado (ferragosto) porque encontrará tudo lotado, e reserve o hotel antes de ir, não vá para passar só o dia como eu fui pela primeira vez, fica muito cansativa a viagem, reserve um hotel para passar ao menos um fim de semana. A ilha é cheia de praias com areias brancas e águas de um azul muito intenso diverso do nosso, um verdadeiro paraíso e também cheia de histórias algumas bem pitorescas, como a do visitante mais ilustre da ilha: Napoleão Bonaparte que foi mandado em exílio para a ilha mas que passou apenas nove meses de 1814 a 1815, quando partiu a ilha não era mais a mesma.


Isola D'Elba
Isola D'Elba

          
                
O por do sol
  
Quem quiser visitar sua residência, fica em PORTO FERRAIO é a VILLA DEI MULINI que quando compra o ingresso tem direito de conhecer também a outra residência de campo dele, VILLA DE SAN MARTINO mas que nunca foi habitada por ele, só vale a pena ver a primeira.
 A ilha tem até uma cidade medieval que se chama MARCIANA ALTA pegando a estrada à partir de MARCIANA MARINA mas as praias boas para banho ficam próximas a PORTO FERRAIO, as praias de PADULELLA e CAPO BIANCO são graciosas cheias de conchas até CAPO D'ENFOLA.
ou de VITICCIO até GOLFO DI PROCCHIO, passando pelo GOLFO DI BIODOLA são praias de areias brancas, cheias de hotéis, no golfo di Procchio fica a famosa OSTERIA DEL PIANO, via Provinciale 24.



La Biodola
Isola D'Elba
                  
                        


Restaurante do hotel
Por do sol

Isola D'Elba
           
              
Essa ilha serviu até de inspiração para o livro de ALEXANDRE DUMAS, "O CONDE DE MONTECRISTO", o livro que eu adorei ler quando era bem pequena e adorava livros com aventuras mas  não cheguei nem a terminar, eu tava tão entusiasmada com a leitura que estava lendo em plena sala de aula quando foi tomado de mim, pois bem esse livro surgiu por causa de uma visita de DUMAS à ISOLA D'ELBA  convidado pelo irmão de Napoleão, Jérome Bonaparte, DUMAS se encantou com os lugares isolados como a ISOLA DE MONTECRISTO.



Acqua dell'Elba
Acqua dell'Elba


                  








Outra invenção maravilhosa da ilha: ACQUA DELL'ELBA  é umo perfume prá lá de bom com uma fragância maravilhosa com cara de verão, de mar se é que a gente pode falar assim, também foi de uma inspiração surgida nessas praias, diz uma lenda que a irmã de NAPOLEÃO,  PAOLINA foi a responsável pela  fabricação do perfume mais famoso da ilha, dizem que enquanto Paolina se banhava numa pequena baía teria falado para Napoleão:"Aqui poderiam criar perfumes melhor que aqueles que recebemos de Paris" e Napoleão manda construir um laboratório e decide catalogar todas as plantas para fabricar o perfume, o perfume criado sumiu mas a fragância nunca foi esquecida, já o desenho da marca foi inspirado numa embarcação  romana antiga que teria afundado no II século d. C em frente a praia de PAOLINA, onde foi encontrado dentro dele uma estatueta de marfim que servia como uma tampa para um bálsamo perfumado. Pronto, com toda essa história muito romântica criada entorno da fragância a torna mais misteriosa ainda, realmente é uma fragância única, com embalagens simples mas muito elegante e não é tão antiga assim só sua história que é antiga, sua produção permanece na ilha para garantir sua qualidade e seu trabalho artezanal, tudo feito à mão com produção limitada: UM LUXO.



Mapa da ilha de Elba
Acqua dell'Elba

       









Recomendo  que reservem um Hotel em uma dessas praias citadas acima com areia bem branca, e curta a praia, o hotel e vai ver que não vai ter vontade de sair para nada é o "DOLCE FAR NIENTE", quer melhor?
Ah! não esqueça de comprar essa delícia de perfume, a fragância clássica é claro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário