domingo, 30 de outubro de 2011

Rio de Janeiro: Um passeio no coração do centro histórico com um Café muito elegante.

Paço Imperial
Um passeio interessante para fazer é ir a esse pedacinho do centro do RIO DE JANEIRO, em volta da PRAÇA XV DE NOVEMBRO, passando por lugares importantes da história brasileira, visitando os centros culturais, com suas exposições temporárias de nível internacional e se tiver sorte entrar nas igrejas muitas delas com obras importantes, mas cada uma com um horário diverso, tudo a pé.
Comece pelo PAÇO IMPERIAL, esse prédio de arquitetura colonial mais importante do Rio de Janeiro, construído em 1743 para o governo do Rio serviu como Palácio Real para a família de D. João VI quando chegou ao Brasil em 1808 até a independência em 1822, depois passou a ser PAÇO IMPERIAL, usado só para festas e recepções oficiais.
Um dos fatos importantes que aconteceu neste prédio foi o DIA DO FICO em 1822 e em 1888 a Princesa Isabel foi aclamada pelo povo de uma das janelas deste prédio depois de assinar a Lei Áurea abolindo a escravatura. Hoje um espaço para eventos e exposições.

Nossa S. do Carmo da A. Sé

Nossa S. do Monte do Carmo


                    




                          






Atrás da Praça na rua 1º de Março, ficam duas igrejas coladas, que são importantes, a primeira é a IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ foi a catedral do Rio de Janeiro de 1808 até 1976, durante o séc. XIX foi a CAPELA REAL e CAPELA IMPERIAL, durante o reinado de D. Pedro I foi reconstruída em estilo neoclássico, na fachada tem a imagem do padroeiro do Rio de janeiro São Sebastião, o interior é decorado em madeira talhada e revestida em ouro em estilo rococó de 1785 atribuída ao Mestre Inácio Ferreira Pinto, há pinturas do artista colonial José Leandro Carvalho, a igreja foi palco de importantes acontecimentos históricos como a consagração de D. João VI e o casamento de D. Pedro I.
A segunda é a IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE NOSSA SENHORA DO MONTE DE CARMO, de 1771 possui uma fachada barroca, com dois campanários parcialmente adornados de azulejos, o interior no estilo rococó decorado pelo artista Luís da Fonseca Rosa e seu discípulo mestre Valentim.

Chafariz do Mestre Valentim




Em frente a Praça cercado por uma grade fica o CHAFARIZ DO MESTRE VALENTIM, que podemos ver em um quadro antigo como ele era antes, com conchas saindo água que servia a população do Rio, pena que hoje parece tão triste, sem água e cercado por uma grade.





Sobrados



Sobrados




                           
Atravesse a Praça e passe pelo ARCO DO TELES, um arco ar rodeado de sobrados do antigo RIO DE JANEIRO, casas portuguesas altas de paredes grossas, juntas e com charmosas sacadas em ferro batido e lampiões antigos.


Nossa S. da Lapa
Na Rua do Ouvidor entre esses sobrados coloniais está a IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LAPA DOS MERCADORES, em 1747 a irmandade de prósperos comerciantes construiu essa igreja em estilo barroco com a restauração entre 1869 e 1892 acrescentou elementos neo-clássicos às características barrocas originais. No centro da fachada há um medalhão de mármore trabalhado com a coroação da Virgem Maria encontrado enterrado por devotos no séc. XVIII para escondê-lo dos ataques piratas à cidade e foi achado no séc. XIX durante a restauração da igreja.

Siga em frente até o CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS, o prédio é do início do séc. XX e o elevador é original restaurado, com dez salas para exposições e teatro tem sempre uma exposição importante como essa que está tendo agora com artistas locais e uma bem especial de coleções privadas como essa do jornalista Roberto Marinho com quadros importantes, vaso grego e algumas esculturas.

Séc. XVI


Bosh
      
           












Utrillo

Renoir


                                      









Adiante na rua 1º de Março fica o CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, o saguão do prédio é cheio de luz pela esplêndida cúpula de vidro, aqui era a sede do banco de 1926 a 1960 quando se mudou para Brasília, o prédio do final do séc. XIX é muito movimentado porque oferece uma variedade grande de atividades, e tem sempre uma exposição boa como essa sobre a Índia.

Centro Cultural Banco do Br.

Exposição da Índia
                  











Em frente fica o prédio da CASA FRANÇA BRASIL, da época da MISSÃO ARTÌSTICA FRANCESA de 1816, um grupo de artistas e arquitetos vindos ao Rio de Janeiro a pedido de D. João VI, um dos mais importantes da missão o arquiteto Grandjean de Montigny desenhou o prédio em estilo neoclássico, mas o prédio sofreu restaurações malfeitas e em 1983 foi reformado e transformado em centro cultural voltado para os laços entre França e Brasil, dentro dele tem um CAFÉ BISTRÔ THE LINE muito bacana com vista para a IGREJA DA CANDELÁRIA.

Casa França Brasil

Bistrô The Line
        









Bistrô The Line

Candelária


                            











A CANDELÁRIA com seus 64 metros de altura uma das maiores e mais luxuosas do RIO DE JANEIRO, no início do séc. XVII os espanhóis do navio Candelária prometeram construir uma igreja para Nossa Senhora da Candelária agradecendo serem salvos de uma grande tempestade.
Em 1775 começou os trabalhos da nova igreja terminando em 1877 com a cúpula.
As oito estátuas de José Cesário de Sales que adornam a cúpula vieram de Portugal, são os quatros evangelistas.
Termine o seu passeio nesse Café da Casa França Brasil, admirando essa igreja linda.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Rio de Janeiro: continua lindo

Ipanema, Leblon e Lagoa.
Quer coisa mais gostosa que ir para uma praia linda de areia branquinha, ser bem servida, tomar uma cerveja gelada ou uma água de côco, passear pelo calçadão desenhado por BURLE MARX, ou se preferir ir a uma das casas de sucos de frutas feitos na hora, perto da orla, depois almoçar num dos muitos restaurantes de saladas maravilhosas, nas ruas vizinhas a praia, depois dar um passeio sempre a pé na área, parando para umas comprinhas ou para dar uma olhada na moda praia e no fim da tarde assistir o pôr do sol num dos lugares mais lindos do mundo, parece exagero mas não é, você pode fazer isso tudo estando na zona sul do Rio de Janeiro, entre as praias de IPANEMA e LEBLON, para sentir um pouco ou entrar no estilo de vida carioca, nada melhor que ficar nessa área, é uma delícia vocè faz tudo a pé.



Ipanema


Ipanema





           





Comece o dia indo a praia entre os postos nove e dez em IPANEMA, num dia ensolarado a pedra do ARPOADOR a leste e o morro DOIS IRMÂOS a oeste e as tres ilhas  no mar aberto no meio forma um dos cenário mais lindo do mundo, mas antes tome um café da manhã no TALHO CAPIXABA, onde vocè pode escolher o recheio para seu sanduíche no balcão onde são feitos vinte tipos de pães, fica na Ataulfo de Paiva 1022 lojas A e B Leblon ou passe no BIBI SUCOS na Ataulfo de Paiva 591 no LEBLON também e prove as maravilhas de sucos feitos na hora, da própria fruta, acompanhado de um sanduiche, você pode escolher o pão.
Bibi Sucos


Bibi Sucos

         









Bibi Sucos

Bibi Sucos


                   









Depois da praia almoce aí perto na Rua Prudente de Morais 1296 no DELÍRIO TROPICAL em Ipanema, é um self-service, mas a comida é muito boa, deixe para comer a  sobremesa  aí perto na Rua Garcia D'Ávila 134 em Ipanema numa sorveteria chamada MIL FRUTAS,os sorvetes são do outro mundo, prove o de goibada com queijo é ótimo, feitos de forma artezanal com um rígido controle de qualidade, foi eleito o melhor sorvete pela Veja Rio, é super difícil de escolher  o que experimentar pela quantidade de sabores deliciosos que tem.

Delírio Tropical

Delírio Tropical
           












Loja Farm


Delírio Tropical

                      









Farm


Farm
                                          











À tarde vá bater pernas nas ruas de IPANEMA, visite uma loja bem carioca como a FARM que fica na VISCONDE DE PIRAJÁ 365.
Agora chegou a hora do pôr do sol, siga para praia do ARPOADOR, termine o seu dia observando
 essa paisagem maravilhosa.



Pôr do Sol no Arpoador






domingo, 16 de outubro de 2011

Firenze: Igreja San Lorenzo e Mercado San Lorenzo

A Igreja de San Lorenzo
Essa igreja de SAN LORENZO, é provavelmente a igreja mais antiga de FIRENZE, dizem que  a original foi fundada em 393 nesse mesmo local, na época  fora do muro da cidade, foi consagrada poucos anos depois da proclamação do Cristianismo como religião oficial do Império Romano, era catedral da cidade de FIRENZE até VII século depois passa a ser a Santa Reparata que é o atual Duomo com o nome de Santa Maria del Fiore.
Em 1059 ela é reconstruída em estilo romanico, depois o fundador da fortuna dos MEDICI, Giovanni di Bicci de Medici decide chamar BRUNELESCCHI para reformá-la.
A igreja de San Lorenzo era quase uma igreja particular dos MEDICI, junto da sua casa ( PALAZZO MEDICI RICCARDI) eles faziam festas com músicas e peças de teatro encenadas aí na PIAZZA SAN LORENZO em frente a igreja.



 A fachada da igreja não foi completada por causa da morte de Brunelescchi, depois foi chamado MICHELANGELO para terminar a fachada, mas não chegaram  a se entender quanto ao seu projeto, Michelangelo queria que fosse toda de mármore Carrara  e os Medici queriam de uma pedra de Pietrasanta, não chegaram a um acordo, e a fachada permaneceu assim, hoje pensam em terminar a fachada  mas alguns acham que devem deixar assim, simples mesmo.

O interno bem renascentista
O interno é de BRUNELESCCHI, é um dos primeiros internos renascentistas italianos, muito simples mas muito elegante com seu piso de mármore e o teto de caixotes, as colunas coríntias de pietra serena, os amplos arcos que influenciaram as outras construções que vieram depois em Firenze,  é tudo muito proporcional e harmonico.
Os dois PÙLPITOS elevados de bronze são de DONATELLO, que realizou quando já havia 74 anos, depois de morto ele foi enterrado aí na igreja numa capela à direita. Em frente ao outro púlpito da esquerda tem um grande afresco, IL MARTIRIO DI SAN LORENZO de BRONZINO 1569, siga agora para a SAGRESTIA VECCHIA, projetada por BRUNELESCCHI e decorada boa parte por DONATELLO à esquerda do altar maior, era uma capela privada de Giovanni di Bicci pai de Cosimo Medici, il vecchio, a sua tumba fica aí no meio, na época era uma grande novidade em arquitetura, a porta de bronze é de Donatello também, as bolas com os apóstolos e com cenas de São João Batista são de Donatello, o lavabo é de VERROCCHIO, esse teto com constelações e percurso solar os estudiosos dizem que se refere ao dia do nascimento de Piero Medici, 16 de julho de 1416 ou o dia da reunião da igreja Ocidental Cristã  com a igreja Ortodoxa que foi em Firenze em 6 de julho de 1439. Donatello foi sepultado na capela que tem a L'ANNUNCIAZIONE 1450 de FILIPPO LIPPI.

Bancas  artezanais
 

Bancas artezanais


            









Produtos artezanais

A igreja ao fundo



             











Saia da igreja e pecorra agora esse corredor de BANCAS ARTEZANAIS,que  parece mais  uma FIRENZE da época antiga cheia de comerciantes com bancas, estão sempre cheias de turistas, e para compras econômicas não tem lugar melhor, mais adiante fica o MERCATO CENTRALE, hoje mais para turistas do que para os cidadãos de Firenze, ótimo para uma visita para conhecer os produtos locais e aproveite coma algo aí, o lugar melhor para comer se chama:  NERBONE, você pode comer sem medo, é tudo fresco, e muito saboroso, aí vai o cardápio.

Mercato Centrale

Nerbone
















Nerbone
Nerbone












Cardápio
Nerbone












Arista alla fiorentina
Mercato Centrale
          















Mercato Centrale
Produtos locais
             

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Firenze: Uma rua com lojinhas que resistem ao tempo.

Borgo degli Albizi
Se me perguntar o que eu gosto mais de fazer em FIRENZE, eu vou responder: caminhar no centro de FIRENZE, pela rua BORGO DEGLI ALBIZI, mas não pense vocês que é uma rua com lojas grandes e famosas como a Via Tornabuoni por exemplo, não, ela é especial porque resiste ao tempo, cheia de lojinhas pequenas artezanais, com peças únicas, feita à mão, lembra um tempo que não volta mais, está cada vez mais difícil de se encontrar negócios como esses, autênticos e tão especiais.


Lush

A igreja que tem concertos
       










        




Antiquàrio


Atelier Aimèe

     










Além de todos essas lojinhas, ela é gostosa de se caminhar, você sente ainda na Via del Corso, começo da BORGO DEGLI ALBIZI, um perfume tão intenso, que sai da LUSH (loja de cosméticos feito à mão) que perfuma uma boa parte da rua, passa ainda à sua direita por uma loja de noivas com vestidos estilo bem românticos, a rua toda é de palácios antigos muito bonitos, de repente se sente uma música clássica saindo de uma igrejinha que está sempre tocando, não sei se é ensaiando, ou afinando o orgão para o concerto da noite, quando não tem um senhor na esquina com um violino, tocando músicas lindas.


Papelaria

Fabriano



                










Continuando você encontra por exemplo, lojas de sapatos feito à mão, lojinhas de bijuterias bem bacanas, aquelas copiando as jóias antigas também, sem falar nas papelarias cheias daqueles trabalhos tudo feito de papel, e papéis decorados belíssimos fabricados em Firenze, como o papel marmorizado, antiquários, atelier de pintura que tem espalhado por toda a Firenze, uma cidade que atrai muito esse tipo de gente pela sua tradição de trabalhos artezanais artísticos, são lojinhas que quando os donos terminam um curso de moda ou de fabricação de jóias, tão comum em Firenze, abre o seu negócio, pequeno e aguentam o quanto podem a competição com as lojas grandes. Pode ser que daqui uns anos a rua não seja mais a mesma, que esses negócios pequenos cedam lugar aos grandes magazines, mas por enquanto suas lojinhas resistem.


Bijuterias
Antiquario

Sapataria
Camisas
             

Loja de brinquedos


Bijuterias
Bijuterias
Atelier de Pinturas