domingo, 2 de outubro de 2011

Firenze: Palazzo Strozzi, um espaço elegante no centro de Firenze.

Palazzo Strozzi
 Bem no centro de Firenze, arrodeado de lojas chiques de grifes famosas, vizinho da VIA DE TORNABUONI uma das ruas mais elegantes de Firenze, fica o PALAZZO STROZZI.
No outro lado do arco da PIAZZA DELLA REPUBLICA, inicia a VIA DEGLI STROZZI, continue até a praça com o mesmo nome do palazzo você logo vai ver o PALAZZO STROZZI, ele domina o local, o grandioso palazzo STROZZI iniciado em 1489 pelo mercante FILIPPO STROZZI il vecchio, morto em 1492.
Segundo VASARI, o palazzo foi construìdo de um desenho de BENEDETTO DA MAIANO, inspirado no Palazzo Medici de Michelozzo em colaboração com CRONACA, que completou com o último andar com um magnífico cornicione aggentante 1502 e com il cortile 1503, o palazzo foi habitado em 1504, sem haver terminado, e foram suspensos definitivamente em 1538 todos os trabalhos quando morre o filho de STROZZI, FILIPPO il giovane, inimigo de Cosimo I (Medici), prisioneiro em Motemurlo se suicidou. Naquela época os MEDICI perseguiam todos os seus adversários nos negócios.
O palácio foi completamente restaurado em 1938, e da família passou para as mãos do Estado que cedeu a Comune de FIRENZE, agora usado para exposições.
No palácio, tem um espaço que se chama GABINETTO VIEUSSEUX, onde funciona uma importante biblioteca internacional, aberta ao público.

Il Cortile
 Tem um café muito simpático no cortile, que é o lugar mais bonito do palácio, com todas aquelas colunas renascentistas, é muito agradável tomar um café ou um chá ali.


Palazzo Strozzi- cortile
 Sem contar com as exposições que são feitas alì, tem sempre uma boa exposição, como essa que começou agora em setembro de 2011 e vai até janeiro de 2012, que se chama, DENARO E BELLEZZA, bem apropriada a esse lugar.
Fora do palácio, tem um porta bandeira de ferro e um porta tocha que era usado na época feitos de desenho de BENEDETTO DA MAIANO e embaixo o característico arco para amarrar os cavalos. 
Trabalhos de  BOTTICELLI, BEATO ANGELICO; PIERO DEL POLLAIOLO, DELLA ROBBIA, LORENZO DI CREDI, a elite do Renascimento ilustram essa exposição, contam a história do moderno sistema bancário de Firenze, paralela ao maior movimento artístico ocidental, mostrando que  para compreender a grande transformação cultural da época precisa reflitir sobre a relação entre o desenvolvimento econômico baseado no crédito e o desenvolvimento artístico e a influência de alguns principios religiosos relativos a usura.


OBIKA


OBIKA
              
        









Se estiver na hora do almoço, vá a uma casa também muito elegante, que não é caro, fica na VIA DE TOR NABUONI, que se chama OBIKA, mozzarella bar, é uma rede, tem também em Milano e Roma, mas a de Firenze é muito mais elegante fica num palácio belo com um CORTILE lindo.Tem saladas ótimas e primi piatti também, ótimo para uma refeição leve com uma seleção de vinhos de primeira, ótimo para ir a noite.
OBIKA: via Tornabuoni 16, Firenze.


Prosciutto crudo e cotto con mozzarella
OBIKA













Insalata

Insalata










Prosciutto crudo e mozzarella di bufala
Ricota con miele arancia e pinole



              

Nenhum comentário:

Postar um comentário