quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Isola D'Elba- il dolce far niente



O mar de Elba
O perfume de Elba


                             








ISOLA D'ELBA é a maior ilha do arquipélago toscano, não é difícil de chegar lá ao contrário é até bem agradável a viagem se você for pela costa saindo de LIVORNO ou até mesmo de FIRENZE de carro até PIOMBINO que é de onde saem as balsas (traghetto) que transportam as pessoas e também os carros para a ILHA de ELBA. Existe também outra maneira se não quizer ir de carro, pode pegar um trem de FIRENZE para PIOMBINO rápido, disponíveis no verão que é a época boa de ir, em PIOMBINO tem um outro que  leva você até o porto onde você compra o bilhete para a balsa, tem duas companhias que trabalham lá: MOBY e TOREMAR que levam a PORTO FERRAIO em ELBA de lá pegue um taxi para o seu Hotel.

O porto de Piombino
Traghetto (balsa)

         









Aconselho evitar andar no alto verão ou dia de feriado (ferragosto) porque encontrará tudo lotado, e reserve o hotel antes de ir, não vá para passar só o dia como eu fui pela primeira vez, fica muito cansativa a viagem, reserve um hotel para passar ao menos um fim de semana. A ilha é cheia de praias com areias brancas e águas de um azul muito intenso diverso do nosso, um verdadeiro paraíso e também cheia de histórias algumas bem pitorescas, como a do visitante mais ilustre da ilha: Napoleão Bonaparte que foi mandado em exílio para a ilha mas que passou apenas nove meses de 1814 a 1815, quando partiu a ilha não era mais a mesma.


Isola D'Elba
Isola D'Elba

          
                
O por do sol
  
Quem quiser visitar sua residência, fica em PORTO FERRAIO é a VILLA DEI MULINI que quando compra o ingresso tem direito de conhecer também a outra residência de campo dele, VILLA DE SAN MARTINO mas que nunca foi habitada por ele, só vale a pena ver a primeira.
 A ilha tem até uma cidade medieval que se chama MARCIANA ALTA pegando a estrada à partir de MARCIANA MARINA mas as praias boas para banho ficam próximas a PORTO FERRAIO, as praias de PADULELLA e CAPO BIANCO são graciosas cheias de conchas até CAPO D'ENFOLA.
ou de VITICCIO até GOLFO DI PROCCHIO, passando pelo GOLFO DI BIODOLA são praias de areias brancas, cheias de hotéis, no golfo di Procchio fica a famosa OSTERIA DEL PIANO, via Provinciale 24.



La Biodola
Isola D'Elba
                  
                        


Restaurante do hotel
Por do sol

Isola D'Elba
           
              
Essa ilha serviu até de inspiração para o livro de ALEXANDRE DUMAS, "O CONDE DE MONTECRISTO", o livro que eu adorei ler quando era bem pequena e adorava livros com aventuras mas  não cheguei nem a terminar, eu tava tão entusiasmada com a leitura que estava lendo em plena sala de aula quando foi tomado de mim, pois bem esse livro surgiu por causa de uma visita de DUMAS à ISOLA D'ELBA  convidado pelo irmão de Napoleão, Jérome Bonaparte, DUMAS se encantou com os lugares isolados como a ISOLA DE MONTECRISTO.



Acqua dell'Elba
Acqua dell'Elba


                  








Outra invenção maravilhosa da ilha: ACQUA DELL'ELBA  é umo perfume prá lá de bom com uma fragância maravilhosa com cara de verão, de mar se é que a gente pode falar assim, também foi de uma inspiração surgida nessas praias, diz uma lenda que a irmã de NAPOLEÃO,  PAOLINA foi a responsável pela  fabricação do perfume mais famoso da ilha, dizem que enquanto Paolina se banhava numa pequena baía teria falado para Napoleão:"Aqui poderiam criar perfumes melhor que aqueles que recebemos de Paris" e Napoleão manda construir um laboratório e decide catalogar todas as plantas para fabricar o perfume, o perfume criado sumiu mas a fragância nunca foi esquecida, já o desenho da marca foi inspirado numa embarcação  romana antiga que teria afundado no II século d. C em frente a praia de PAOLINA, onde foi encontrado dentro dele uma estatueta de marfim que servia como uma tampa para um bálsamo perfumado. Pronto, com toda essa história muito romântica criada entorno da fragância a torna mais misteriosa ainda, realmente é uma fragância única, com embalagens simples mas muito elegante e não é tão antiga assim só sua história que é antiga, sua produção permanece na ilha para garantir sua qualidade e seu trabalho artezanal, tudo feito à mão com produção limitada: UM LUXO.



Mapa da ilha de Elba
Acqua dell'Elba

       









Recomendo  que reservem um Hotel em uma dessas praias citadas acima com areia bem branca, e curta a praia, o hotel e vai ver que não vai ter vontade de sair para nada é o "DOLCE FAR NIENTE", quer melhor?
Ah! não esqueça de comprar essa delícia de perfume, a fragância clássica é claro.






terça-feira, 7 de agosto de 2012

Firenze- Museu de Salvatore Ferragamo- Marilyn Monroe


Museu Salvatore Ferragamo

O Museu de SALVATORE FERRAGAMO homenageia  os cinquenta anos da morte de um ícone de Hollywood MARILYN MONROE com uma exposição maravilhosa sobre essa diva do cinema americano, até para quem é dessa geração jovem que não viveu aquela época se encanta com um pouco de sua vida que é contada aqui através de fotografias, muitas fotografias e objetos pessoais dela, não pense que é só gente mais velha que frequenta essa MOSTRA não, as salas são cheias de jovens de todo lugar do mundo.

Museu de Salvatore Ferragamo
Museu de Salvatore Ferragamo

                                    











Museu Salvatore Ferragamo
O MUSEU DE SALVATORE FERRAGAMO fica na cidade de FIRENZE na cidade que ele escolheu para montar sua fábrica e sua loja por ser uma cidade conhecida por sua habilidade artezanal, principalmente o trabalho em couro, ele era de uma cidadezinha perto de Nápoles e logo cedo descobriu seu talento, já trabalhava com sapatos quando resolveu viajar para a America tão sonhada, já voltou para Itália famoso, tinha conseguido seu reconhecimento e ainda havia se transformado em um  dos símbolo  da Itália.
O Museu de Salvatore Ferragamo fica na cidade de Firenze no PALAZZO SPINI FERONI, muito bonito na beira do Arno, mas sua entrada é do outro lado na PIAZZA TRINITA número 5, em um lugar muito chique, vizinho as ruas mais chiques da cidade, como a Tournabuoni com todas aquelas lojas de grifes caras que a gente se diverte só de olhar as vitrines. A entrada é só 5 euros e a exposição começou dia 20 de Junho mas vai até 28 de Janeiro de 2013, portanto tem muito tempo ainda, ótimo para quem vai visitar essa cidade linda, é um programa bacana, um passeio por essa parte da cidade longe um pouco daqueles lugares turísticos muito visitados e se diverte vendo a beleza e a Arte juntas, além das exposições temporárias como essa da Marilyn o MUSEU DE SALVATORE FERRAGAMO conta a história do fundador e da sua criação, é muito lindo tem todos aqueles sapatos que fizeram sucesso nos pés das artistas de Hollywood como a própia Marilyn Monroe, Greta Garbo, Andrey Hepburn, Sofia Loren criados especialmente para elas e modelos que fizeram sucesso nos tempos de crise onde ele teve de criar outras soluções mais econômicas para sobreviver e terminou ficando conhecido como o primeiro a usar outros tipos de materiais para confecção dos sapatos como materiais sintéticos, madeira, ráfia, feltro e etc.
O melhor da exposição è uma sala enorme com todos os vestidos que a MARILYN usou nos filmes e alguns usados nas fotos famosas em perfeita condições, tem até aquele que ela usou na ocasião do aniversário do presidente dos Estados Unidos John Kennedy, cantando "Happy Birthday Mr. President" e ainda são mostrados alguns trechos dos filmes dela e da sua vida privada, muito bacana.





Obikà- no claustro do Palazzo
Obikà- no interno
               










Depois de conhecer esse Museu e ver essa exposição tão bacana, ande pela VIA TORNABUONI, olhando as vitrines e vá ao RESTAURANTE OBIKÀ, Via Tornabuoni 16 um restaurante especializado na MOZZAARELLA DI BUFALA, tudo gira entorno dela, todos os pratos, a mozzarella é feita à mão, fresquíssima de altíssima qualidade que vem acompanhada com saladas, com prosciutto crudo de Norcia, pratos quentes, pastas e a sobremesa é ótima tem uma tal de ricota com mel de laranja que é uma coisa e aos domingos servem brunch, a carta de vinho oferecem vinhos de toda a Italia e ainda só a taça. Aproveite e tenha um dia maravilhoso.



Obikà


Obikà
          
                  




Obikà
Obikà






               

Obikà
Obikà



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Firenze- Badia Fiorentina, mil anos de história fiorentina


La Badia Fiorentina
A BADIA FIORENTINA fica na Via dei Proconsolo, enfrente ao Museu Bargello, na cidade de FIRENZE, é uma das igrejas mais antigas de Firenze.
Quem vê a arquitetura da BADIA FIORENTINA hoje não sabe a importância que esse complexo teve na vida religiosa e civil fiorentina, com as modificações feitas na Idade Média e na Idade Moderna nessa parte de Firenze, se descarectarizou totalmente. A Badia era situada na extrema periferia da cidade onde passava o muro mais antigo da cidade,( o percurso do muro era vindo do  rio Arno começava na Via dei Castellani atrás da Galeria degli Uffizi, depois Via dei Leoni, e Via del Proconsolo onde é a Badia até o Duomo) citado por DANTE ("cerchia antica"). O muro foi feito emcima de um outro construído no tempo dos romanos.


La Badia Fiorentina
Entrada

                                 

A torre (Campanile)
                
Hoje se não fossse a sua  elegante e delicada torre (Campanile) de 1300  em forma de agulha com quatro ordens de janelas bifora que já faz parte da Paisagem fiorentina junto com as outras torres, A BADIA  passaria despercebida.
O MOSTEIRO BENEDITINO, como também a Igreja dedicada à Virgem Maria foi fundada em 978 por iniciativa de Willa da Toscana a condessa viúva de Uberto di Toscana que juntos foram chamados de "BADIA FIORENTINA".
Como eu disse todo o complexo sofreu transformações ao longo dos anos mas a transformação maior foi nos anos de 1600, com a chegada de um frade senese Serafino Casolani que em 1624 ordenou uma reforma completa mudando por completo o aspecto da igreja que mantinha ainda de 1300, só poupando "Graças à Deus" o Campanário (Campanile) e o Claustro (Chiostro),tudo isso contra à vontade de muita gente principalmente das famílias representadas alí, as tumbas foram arrancadas e  todo o pavimento que era ricamente decorado foi todo destruído só resta alguns pedaços no Claustro onde também foram colocados as tumbas no  (CHIOSTRO DEGLI ARANCI), em 1631 foi feito o teto em estilo barroco todo de madeira trabalhado no lugar do gótico capriate.

Claustro
Chiostro degli Aranci

              
Chiostro degli Aranci
                  
Dentro da Igreja podemos ver pouquíssimas partes afrescadas, pedaços pequenos e com muito esforço podemos imaginar como era a Igreja gótica  toda afrescada de cores vivas, tem  trabalhos de MINO DA FIESOLE que em 1469 se encarregou da tumba do Marquês Ugo di Toscana filho da Willa da Toscana que mandava em Firenze na época da fundação do Mosteiro, ele morreu em 1001 e se enterrou na Igreja, a outra tumba também feita por MINO DA FIESOLE é de Bernardo Giugni, mas o trabalho mais interessante que vale à pena a visita é a pintura de FILIPPINO LIPPI de 1485 que se chama: L'APPARIZIONE DELLA VERGINE A SAN BERNARDO que fica logo na entrada da Igreja à sua esquerda, repare nos detalhes da pintura, especialmente o da paisagem.

L'Apparizione della Vergine a San Bernardo- Flippino Lippi
Agora vá em direção ao Claustro (CHIOSTRO DEGLI ARANCI) feito por ROSSELLINO em 1435  no lado direito do altar principal passe por uma porta e suba uma escada, o Claustro tem dois pisos mas só o de cima pode ser visitado não estão em boas condições como os outros de Firenze mas os afrescos de 1400 sobre a vida de SÃO BENEDITO vale à pena ser visto.
Bifora Romanica no Claustro
São Benedito invia um monge para salvar o outro.
           
          







São Benedito com outros frades no refeitório
São Benedito resçuscita um monge
                                      






     

Saindo da Badia Fiorentina vire à esquerda pela Via de Proconsolo na terceira rua à direita na Borgo degli Albizi,17 entre e vá ao Restaurante NATALINO enfrente ao Arco "Volta di S. Piero", um dos melhores de Firenze e não é caro.



Ristorante Natalino
Pasta alla Norma
                


                












Fiochini di pere e pecorino al gorgonzola
Pappardelle al cinghiale
              














Tagliata di petto d'anatra con flan di funghi
Tiramisu