sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Firenze- Badia Fiorentina, mil anos de história fiorentina


La Badia Fiorentina
A BADIA FIORENTINA fica na Via dei Proconsolo, enfrente ao Museu Bargello, na cidade de FIRENZE, é uma das igrejas mais antigas de Firenze.
Quem vê a arquitetura da BADIA FIORENTINA hoje não sabe a importância que esse complexo teve na vida religiosa e civil fiorentina, com as modificações feitas na Idade Média e na Idade Moderna nessa parte de Firenze, se descarectarizou totalmente. A Badia era situada na extrema periferia da cidade onde passava o muro mais antigo da cidade,( o percurso do muro era vindo do  rio Arno começava na Via dei Castellani atrás da Galeria degli Uffizi, depois Via dei Leoni, e Via del Proconsolo onde é a Badia até o Duomo) citado por DANTE ("cerchia antica"). O muro foi feito emcima de um outro construído no tempo dos romanos.


La Badia Fiorentina
Entrada

                                 

A torre (Campanile)
                
Hoje se não fossse a sua  elegante e delicada torre (Campanile) de 1300  em forma de agulha com quatro ordens de janelas bifora que já faz parte da Paisagem fiorentina junto com as outras torres, A BADIA  passaria despercebida.
O MOSTEIRO BENEDITINO, como também a Igreja dedicada à Virgem Maria foi fundada em 978 por iniciativa de Willa da Toscana a condessa viúva de Uberto di Toscana que juntos foram chamados de "BADIA FIORENTINA".
Como eu disse todo o complexo sofreu transformações ao longo dos anos mas a transformação maior foi nos anos de 1600, com a chegada de um frade senese Serafino Casolani que em 1624 ordenou uma reforma completa mudando por completo o aspecto da igreja que mantinha ainda de 1300, só poupando "Graças à Deus" o Campanário (Campanile) e o Claustro (Chiostro),tudo isso contra à vontade de muita gente principalmente das famílias representadas alí, as tumbas foram arrancadas e  todo o pavimento que era ricamente decorado foi todo destruído só resta alguns pedaços no Claustro onde também foram colocados as tumbas no  (CHIOSTRO DEGLI ARANCI), em 1631 foi feito o teto em estilo barroco todo de madeira trabalhado no lugar do gótico capriate.

Claustro
Chiostro degli Aranci

              
Chiostro degli Aranci
                  
Dentro da Igreja podemos ver pouquíssimas partes afrescadas, pedaços pequenos e com muito esforço podemos imaginar como era a Igreja gótica  toda afrescada de cores vivas, tem  trabalhos de MINO DA FIESOLE que em 1469 se encarregou da tumba do Marquês Ugo di Toscana filho da Willa da Toscana que mandava em Firenze na época da fundação do Mosteiro, ele morreu em 1001 e se enterrou na Igreja, a outra tumba também feita por MINO DA FIESOLE é de Bernardo Giugni, mas o trabalho mais interessante que vale à pena a visita é a pintura de FILIPPINO LIPPI de 1485 que se chama: L'APPARIZIONE DELLA VERGINE A SAN BERNARDO que fica logo na entrada da Igreja à sua esquerda, repare nos detalhes da pintura, especialmente o da paisagem.

L'Apparizione della Vergine a San Bernardo- Flippino Lippi
Agora vá em direção ao Claustro (CHIOSTRO DEGLI ARANCI) feito por ROSSELLINO em 1435  no lado direito do altar principal passe por uma porta e suba uma escada, o Claustro tem dois pisos mas só o de cima pode ser visitado não estão em boas condições como os outros de Firenze mas os afrescos de 1400 sobre a vida de SÃO BENEDITO vale à pena ser visto.
Bifora Romanica no Claustro
São Benedito invia um monge para salvar o outro.
           
          







São Benedito com outros frades no refeitório
São Benedito resçuscita um monge
                                      






     

Saindo da Badia Fiorentina vire à esquerda pela Via de Proconsolo na terceira rua à direita na Borgo degli Albizi,17 entre e vá ao Restaurante NATALINO enfrente ao Arco "Volta di S. Piero", um dos melhores de Firenze e não é caro.



Ristorante Natalino
Pasta alla Norma
                


                












Fiochini di pere e pecorino al gorgonzola
Pappardelle al cinghiale
              














Tagliata di petto d'anatra con flan di funghi
Tiramisu
                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário