sábado, 15 de setembro de 2012

Firenze: Do outro lado do Arno




Santo Spirito
Quando visitamos a cidade de FIRENZE é sempre a parte mais turística, no centro histórico é claro, porque é onde estão concentradas as grandes obras de artes, e até porque nunca se tem muito tempo para ir mais além como o outro lado do ARNO (o rio que corta a cidade), que é uma pena porque do outro lado do ARNO tem coisas tão importante para se visitar como o do centro, por exemplo a chiesa di SANTO SPIRITO, alí foi o primeiro núcleo dos frades de Santo Agostinho em 1250,  fundaram um mosteiro e iniciaram a construção de uma nova igreja dedicada a Santa Maria e Santo Spirito, quando chegaram a Firenze  escolheram esse lado do Arno, que era um dos acessos mais importantes  da cidade.


No caminho para S. Spirito
Santo Spirito


                  











Depois é claro houve necessidade de uma igreja maior, já havia grandes casas de famílias ricas alí entorno que financiariam junto com os religiosos a nova igreja em troca de algumas capelas, era assim que funcionava na época, e em 1430 pediram a BRUNELLESCHI o novo projeto da igreja, só que quando foram começar a construção foi em 1444 e logo depois Brunelleschi morre, resultado outros arquitetos assumiram a construção e alteram um pouco seu projeto, como por exemplo, na fachada as capelas semicirculares sacavam para fora da igreja, eram para ser mais de quarenta capelas semicirculares visíveis também por fora da igreja.


Santo Spirito
Santo Spirito



      
Santo Spirito
        
Quem vê a igreja de fora não imagina o que é dentro, uma verdadeira jóia do Renascimento, BRUNELLESCHI  como tinha feito em SAN LORENZO, se inspirou nas Basílicas romanas paleocristã de cruz latina e três naves com colunas de pedras serenas, o altar maior embaixo da cúpola, no cruzamento da nave central com o transepto (nave transversal de uma igreja).
O resultado é muito harmonioso com proporções exatas, uma expressão máxima da arte renascentista.
A igreja é muito iluminada destacando bem a elegante arquitetura, um dos vitrais que iluminam é esse occhio di facciata  (rosácea) que é de PERUGINO  representa o Espírito Santo descendo sobre a Virgem Maria e os apóstolos, dizem que ilumina também o coração dos fiéis que entram naquela igreja.

Filippino Lippi

Outra jóia dentro da igreja é uma pintura de FILIPPINO LIPPI quase no fundo da igreja do lado direito, representa a MADONNA COL BAMBINO E SAN GIOVANNINO I SANTI MARTINO E CATARINA D'ALESSANDRIA.


Crucifixo de Michelangelo

Quando a igreja foi terminada, foi construída a SACRESTIA com desenho de GIULIANO DA SANGALLO que dizem  se inspirou no Batistério de Firenze e na Sacrestia Velha de San Lorenzo de BRUNELLESCHI, agora serve de abrigo para outra jóia do Renascimento o CROCIFISSO LIGNEO de MICHELANGELO, pronto: fechou com chave de ouro a visita a essa igreja que ninguém dá nada por fora.
Atenção essa igreja é um pouco complicada para entrar nela, tem um horário todo especial, precisa ter muita paciência, para ver esse crucifixo de MICHELANGELO por exemplo é preciso muita sorte mas vale a pena, nunca vi uma coisa tão diferente, parece de carne e osso não é à toa que VASARI falou:
"....quella carnosità e morbidezza".
Dizem que MICHELANGELO esculpiu o Crocifixo entre a primavera de 1493 ao outono de 1494 com a idade de dezoito anos, em agradecimento ao priore di Santo Spirito Niccolò Bichiellini do hospital junto que deixava livre acesso a MICHELANGELO para estudar anatomia.


Piazza Santo Spirito


Piazza Santo Spirito


               
                    







Depois de ver esse Crucifixo na Sacrestia, siga para a pracinha PIAZZA SANTO SPIRITO, muito agradável, nos fins de semana sempre tem uma feirinha com tudo, aproveite e olhe na esquina da praça tem o um Palazzo que se chama PALAZZO GUADAGNI que foi o primeiro a construir um terraço no último andar onde davam festas que se chama LOGGIA, olhe para cima no último andar e veja a loggia, hoje o Palazzo que é um desenho de SIMONE DEL POLLAIOLO de 1505 é um hotel todo afrescado, muito elegante.


Palazzo Guadagni
Em frente a igreja tem várias trattorias onde se come muito bem, à noite é muito animado bom para quem quer fugir um pouco dos lugares muito turísticos.



Piazza S. Spirito
Piazza Santo Spirito
                        

sábado, 1 de setembro de 2012

Bolgheri- no caminho entre Livorno e Piombino.


Viale dei Cipressi

Uma viagem entre LIVORNO e PIOMBINO de onde sai o traghetto (Balsa) para a Isola del'Elba, tem muita coisa para ver no caminho, com uma hora de viagem partindo de LIVORNO você já começa a percorrer uma estradinha toda de cipressi muito romântica em direção à BOLGHERI a nossa primeira parada, são quase cinco quilômetros de cipressi antiquíssimos de um lado e do outro que liga L' ORATORIO DI SAN GUIDO na VIA AURELIA ao centro de BOLGHERI.
Essa zona foi onde viveu por muitos anos o escritor e poeta GIOSUÈ CARDUCCI, inclusive tem uma poesia dele chamada: "DAVANTI SAN GUIDO".


Bolgheri
Brasão na entrada da cidade


Chiesa romanica
                             
Passando em frente ao CENTRO SPIRITUALE DI SAN GUIDO  logo adiante encontramos o CENTRO DE BOLGHERI, para entrar no centro histórico como sempre devemos estacionar o carro fora,  mas logo à sua direita na porta da cidade tem um estacionamento; na entrada da cidade  passamos por essa porta do castello medieval do século XII de propriedade da família Gherardesca como tudo ali, encima da porta tem um brasão da família.

Acqua de Bolgheri
Casa de Carducci



              

                


           
Outra atração da cidade é a CHIESA DEI SANTI GIACOMO E CRISTOFORO de arquitetura românica e a casa onde viveu CARDUCCI enfrente a ela na pracinha uma estátua de uma simpática velhinha sentada em um banco é a avó dele a nonna Lucia, o centro é muito lindo com todas aquelas casinhas de artezanatos e o melhor que você não pode perder é a ENOTECA TOGNONI para esperimentar um prato de cinghiale (javalí) ou de carne de maiale (porco) acompanhado de um dos quarenta tipos de vinhos que você pode tomar uma taça entre eles o excepcional BOLGHERI SASSICAIA DOC, famoso em todo o mundo.



Restaurantes
Restaurante










Crostini
Carne de porco





 
           


                              
                         
                                       


Pasta con carni di cinghiale
Restaurantes
                          
                 

                                 







As opções de restaurantes são muitas onde você pode comer muito bem como por exemplo:
 LA TAVERNA DEL PITTORE no Largo Nonna Lucia 4, ou mais adiante no último restaurante depois do Largo Nonna Lucia. Como entrada peça um prato de crostine de vários tipos, depois uma pasta que são caseiras com carne de cinghiale (javalí) ou carne de maiale (porco) da raça cinta senese com verduras ou piccione in casseruola con funghi porcini ou il campanello di manzo (boi) cozinhado lento ao vinho tinto bolgherese, como você tá vendo tudo é muito gostoso e caprichado.

Ruínas etruscas no caminho
Ruínas etruscas
Caminho para Populonia
    


Caminho para Populonia
Castello di Populonia
Torre di Populonia
      

                               

Hotel em Populonia
A vista
             












Populonia
Torre di Populonia


                                            
              







Populonia

Agora o destino é POPULONIA, já no caminho na praia do Golfo di Baratti um pouco antes de POPULONIA pode-se ver algumas tumbas etruscas na beira da praia e chegando em Populonia de novo vai ter de estacionar o carro fora do centro, depois siga para o centro que dessa vez é bem pequeno com três ruas e pertence a uma única família. A localização é maravilhosa tanto que a atração maior da cidade é essa torre medieval  TORRE DI POPULONIA onde se pode subir e de onde se  ver todo o centro de cima e  a costa meridionale nem precisa dizer que a vista é maravilhosa.
Existe um pequeno MUSEO ETRUSCO privado expõe objetos encontrados naquela área dos etruscos. Junto do estacionamento fica a L'ACROPOLI ETRUSCA da antiga Populonia com visita guiada a cada meia hora, são templos etruscos do II século a. C.

Homem procurando cogumelo
Cesta com cogumelos





                    
Agora siga para PIOMBINO para pegar il traghetto (a balsa) para ir a ISOLA DEL'ELBA, chegando em PIOMBINO já na estrada para o Porto tem vários lugares que vendem o bilhete da balsa, compre e siga para o porto para pegar a balsa e com mais ou menos uma hora você está na ilha.