Firenze |
Que tal um roteiro sobre os afrescos da Última Ceia em Firenze? Um tema que há fascinado artistas de todas as épocas, você pode confrontar diversas interpretações de artistas de uma mesma época, Renascimento por exemplo, através de afrescos muito bem conservados. Artistas como :
Andrea del Castagno, Andrea del Sarto, Perugino e Ghirlandaio.
Esses afrescos eram feitos na sala de refeições dos conventos (refeitórios) onde eram pintados. No lavabo, os frades lavavam as mãos, purificando-se também simbolicamente a alma para comer em memória da Última Ceia na qual Cristo instituiu a Eucaristia, com o pão e o vinho.
Esses afrescos oferecem momentos de contemplação e meditação tanto no significado religioso como na grande arte dos pintores.Quatro desses afrescos estão próximos, você pode ir andando.
Il Cenacolo di Ghirlandaio |
Museo di San Marco |
Comece por 1º-CENACOLO DI SAN MARCO, que fica dentro do museu de San Marco, na Piazza San Marco 1, a entrada é ao lado da igreja, esse afresco fica no refettoro piccolo, hoje é uma lojinha do museu, esse é de GHIRLANDAIO 1482, belíssimo, cheio de símbolos: os pavões simbolizam a Resurreição,os patos representam os céus, as laranjas são as frutas do paraíso, o gato representam o mal.
Il Cenacolo di Andrea del Castagno |
Daí siga para ver o outro que fica na Via XXVII Aprile 1 , quando sair do museu, na praça san Marco, siga a direita na Via XXVII Aprile sentido Piazza della Indipendenza é próximo, 2º- CENACOLO DI SANTA APOLLONIA de ANDREA DEL CASTAGNO,1447 é o primeiro cenacolo renascentista em Firenze.
A principal inovação é o uso da perspectiva , outro aspecto da pintura dele é a iluminação com cores fortes e ao mesmo tempo tridimensional, típico de pintores de Quatrocento.O contraste das cores, o claro e o escuro dá um efeito intenso traz dramaticidade a cena.Siga agora para Via Faenza para ver 3º- CENACOLO DEL PERUGINO AL FULIGNO1485-1490, essa rua já é perto da estação Santa Maria Novella, siga pela Via Nazionale vire à direita na Via Faenza 42, o cenacolo é belíssimo fica numa parede do refeitório do ex convento de Sant'Onofrio, chamado de Fuligno, na sua descoberta em 1845 pensavam que fosse de Raffaello, seguindo o exemplo das precendentes representações do mesmo tema como aquele de Ghirlandaio e de Andrea del Castagno, o pintor da Umbria, PERUGINO inseriu uma apresentação de um outro episódio,no mesmo ambiente da cena, o tecido trabalhado no fundo,mostra que ele é ligado as tradições e ao gosto da Umbria, as inscrições com o nome dos apóstolos, teria sido muito provavelmente a pedido de quem pagou , a beata Angelina di Foligno.
Chiesa Ognissanti |
Il Cenacolo di Andrea del Sarto |
se chama RISTORANTE NATALINO fica no caminho para ir a Santa Croce, o endereço é Borgo degli Albizi 17/r é fechado na segunda e sempre aberto para almoço e jantar, a comida é fiorentina e a bisteca fiorentina é ótima.
Ristorante Natalino |
Sformatino di zucchine con pinoli e parmigiano |
Panacota con fragola |
Entrecote |
Melanzane alla parmigiana |
Tiramisu |