terça-feira, 31 de maio de 2011

Firenze - I Cenacoli del territorio di Firenze (Representações da Última Ceia)

Firenze
Hoje minha dica continua sendo na Toscana, região mais rica em artes da Italia e na cidade de FIRENZE, uma das mais belas cidades de artes do mundo, capital da Toscana, berço do Renascimento, onde produziu gênios como Dante, Michelangelo, Galileo, Machiavelli, e Leonardo da Vinci.
Que tal um roteiro sobre os afrescos da Última Ceia em Firenze? Um tema que há fascinado artistas de todas as épocas, você pode confrontar diversas interpretações de artistas de uma mesma época, Renascimento por exemplo, através de afrescos muito bem conservados. Artistas como :
Andrea del Castagno, Andrea del Sarto, Perugino e Ghirlandaio.
Esses afrescos eram feitos na sala de refeições dos conventos (refeitórios) onde eram pintados. No lavabo, os frades lavavam as mãos, purificando-se também simbolicamente a alma para comer em memória da Última Ceia na qual Cristo instituiu a Eucaristia, com o pão e o vinho.
Esses afrescos oferecem momentos de contemplação e meditação tanto no significado religioso como na grande arte dos pintores.Quatro desses afrescos estão próximos, você pode ir andando.


Il Cenacolo di Ghirlandaio
Museo di San Marco


                   








Comece por 1º-CENACOLO DI SAN MARCO, que fica dentro do museu de San Marco, na Piazza San Marco 1, a entrada é ao lado da igreja, esse afresco fica no refettoro piccolo, hoje é uma lojinha do museu, esse é de GHIRLANDAIO 1482, belíssimo, cheio de símbolos: os pavões simbolizam a Resurreição,os patos representam os céus, as laranjas são as frutas do paraíso, o gato representam o mal.

Il Cenacolo di Andrea del Castagno
Daí siga para ver o outro que fica na Via XXVII  Aprile 1 , quando sair do museu, na praça san Marco, siga a direita na Via XXVII  Aprile sentido Piazza della Indipendenza é próximo, 2º- CENACOLO DI SANTA APOLLONIA de ANDREA DEL CASTAGNO,1447 é o primeiro cenacolo renascentista em Firenze.
A principal inovação é o uso da perspectiva , outro aspecto da pintura dele é a iluminação com cores fortes e ao mesmo tempo tridimensional, típico de pintores de Quatrocento.O contraste das cores, o claro e o escuro dá um efeito intenso traz dramaticidade a cena.

Siga agora para Via Faenza para ver 3º- CENACOLO DEL PERUGINO AL FULIGNO1485-1490, essa rua já é perto da estação Santa Maria Novella, siga pela Via Nazionale vire à direita na Via Faenza 42, o cenacolo é belíssimo fica numa parede do refeitório do ex convento de Sant'Onofrio, chamado de Fuligno, na sua descoberta em 1845 pensavam que fosse de Raffaello, seguindo o exemplo das precendentes representações do mesmo tema como aquele de Ghirlandaio e de Andrea del Castagno, o pintor da Umbria, PERUGINO inseriu uma apresentação de um outro episódio,no mesmo ambiente da cena, o tecido trabalhado no fundo,mostra que ele é ligado as tradições e ao gosto da Umbria, as inscrições com o nome dos apóstolos, teria sido muito provavelmente a pedido de quem pagou , a beata Angelina di Foligno.


Chiesa Ognissanti
Siga agora para ver o outro GHIRLANDAIO, em 4º-CENACOLO DI OGNISSANTI, tem  uma igreja em estilo barroco que você vai entrar e ir para perto do claustro ao lado da igreja no refettorio grande do convento de Ognissanti onde está o afresco de GHIRLANDAIO 1482.O endereço: Borgo Ognissanti 42, Piazza Ognissanti.


Il Cenacolo di Andrea del Sarto
Agora vá ao encontro do último cenacolo de SAN SALVI convento, 5º-CENACOLO DI ANDREA DEL SARTO A SAN SALVI ,1526-1527 fica na Via di San Salvi 16 na Piazza di San Salvi, voce já não pode ir andando é um pouco distante,mas vale a pena ver, ANDREA DEL SARTO, retratou as reações dos apostolos ao anúncio de Jesus ao dizer que um deles teria traído.Todos os apóstolos são pintados com expressões e gestos diferentes. No fundo em alto tem um casal apoiado num balcão como se assistisse a cena, dizem que é o pintor e a sua mulher. Agora chegou a hora de pensar na comida se já almoçou, jante, mas não deixe de ir para esse restaurante,
se chama  RISTORANTE NATALINO fica no caminho para ir a Santa Croce, o endereço é Borgo degli Albizi 17/r é fechado na segunda e sempre aberto para almoço e jantar, a comida é fiorentina e a bisteca fiorentina é ótima.

Ristorante Natalino

Sformatino di zucchine con pinoli e parmigiano


Panacota con fragola

Entrecote
                                   

Melanzane alla parmigiana

Tiramisu


 


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nos arredores de Firenze: Fattoria di Maiano e Trattoria Le Cave di Maiano



Trattoria Le Cave di Maiano

Trattoria Le Cave di Maiano

 
Cave di Maiano

 A dica de hoje continua sendo muito perto de FIRENZE, a 5 km do centro histórico de FIRENZE, andando em direção a SETTIGNANO, fica numa colina entre FIESOLE e SETTIGNANO.
A FATTORIA DI MAIANO com origem em 1400, é uma fazenda agrícola destinada a maior parte à plantação de oliva, que vem colhida à mão entre novembro e dezembro. Ali mesmo é fabricado um azeite olio extra vergine excelente.
A Fattoria também oferece hospedagem com apartamentos dentro dela e alguns faziam parte de um monastero di clausura; Você pode se hospedar aqui e ficar indo a FIRENZE ou qualquer outro lugar da Toscana. Como hóspede, pode fazer curso de cozinha, curso de arte e restauro, e fazer uma visita guiada a fabricação do azeite e a VILLA DI MAIANO, um palácio antigo que pertencia ao dono da Fattoria, todo mobiliado como se estivesse alguém morando, mas na verdade só é usado para eventos elegantes.
Essa casa já foi cena de vários filmes Un te con Mussolini di Franco Zeffirelli e Camera com vista de James Ivory.
Logo na entrada da Fattoria, tem um cláustro de 1400. muito bonito com um afresco na entrada da Madonna della Misericordia di Spinello Aretino. Existe também um restaurante chamado Ristourante La Terrazza muito bom, é aberto para almoço e jantar com pratos da cozinha Toscana e uma boa enoteca.
Siga agora para ver a CAVE DI MAIANO. Vá subindo mais a sua esquerda, é um monte de Pietra Serena a tal pedra cinza famosa muito usada no renascimento por famosos como Brunelleschi, Michelangelo, eram usadas como uma moldura cinza nos arcos, nas colunas, em volta das portas. Agora está na moda de novo, voltou a ser usada. Você pode ver em toda a cidade de FIRENZE e era dessa CAVE DI MAIANO que eram tiradas a Pietra Serena usada por exemplo na Piazza Annunziata em FIRENZE belíssima com todos aqueles arcos do arquiteto Brunelleschi. Eles tiravam dessa Cave perto de FIRENZE.
Volte como se fosse para FATTORIA DI MAIANO, a sua direita também você vai encontrar um restaurante ótimo que se chama TRATTORIA LE CAVE DI MAIANO, é um ótimo lugar agradabilíssimo e se come muito bem. O endereço é V|ia Cave Di Maiano 16, Fiesole - Firenze.
Aqui estão alguns pratos:


Straccettini di manzo alla fiorentina con i carciofi

Torta della nonna


Risottino ai porri e tartufo


Insalata di farro




terça-feira, 24 de maio de 2011

Nos arredores de Firenze: Siena e Monteriggioni


Monteriggioni


Monteriggioni
  


Continuando a postagem anterior , ainda em SIENA , no MUSEU DELL' OPERA DEL DUOMO:
1-esculturas de Andrea, Nicola e Giovanni Pisano -Idade Média, antes de Donatello, 50 anos antes eles começam a fazer esculturas mais humanas, mais naturais, as faces são diversas com feições diferentes, as 14 esculturas que estavam fora da catedral (Duomo) são os apóstolos e 20 esculturas de profetas e filosófos.
2-um vitral belíssimo. Um trabalho desenvolvido na França, na Idade Média, chega na Itália por Siena. Esse vitral com método francês conta a história da Madonna, este é um vitral verdadeiro, dentro do Duomo atrás do altar principal é cópia.
3- uma escultura de Donatello, uma Madonna com um bambino estava na porta lateral do Duomo, agora aqui no Museu. Nela é usada uma técnica nova muito importante que se chama schiaccato permite de longe uma sensação de profundidade (perspectiva), um efeito ótico.
4-Uma sala inteira dedicada a "Alla Maestà di Duccio di Buoninsegna", uma das melhores obras da escola sienese 1308-1311.
  Duccio contemporâneo de Cimabue entre 1200 e início de 1300. A Madonna com o bambino no altar e os apóstolos. É feita por Duccio com uma técnica nova, o rosto dela e do bambino estão mais naturais e sua veste apresenta uma cor diferente.
Vamos agora a MONTERIGGIONI, uma cidade totalmente murada, muito romântica, citada na poesia de DANTE ALEGHIERI, no inferno. Construída em 1203 sobre uma colina, tem uma igrejinha em estilo românico, lojas de vinhos como "DEL CASTELLO DI MONTERIGGIONI "e um ótimo restarurante chamado
IL POZZO - Piazza Roma 2. Alguns pratos maravilhosos:



IL Pozzo


Agnelo alla griglia



Piccione ripieno


Pappardelle al cinghiale


Tortelli al cartoccio e tartufo

Il Pozzo

Maiale senese al vino santo e finocchieto



Nos arredores de Firenze: Siena e Monteriggioni



Piazza del Campo - Siena


Piazza del Campo - Siena
Como SIENA é muito rica em artes, dividiremos em duas partes a postagem, mas é um passeio que se pode fazer em um dia e voltar a FIRENZE,são só 45 minutos de carro de uma cidade para outra.
SIENA é belíssima é uma cidade em estilo medieval, muito bem preservada, passe a manhã lá e siga para almoçar em MONTERIGGIONI.
Não se esqueça que não se pode entrar de carro em SIENA, mas você pode deixar em algum estacionamento fora do muro da cidade, porque são muitos, indo cedo e não sendo fim de semana você não terá problema.Qualquer porta que você entrar dependendo do estacionamento, siga procurando as placas com o nome da PIAZZA DEL CAMPO e siga para ela.
A praça é dividida em 9 partes que simboliza o conselho dos nove responsáveis pelo governo da cidade na idade média. A famosa praça , em forma de leque é palco dos jogos "Palio" no mês de Julho e Agosto, é uma festa linda e movimenta toda a cidade.
Os edifícios de 1260-1348 em volta da praça alguns são em estilo medievais, outros já sofreram modificações.
No meio da praça tem uma fonte retangular que se chama FONTE GAIA com esculturas em mármore de Jacopo della Quercia 1409-1419, são cópias, as originais estão no museu do PALAZZO PUBLICO, no outro lado da praça em estilo gótico 1342, vale a pena entrar:
1- na sala do "consiglio":
"La Maesta" de Simone Martini 1315, um dos melhores pintores de SIENA.
"Guidoriccio da Fogliano"1330 Simone Martini.
2- na capela adjacente: são afrescos
"La vita della Vergine" 1407 Taddeo di Bartolo
3-na sala da paz, tem a célebre pintura:
"Buon Governo e del Mal Governo" 1338 de Ambrogio Lorenzetti ( é muito interessante)
Depois de olhar essas maravilhas que tal dá uma subidinha na TORRE DEL MANGIA ?
A vista merece a subida, você pode tirar uma foto de toda a cidade.
Depois siga em direção ao DUOMO 1136-1382, que é esplendido, todo em mármore branco e negro,
branco de Carrara e negro de Prato.
A catedral é em estilo românico e gótico é muito rica em arte, seu piso tem 56 painés com técnica de grafite e mármore de cores diversas feito também em betume, vinheram artistas de fora par fazer a igreja, os painés contam histórias do Novo Testamento e da filosofia.
Compre a entrada,antes de entrar, ao lado da igreja e aproveite compre do museu ao lado, onde estão as obras de arte do DUOMO.
Dentro do DUOMO:
1-Um altar com uma pintura de Michelangelo,da Madonna dando leite ao bambino e São Pedro e São Paulo, duas esculturas uma de cada lado.
2-outro altar com igual importância com uma escultura de Donatello, São João Batista visto de frente.
3-O púlpito é de Nicola Pisano 1265-1268 na parte de baixo são leões sustentando as colunas representam a força da igreja católica, estilo bizantino, depois em estilo gótico, a parte emcima das colunas e na parte de cima em estilo romano em mármore, conta a história de Jesus.
4-Uma outra capela com uma Madonna Rica de Guido da Siena projetada por Bernini de lápislazuli e mármore dourado e duas esculturas de Maria Madalena e São Gerolamo.
No próximo post falarei sobre o MUSEU DELL'OPERA DEL DUOMO e o almoço em MONTERIGGIONI.


Pavimento do Duomo - Siena
Púlpito do Duomo - Siena

Duomo - Siena


Duomo - Siena






sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nos Arredores de Firenze: Fattoria Vigna Maggio


Macelleria Falorni
 Continuando próximo a FIRENZE, que para quem quer conhecer a Toscana é um lugar ótimo para ficar.
A dica de hoje fica numa das regiões mais belas da Toscana, GREVE IN CHIANTI, sentido SIENA.
Você vai pela estrada de CHIANTI (sentido SIENA) até GREVE IN CHIANTI, que é uma cidade bem pequena. Chegando lá, siga direto para a praça principal, lá você encontra uma salumeria que se chama "ANTICA MACELLERIA FALORNI", desde 1700, para quem aprecia presunto, salame, linguiça, queijo, vai gostar muito. Esta casa é especialista em produtos derivados de uma raça de porco que se chama "Cinta Senese", que é um porco escuro com uma cinta rosa  na dianteira. Este porco existe desde a Idade Média na região de CHIANTI e SIENA. Eles tem salame desta raça de porco, de carne de javali que são criados soltos na toscana, tudo curtido (stagionatto). O presunto feito da coxa do porco é salgado segundo uma antiga tradição do campo, combinando bem com o pão sem sal de Firenze.
Depois de GREVE IN CHIANTI, siga à esquerda em direção a LA MOLE procurando uma placa com o nome de FATTORIA VIGNA MAGGIO, vá atrás do vinho agora.
Vigna Maggio
É uma villa, uma casa bela com um jardim lindo, no meio de campos de oliva e vinhedos, a villa é do séc. XIV e aspecto atual de 1500, da família Gherardi, que compraram dos Gherrardini, que dizem era a família da Mona Lisa," LA GIOCONDA" DI LEONARDO DA VINCI. Tanto que o panorama é o mesmo do quadro, ou seja, a paisagem que se encontra no quadro de Da Vinci, é a mesma vista da janela dessa villa.
Quem estiver em Firenze, este é um belo de um passeio, passar em GREVE, comprar uns salames, eu recomendo um com sementes de finocchio selvatico que é maravilhoso! Depois passar em Vigna Maggio, comprar um vinho da fattoria, apreciar a paisagem, a mesma que Leonardo pintou e voltar.
Se quiser se hospedar em Vigna Maggio, existem apartamentos em casas anexas com piscina, com cura estetica, massagens, etc.

Restaurante Da Padellina

Na volta para Firenze, almoce num restaurante na estrada de CHIANTI (strada in Chianti) no Corso del Popolo, 54. O restaurante é simples, mas a comida é ótima, típica toscana e o mais interessante é que o proprietário recita a POESIA DE DANTE ALIGHIERI, " A DIVINA COMÉDIA".
Peça crostine (uma entrada típica de Firenze), são torradas com tomate, ou com funghi ou com fígado.
Outra entrada ótima é o antipasto misto di salumi toscano: são prosciutto, finochioni (salame) e lardo (toucinho).
Prato principal: fritata di carciofi, salsicha e fragioli all ucceletto, bracciola di maiale al ferri.
Primo piatto: penne sul gallo.


Frittata di Caciofi


Salsiccia e Fagioli All' uccelletto


sábado, 14 de maio de 2011

Nos Arredores de Firenze: Castello del Trebbio

Começaremos pelos arredores de FIRENZE, que é minha cidade preferida.
Um lugar muito interessante é o CASTELLO DEL TREBBIO, que é uma fattoria com um castelo da Idade Média.
Para ir de Firenze ao Castello del Trebbio, pega a via Arentina sentido Portassieve, entra em direção a "Molin del Piano" e segue para Santa Brígida, olhando as placas com o nome do castelo.
É um castelo medieval belo que pertenceu a família "Pazzi" já em 1148, tem até o brasão da família em cima da porta dentro do castelo. Para entrar no castelo, você vai até à administração que fica em frente, e acerta a visita com o guia, mas só é possível conhecer a cantina do castelo, pois o mesmo é uma propriedade privada.
A propósito essa família "Pazzi"é a mesma da capela "Pazzi" de Bruneleschi, na igreja Santa Croce em Firenze.

O castelo tem um panorama lindo, bem toscano com olivas e vinhedos em volta. Existem casas coloniais com apartamentos de diversos tamanhos para alugar, com piscina e muita tranquilidade.
Ao lado da administração tem uma trattoria, onde vende-se vinhos, azeite extra virgem e o que é melhor: uma linha de cosméticos feita de azeite toscano, que tem um cheiro maravilhoso!
   Lá  você pode fazer cursos de cozinha, língua italiana, cultura italiana, cerâmica e pintura, não é maravilhoso?
Além disso, fica muito perto de FIRENZE e se você está com carro, pode fazer esse passeio até o castelo, comprar um vinho, um creme com cheiro de azeite maravilhoso, feito na fattoria, almoçar e voltar.
A linha cosmética chama-se "Idea Toscana". Se você quiser se hospedar alí também é ótimo, para quem gosta de tranquilidade e quer sentir o clima do campo toscano numa propriedade histórica e enogastronômica.
Por fim, encontrei um restaurante simples mas muito bom, ali perto que se chama "Le 4 strade ", vale a parada.


Tagliatelle al  café com tartufo e funghi

Spaghetti chitarra al pesto, rucola e basilico