sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nos Arredores de Firenze: Fattoria Vigna Maggio


Macelleria Falorni
 Continuando próximo a FIRENZE, que para quem quer conhecer a Toscana é um lugar ótimo para ficar.
A dica de hoje fica numa das regiões mais belas da Toscana, GREVE IN CHIANTI, sentido SIENA.
Você vai pela estrada de CHIANTI (sentido SIENA) até GREVE IN CHIANTI, que é uma cidade bem pequena. Chegando lá, siga direto para a praça principal, lá você encontra uma salumeria que se chama "ANTICA MACELLERIA FALORNI", desde 1700, para quem aprecia presunto, salame, linguiça, queijo, vai gostar muito. Esta casa é especialista em produtos derivados de uma raça de porco que se chama "Cinta Senese", que é um porco escuro com uma cinta rosa  na dianteira. Este porco existe desde a Idade Média na região de CHIANTI e SIENA. Eles tem salame desta raça de porco, de carne de javali que são criados soltos na toscana, tudo curtido (stagionatto). O presunto feito da coxa do porco é salgado segundo uma antiga tradição do campo, combinando bem com o pão sem sal de Firenze.
Depois de GREVE IN CHIANTI, siga à esquerda em direção a LA MOLE procurando uma placa com o nome de FATTORIA VIGNA MAGGIO, vá atrás do vinho agora.
Vigna Maggio
É uma villa, uma casa bela com um jardim lindo, no meio de campos de oliva e vinhedos, a villa é do séc. XIV e aspecto atual de 1500, da família Gherardi, que compraram dos Gherrardini, que dizem era a família da Mona Lisa," LA GIOCONDA" DI LEONARDO DA VINCI. Tanto que o panorama é o mesmo do quadro, ou seja, a paisagem que se encontra no quadro de Da Vinci, é a mesma vista da janela dessa villa.
Quem estiver em Firenze, este é um belo de um passeio, passar em GREVE, comprar uns salames, eu recomendo um com sementes de finocchio selvatico que é maravilhoso! Depois passar em Vigna Maggio, comprar um vinho da fattoria, apreciar a paisagem, a mesma que Leonardo pintou e voltar.
Se quiser se hospedar em Vigna Maggio, existem apartamentos em casas anexas com piscina, com cura estetica, massagens, etc.

Restaurante Da Padellina

Na volta para Firenze, almoce num restaurante na estrada de CHIANTI (strada in Chianti) no Corso del Popolo, 54. O restaurante é simples, mas a comida é ótima, típica toscana e o mais interessante é que o proprietário recita a POESIA DE DANTE ALIGHIERI, " A DIVINA COMÉDIA".
Peça crostine (uma entrada típica de Firenze), são torradas com tomate, ou com funghi ou com fígado.
Outra entrada ótima é o antipasto misto di salumi toscano: são prosciutto, finochioni (salame) e lardo (toucinho).
Prato principal: fritata di carciofi, salsicha e fragioli all ucceletto, bracciola di maiale al ferri.
Primo piatto: penne sul gallo.


Frittata di Caciofi


Salsiccia e Fagioli All' uccelletto


3 comentários:

  1. Ivana,
    Parabéns pelo Blog. Com seu conhecimento da Arte e História da Itália, este instrumento será de grande valia, para aqueles que pretendam melhor conhecer o que há de magnífico na cultura italiana. Tens meu testemunho, do ímpeto que a torna cada dia mais conhecedora da beleza cultural européia, em especial a italiana. Abraços JOSEMIR

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS JOSEMIR

    ResponderExcluir