Galleria dell' Accademia |
David di Michelangelo |
Não adianta muito falar das outras salas com obras de Artes importantes também, porque o publico sò tem olhos para obra de MICHELANGELO, muitos entram olham DAVID de MICHELANGELO e saem, e com razão, porque realmente a escultura é muito imponente, e você se sente satisfeita em admirar sò ela.
No caminho que vai para o DAVID, existem esculturas também de MICHELANGELO que se chamam "Os Prisioneiros", IL PRIGIONI, que MICHELANGELO trabalhou em torno de 1530, são quatro enormes esculturas que junto com duas do Museu do Louvre tinham sido feitas para o maosoléu do Papa Giulio II , deixadas em FIRENZE foi doadas pelo neto de Michelangelo ao Granduca Cosimo I que colocou na entrada do jardim de Boboli e em 1909 passa para a ACCADEMIA.
Entre os dois prisioneiros da esquerda està S. MATTEO realizado entre 1505 e 1506 feito para o Duomo de Firenze num projeto que eram todos os doze apòstolos depois abandonados por séculos no depòsito da Catedral e foi em 1831 para a ACCADEMIA.
As esculturas são incompletas mas è muito interessante porque deixa a oportunidade do observador de completá-las imaginando, interpretando, elas são corpos contorcidos como se tivesse lutando para se livrar do seu pròprio corpo, dizem que OS PRISIONEIROS nasce para simbolizar o homem prisioneiro do pecado original liberado da doutrina cristã, mostra a luta eterna do homem para liberar-se do vìnculo do seu pròprio ser, inspirada na filosofia neoplatonica muito debatida na época em FIRENZE, nos cìrculos humanìstico.
A Pietà não é certa que é de MICHELANGELO.
Agora finalmente DAVID, feito de um bloco de mármore já usado e desprezado, por outro artista, MICHELANGELO realizou entre 1502 e 1504. O personagem de DAVID é uma das figuras bìblicas mais usadas na época do RENASCIMENTO FIORENTINO, porque representa a astúcia, a inteligência que vence a força bruta, foi escolhido como emblema da cidade ja na época dos MEDICI e depois colocado em frente ao Palazzo Vecchio o qual vigia a liberdade civil e polìtica de Firenze que era estada conquistada por pouco tempo o restabelecimento da Republica, se compreende que a escultura é acabada, o significado deve ser um , não deve deixar livre de interpretação pelos observadores. DAVID também é representado sem a cabeça de Golias aos pés, isso quer dizer que ele é em fase de atenção pronto para combater qualquer inimigo.
Em 1873 foi colocado na Accademia.
Visite também a SALA FIORENTINA com grandes inovadores do primo rinascimento fiorentino.
Oliandolo |
Oliandolo |
Oliandolo |
Cardapio do dia |
Via Ricasoli |
David di Michelangelo |
David di Michelangelo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário