terça-feira, 27 de março de 2012

Milão: Um dia só para as Artes.

Il Bacio-Francesco Hayez (Pinacoteca di Brera)
Um lugar que não se deve deixar de visitar em MILÃO é a PINACOTECA DI BRERA, tire ao menos um horário para ver com calma seus quadros.
O prédio começou como uma Accademia di Belle Arti para expor  trabalhos dos jovens artistas em 1776 e a arquitetura atual é do arquiteto neoclássico GIUSEPPE  PIERMARINI o mesmo do Teatro Scala, do Palazzo Reale  e de tantos outros em Milão. A Pinacoteca foi fundada pelo governo de Napoleão em 1809 rei da Itália e imperador dos franceses na época, estimulado pelas idéias da Revolução francesa e para demonstrar o seu poder, contribuiu com obras da Itália centro-settentrionale, principalmente de Veneto e da Lombardia dos séc. XV a XVIII e obras à partir dos primeiros anos do novo séc.vindas das igrejas dos territórios confiscados pelo exército de Napoleão.
Logo na entrada você dá de cara com uma estátua bem grande de bronze de Napoleão como Marte Pacificador de ANTONIO CANNOVA, quando dizem que é de Napoleão você imagina uma figura baixa e gordinha, mas a escultura é de um corpo belíssimo como uma estátua grega.



Napoleão como Marte Pacificador de Antonio Cannova
O museu ocupa todo o primeiro andar e vem sendo enriquecido durante os anos com doações
  particulares tanto que hoje é considerados um dos mais importantes da Itália tanto em quantidade como em qualidade, as obras vão da Idade Média ao séc.XX.


Cristo Morto-Mantegna
Cena in Emmaus- Caravaggio
                        
             


Sposalizio della Vergine- Raffaello
Pala Montefeltro-Piero della F.
                  


Cenacolo-Rubens
           
São 38 salas, quem entra pensando de ver logo o quadro mais famoso do museu: IL BACIO (O beijo) de FRANCESCO HAYEZ anda um pouco porque ele se encontra quase na última sala, mas pode ir se contentando com os outros famosos que não são poucos como por exemplo: CRISTO MORTO de MANTEGNA, PALA MONTEFELTRO de PIERO DELLA FRANCESCA, SPOSALIZIO DELLA VERGINE de RAFFAELLO e CENA IN EMMAUS de CARAVAGGIO.
Encontra também, Rubens, Van Dyck, Jusepe de Ribera, Tintoretto, Veronese, Carpaccio, Bellini, Lorenzo Lotto, Luca Signorelli, Guido Renni, Luca Giordano, Pietro Longhi, Canaletto, Tiepolo,
Giovanni Fattori e etc. A lojinha do museu é muito bacana, sempre encontramos alguma coisa para comprar.



Castello Sforzesco

Castello Sforzesco



Castello Sforzesco

                            


                     Só vou escrever sobre o CASTELLO SFORZESCO porque faz parte do roteiro turístico da cidade, mas eu pessoalmente acho que se perde muito tempo na visita com pouco proveito, pode ser um lugar importante para estudo mas para uma visita turistica é melhor ver ele por fora. O castelo servia como residência da época dos VISCONTI que parece mais uma fortaleza no séc. XIV-XV e depois serviu como residência para a família SFORZA depois com as ocupações estrangeiras serviu de alojamento: espanhola1535-1706, austríaca 1706-1796, francesa 1796-1814 e depois austríaca de novo 1814-1859, só com a unificação da Itália, o castelo foi restaurado e feito o museu, não deixa de ser importante porque é uma parte viva da história da cidade de Milão, acompanhou a cidade nos tempos gloriosos e nos tempos ruins, tem um pouco disso no museu mas nada que chame tanta atenção, a não ser que entre só para ver a escultura de MICHELANGELO chamada  LA PIETA RONDANINI, (uma obra de Michelangelo não terminada por causa da sua morte em 18 de Fevereiro de 1564) que não é pouco.


Pieta Rondanini- Michelangelo

Pieta Rondanini- Michelangelo
                                   

segunda-feira, 26 de março de 2012

Visitando Milão

Mapa do centro histórico de Milão

Este é o mapa do CENTRO HISTÓRICO de MILÃO, com os principais pontos turísticos e os mais importantes estão mais destacados no mapa.
Como vocês podem ver aí não tem muita dificuldade para se conhecer a cidade de MILÃO, alguns lugares assinalados no mapa parecem distantes dos outros mas na verdade não são muito longe, a cidade mesmo sendo uma metrópole é relativamente pequena.
O mais distante um pouco é o "CENACOLO"de Leonardo da Vinci, mas para quem estar acostumada a caminhar não é longe do coração da cidade onde se deve começar à visitar.


Duomo
 Comece pelo DUOMO, belíssimo e depois vá em frente na GALLERIA VITTORIO EMANUELE II construída em 1865-78 foi a primeira na Itália a usar ferro e vidro como elementos estruturais, inaugurada pelo rei Vittorio Emanuele II foi feita para juntar a PIAZZA DUOMO com a PIAZZA DELLA SCALA, atravessando toda a galeria vai chegar na praça do TEATRO SCALA, construído da Giuseppe Piemarini 1776-78 o primeiro teatro de ópera do mundo com luz elétrica que depois  foi destruído em 1943 como quase toda Milão e depois reconstruído.
No interno do teatro a sala é de madeira revestida de veludo vermelho e decorada com estuque dourado, tem uma acústica maravilhosa.



Galleria Vittorio Emanuele II


Galleria Vittorio Emanuele II
                
Galleria Vittorio Emanuele II
     

Piazza Duomo

Piazza Duomo


            











Piazza della Scala
Teatro Scala
                          











Do outro lado do Duomo fica o PALAZZO REALE que até o fim do séc.XI era a sede da Istituzioni Comunali, depois foi residência de Azzone Visconti que chamou alguns artistas importantes para decorar entre eles GIOTTO em 1330-36, em 1598 passou a ser o primeiro teatro de Milão, MOZART se apresentou aqui quando era criança antes do terrível incêndio que destruiu todo o palácio em 1776, a presente aparência em estilo neo-clássico é de 1778 feita por Giuseppe Piemarini, o interno pouco resta por causa do bombardeamento sofrido em 1943, que por pouco não acabou também com o Cenáculo de Da Vinci, agora funciona CIVICO MUSEO D'ARTE CONTEMPORANEA com obras de Novecentos, artistas italianos de 1900 a 1950 como: Giacomo Balla, Mario Sironi, Amadeo Modigliani, Giorgio De Chirico, Giorgio Morandi, Carlo Carrà, Lucio Fontana e também é usado com Exposições temporárias, a última foi de Cezannè de Outubro à Fevereiro desse ano, com quarenta quadros.
A cidade de Milão para quem gosta de compras está no lugar certo, tem lojas para todos os gostos e bolsos  envolta do Duomo e ande também mais adiante  na parte chique da cidade, nas ruas:
VIA MONTE NAPOLEONE, VIA DELLA SPIGA, VIA GESÚ, VIA SANT'ANDREA, VIA MANZONE, VIA SANTO SPIRITO  com coisas mais caras mas vale a pena nem que seja só para olhar as vitrines que são belas, todas  as ruas são próximas, como mostra aí no mapa.


Panzerotti Luini

Panzerotti Luini







                







O tamanho da fila no Panzerotti Luini

Se quiser fazer um lanche aí vai uma dica ótima, ao lado do Duomo, perto da loja RINASCENTE, na VIA S. RADEGONDA 16(Piazza Duomo), fica PANZEROTTI  LUINI, uma espécie de fast-food italiano, é um salgado de massa de pão recheado, feito no forno ou frito com diversos recheios que  chamam de PANZEROTTI, mas é tão popular, que na hora do almoço se forma uma fila imensa, a casa é conhecida tanto dos milaneses como dos turistas, dizem que é o melhor panzerotti da cidade.
Deixe para o outro dia os dois outros pontos turísticos que precisam de um pouco mais de tempo para curtir melhor a PINACOTECA DI BRERA e o CASTELLO SFORZESCO, e curta esse dia só para as compras.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Milão: Duomo e 140 anos da Shiseido, "Ciência e arte à serviço da beleza feminina."

Duomo de Milão
Quem for visitar MILÃO até o fim de ano, vai ter o prazer de comemorar junto com os italianos os 140 anos da SHISEIDO, a mais antiga casa de cosméticos do mundo, fundada em Tokyo em 1872 por um médico da marinha militar japonesa, Fukuhara criou a primeira pasta dentifrícia em 1888 e o primeiro creme em 1897, isso tudo em um prédio no bairro de Ginza em Tokyo que começou como uma farmácia, chamando logo a atenção dos japoneses porque era a primeira de modelo ocidental, hoje é um prédio vermelho desenhado pelo espanhol Ricardo Bonfill onde funciona o escritório, a loja, o célebre restaurante SHISEIDO PARLOUR, um café, uma delicatessen e uma Galeria de Arte.
Graças a Shinzo Fukuhara filho do fundador e primeiro presidente da companhia, grande apaixonado por toda a forma de Arte, a SHISEIDO tem uma grande raiz artística e possui em Tokyo a mais antiga Galeria de Arte noprofit do Japão, onde jovens artistas emergentes podem expor.

Rinascente de Milão
Podemos apreciar algumas obras japonesas em MILÃO, todo o mês de Fevereiro estavam expostas na famosa loja de departamento italiana RINASCENTE obras vindas da Galeria "The House of Shiseido".



Rinascente
Spa na Rinascente da Shiseido
                                     







Como não bastasse, ainda montaram um Spa com direito a massagens e tratamentos feitos pelas japonesas, chamadas de "Golden Fingers ", tudo na RINASCENTE. Durante o resto do ano estarão expostas as obras de Artes japonesas na perfumaria da própia SHISEIDO, em MILÃO.



Perfumes, Shiseido

Sun Protecion Compact
                 

Shiseido
      
Adoro os perfumes da Shiseido, usei um muito tempo atrás um que era relaxante: "Relaxing Fragance"
 e gosto também de um energizante: "Energizing Fragance", também pudera a filosofia deles é que a beleza verdadeira vem da harmonia entre o corpo, a mente e o espírito, todos os produtos da SHISEIDO são polisensoriais com textura e fragância estudada para ser prazerosa de usar e levar relax e bem estar, mas o produto deles de mais sucesso é o "SUN PROTECION COMPACT" que chega a vender 1 por minuto no mundo, o mais vendido na Italia é "BIO PERFORMANCE" para rugas.



Bio Performance

Shiseido
                               











Aproveite que está aí na RINASCENTE e vá ao último andar onde tem um café maravilhoso e um restaurante OBIKÀ, aquele que serve saladas e presunto crudo com queijo de búfula, também tem restaurante japonês muito bom e é chiquérrima essa Rinascente de Milão, você encontra produtos de qualidades ótimas, escolhidíssimos por exemplo: chocolates, queijos, vinhos, patês, geléias, biscoitos finos, massas e etc. Essa RINASCENTE fica no centro histórico de MILÃO em frente ao DUOMO. 



Duomo

Esculturas na fachada
        
Escultura na fachada


O interior do Duomo


Porta de Bronze
Interior do Duomo
              




Interior

Detalhe fachada
                     
Fachada
   


Atravesse a rua e vá em direção ao cartão postal mais famoso de Milão o DUOMO, em estilo gótico foi
construído em 1386 e terminado somente cinco séculos depois quando foi a coroação de Napoleão como rei de Itália, coroado por ele mesmo em 1805. O Duomo é belíssimo, diferente de todas as igrejas da Italia, tem 3400 estátuas típicas medievais de Santos, animais e monstros, o interessante é subir no terraço do telhado e caminhar entre essas estátuas de Santos, é a terceira maior do mundo, tem espaço para 40000 pessoas sentadas, o interior é muito bonito.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Leonardo em Milão

Il Cenacolo de Leonardo da Vinci
Eu vou começar dizendo o seguinte: Eu não sei como eu pude visitar tanto a cidade de MILÃO sem nunca ter ido conhecer a ÚLTIMA CEIA de Leonardo da Vinci, "IL CENACOLO "como é conhecido, vai ver foi porque a primeira vez que eu visitei a cidade em 2006 não sabia que precisava reservar com pelo menos 1 mês de antecedência e fiquei muito chateada na época porque dei a viagem perdida,



Santa Maria delle Grazie

Santa Maria delle Grazie



                     










visitei a igreja ao lado que se chama  SANTA MARIA DELLE GRAZIE, que é muito bonita com estilo gótico e partes renascentistas também, como a porta de entrada que parece ser de BRAMANTE e a bela "CUPOLA" de BRAMANTE também que nasce não como prolongamento da igreja, mas para ser o mausoléu da família SFORZA, tanto que estam alí as tumbas de Ludovico e Beatrice, Ludovico "IL MORO" como era conhecido. Ao lado do altar principal tem uma entradinha para um CLAUSTRO que se chama CHIOSTRO DEI MORTI também de BRAMANTE não tem nada a ver com o nome, ele é uma graça, em estilo renascentista feito com uma doação de Ludovico Il Moro em 1497.


Chiostro dei morti



Detalhe do claustro
              
Entrada do Cenáculo



Claustro


Claustro
                           











Na verdade a fama dessa igreja é devido o nome de LEONARDO e BRAMANTE e são três os trabalhos importantes na igreja: IL CENACOLO, a CUPOLA del BRAMANTE e LA VECHIA SAGRESTIA de BRAMANTE também financiada por Ludovico il Moro, que depois de colocar o cadáver de Beatrice nessa igreja não parou de ajudar os domenicanos, construindo o claustro também.
Visitei toda a igreja, mas não sai satisfeita porque não vi a ÚLTIMA CEIA de Leonardo, vi durante esses anos vários cenáculos, só em Firenze visitei dez, alguns muito belos, mas nenhum que se compare ao de LEONARDO DA VINCI, depois de 6 anos, eu reservei a visita e fui a MILÃO ver .



Cenáculo


Cenáculo
          

Cenáculo
                      
       
A entrada fica ao lado da igreja e é bom estar alí pelo menos uns quinze minutos antes, depois, de passar na bilheteria para pegar os ingressos pode se dirigir para a direita e esperar a sua hora marcada, enquanto isso leia a história difícil que teve o "CENACOLO" com fotos contando tudo desde a sua criação até depois do último restauro que durou vinte anos, tudo na parede em frente ao banco que as pessoas se sentam para esperar a hora de entrar, tudo muito organizado e muito protegido, só podendo entrar 30 pessoas no máximo por vez e só podendo permanecer quinze minutos não mais que isso.
Eu entrei pensando, vou ver uma pintura um pouco desgastada, não muito nítida, e pensava que era mais ou menos como os outros que eu tinha visto, sendo da mesma época e também o própio Leonardo tendo visitado e estudado os outros em Firenze antes de fazer o seu, mas quando entrei vi que realmente Leonardo era um Gênio, o cenáculo é muito superior aos outros, você tem a sensação que está dentro dele, dizem que na época a pintura ficava à 6 metros do chão, agora não mais porque o pavimento foi levantado, na parede de fundo abrem-se três janelas com uma luz do crepúsculo exatamente a hora do convite a reza, da confidência, de uma conversação serena. O espaço entre a parede de fundo e a mesa com a toalha branca é a mesma da metade do refeitório, o cenáculo pintado é o prolongamento daquele dos frades, se ficar na metade do refeitório e olhar teremos a impressão que o teto e a parede lateral passa por nós, sentimos dentro do cenáculo, sem falar dos 12 apóstolos que falam com os gestos, LEONARDO teve a preocupação de estudar o caráter de cada um deles e mostrar isso na pintura com as expressões de cada um e mostra também cada reação diferente dependendo do seu caráter.
Conclusão é um espetáculo, deveria ter visto antes.
Leonardo começou a pintar o cenáculo em 1495 e terminou em1498.
Estamos vivendo uma época de descobertas de trabalhos feitos por LEONARDO DA VINCI, um deles seria feito justamente nessa época que ele passou em MILÃO, em 1998 apareceu um desenho renascentista de uma moça num leilão em New York que foi arrematado por 21.850 dólares, dez anos depois um canadense comprou pelo mesmo preço e chamou o professor aposentado de história da arte de Oxford, que depois de muito estudo acha que se trata de BIANCA SFORZA que foi pintada na época de seu matrimônio com 13 anos de idade morrendo de parto meses depois, nessa época Leonardo era financiado pela família SFORZA e se realmente o desenho é de Da Vinci valerá 100 milhões de dólares.


O desenho que dizem ser de Bianca Sforza- de Da Vinci


A outra obra de Da Vinci se trata de uma obra inacabada chamada BATALHA ANGHIARI, vista pela última vez no séc. XVI e autoridades da cultura de Firenze e a Oficina de Pietra Dura de Firenze acham que Vassari pintou seu afresco em cima  da pintura inacabada de DaVinci no salão dos Quinhentos no Palazzo Vecchio em Firenze.



Batalha Anghiari -de Da Vinci
Se visitarem MILÃO, não esperem 6 anos como eu para conhecer a obra mais famosa de Da Vinci, visitem logo vale a pena.