segunda-feira, 26 de março de 2012

Visitando Milão

Mapa do centro histórico de Milão

Este é o mapa do CENTRO HISTÓRICO de MILÃO, com os principais pontos turísticos e os mais importantes estão mais destacados no mapa.
Como vocês podem ver aí não tem muita dificuldade para se conhecer a cidade de MILÃO, alguns lugares assinalados no mapa parecem distantes dos outros mas na verdade não são muito longe, a cidade mesmo sendo uma metrópole é relativamente pequena.
O mais distante um pouco é o "CENACOLO"de Leonardo da Vinci, mas para quem estar acostumada a caminhar não é longe do coração da cidade onde se deve começar à visitar.


Duomo
 Comece pelo DUOMO, belíssimo e depois vá em frente na GALLERIA VITTORIO EMANUELE II construída em 1865-78 foi a primeira na Itália a usar ferro e vidro como elementos estruturais, inaugurada pelo rei Vittorio Emanuele II foi feita para juntar a PIAZZA DUOMO com a PIAZZA DELLA SCALA, atravessando toda a galeria vai chegar na praça do TEATRO SCALA, construído da Giuseppe Piemarini 1776-78 o primeiro teatro de ópera do mundo com luz elétrica que depois  foi destruído em 1943 como quase toda Milão e depois reconstruído.
No interno do teatro a sala é de madeira revestida de veludo vermelho e decorada com estuque dourado, tem uma acústica maravilhosa.



Galleria Vittorio Emanuele II


Galleria Vittorio Emanuele II
                
Galleria Vittorio Emanuele II
     

Piazza Duomo

Piazza Duomo


            











Piazza della Scala
Teatro Scala
                          











Do outro lado do Duomo fica o PALAZZO REALE que até o fim do séc.XI era a sede da Istituzioni Comunali, depois foi residência de Azzone Visconti que chamou alguns artistas importantes para decorar entre eles GIOTTO em 1330-36, em 1598 passou a ser o primeiro teatro de Milão, MOZART se apresentou aqui quando era criança antes do terrível incêndio que destruiu todo o palácio em 1776, a presente aparência em estilo neo-clássico é de 1778 feita por Giuseppe Piemarini, o interno pouco resta por causa do bombardeamento sofrido em 1943, que por pouco não acabou também com o Cenáculo de Da Vinci, agora funciona CIVICO MUSEO D'ARTE CONTEMPORANEA com obras de Novecentos, artistas italianos de 1900 a 1950 como: Giacomo Balla, Mario Sironi, Amadeo Modigliani, Giorgio De Chirico, Giorgio Morandi, Carlo Carrà, Lucio Fontana e também é usado com Exposições temporárias, a última foi de Cezannè de Outubro à Fevereiro desse ano, com quarenta quadros.
A cidade de Milão para quem gosta de compras está no lugar certo, tem lojas para todos os gostos e bolsos  envolta do Duomo e ande também mais adiante  na parte chique da cidade, nas ruas:
VIA MONTE NAPOLEONE, VIA DELLA SPIGA, VIA GESÚ, VIA SANT'ANDREA, VIA MANZONE, VIA SANTO SPIRITO  com coisas mais caras mas vale a pena nem que seja só para olhar as vitrines que são belas, todas  as ruas são próximas, como mostra aí no mapa.


Panzerotti Luini

Panzerotti Luini







                







O tamanho da fila no Panzerotti Luini

Se quiser fazer um lanche aí vai uma dica ótima, ao lado do Duomo, perto da loja RINASCENTE, na VIA S. RADEGONDA 16(Piazza Duomo), fica PANZEROTTI  LUINI, uma espécie de fast-food italiano, é um salgado de massa de pão recheado, feito no forno ou frito com diversos recheios que  chamam de PANZEROTTI, mas é tão popular, que na hora do almoço se forma uma fila imensa, a casa é conhecida tanto dos milaneses como dos turistas, dizem que é o melhor panzerotti da cidade.
Deixe para o outro dia os dois outros pontos turísticos que precisam de um pouco mais de tempo para curtir melhor a PINACOTECA DI BRERA e o CASTELLO SFORZESCO, e curta esse dia só para as compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário