quinta-feira, 26 de julho de 2012

Firenze- Uma igreja com um altar dedicado a S. Anna

Orsanmichele
Hoje dia 26 de Julho dia de S. Anna mãe de Nossa Senhora porisso dedicado as avós de todo o mundo, nada melhor que falar dessa igreja bem particular que fica no centro de Firenze e que tem uma capela dedicada a mãe de nossa Senhora, S. ANNA. Muito visitada pelos turistas, acho que é por ser pequena ou por ter  muitas esculturas de artistas importantes ou porque fica bem no meio das lojas mais descoladas de Firenze que os turistas adoram visitar ainda mais quando se fala de turistas brasileiros, já vi muitos saírem de dentro dela exclamando"Que linda", essa igreja se chama ORSANMICHELE, até o nome é meio estranho, mas é uma igreja muito importante na história de FIRENZE, ela representa ao mesmo tempo a vida civil e religiosa no tempo da FIRENZE REPÚBLICA.


Orsanmichele
Orsanmichele
Orsanmichele


              
 Era uma igreja pequena no ano de 750 dedicada a SAN MICHELE ARCANGELO e ficava próxima a uma grande área cultivada onde funcionava uma horta, porisso era chamada por todos de SAN MICHELE IN ORTO e abreviada pelo povo OR SAN MICHELE.
Em 1240 o governo de Firenze manda destruir a igreja para destinar a área ao mercado de cereais e grãos, e em 1284 pede a ARNOLFO DI CAMBIO para construir uma LOGGIA para que os comerciantes de grãos ficassem melhor abrigados, só que na nova construção havia duas pilastras com pinturas de Santos, uma com San Michele relembrando a velha igreja e a outra era de uma Madonna (Nossa Senhora) atribuída a UGOLINO DA SIENA, e logo o povo começou a venerar essa imagem da Madonna que foi chamada de MADONNA DELLE GRAZIE chegando a acontecer vários milagres, o povo continuava a se reunir envolta da pilastra quando acontece um incendio destruindo toda a LOGGIA, em 1336 a REPUBLICA FIORENTINA resolve deixar o andar de baixo  (a Loggia) para lugar de veneração entorno da pilastra com a pintura da Vergine Maria e construir dois andares acima para uso de depósito e conservação de grãos. Cada uma das 21 Artes (Associações de profissionais) eram representadas em cada pilastra com pinturas dos seus Santos protetores por ocasião a suas festas eles comemoravam com rezas cerimonias religiosas e ofertas de alimentos para os mais carentes em nome de Deus e da Virgem. Em 1343 Firenze recebe uma graça no dia 26 de Julho e resolve fazer uma capela em homenagem a S. ANNA dentro da Loggia obra de BENCI DI CIONE.


Tabernaculo da Madonna
Madonna de Bernardo Daddi



                             
                                 








E em 1349 ANDREA ORCAGNA construiu um belíssimo ORATÓRIO para abrigar a pintura da MADONNA que até hoje é a atração maior da igreja, quando se entra na igreja o que chama mais atenção é o ORATÓRIO em estilo gótico fiorentino onde une materiais diferentes como mármore, pedra e bronze muito bem trabalhados.
Imaginem como chamava atenção esse Oratório nessa Loggia toda aberta dizem quando o sol batia no Oratório era de um brilho incrível.
Em 1380 SIMONE TALENTI fecha a luminosa LOGGIA, transformando em um templo religioso como é agora e em 1569 o Granduca Cosimo I manda construir do BUONTALENTI o arco de cavalcavia, para ter acesso aos armazéns sem passar pelo Oratório.

Arco de Cavalcavia
Cavalcavia de Buontalenti
Arco de Buontalenti
          

 Essa igreja dedicada à Virgem Maria e com o nome de San Arcangelo Michele ficou mais famosa pelas  Associações de artistas e profissionais que naquela época existiam e financiavam os trabalhos artísticos. Essas Associações eram de operários fiorentinos agrupados de acordo com sua profissão, na segunda metade de 1200 tinha sete Associações maiores e quatorze menores, cada uma tinha seu Santo protetor com seus brasões, cada cidadão deveria ser inscrito numa Arte(Associação) para ter o direito de participar da administração da cidade.
O piso superior

As esculturas originais


                                       








 Nas paredes externas da igreja você pode ver os brasões das Associações e nas quatorze pilastras externas tem quatorze esculturas feitas por artistas excepicionais representando cada Santo protetor das profissões, na verdade o andar de cima agora estão expostas as esculturas originais, do lado de fora só são cópias.


San Matteo de Lorenzo Ghiberti
San Giorgio de Donatello

                   


















As esculturas são de Donatello, Lorenzo Ghiberti, Andrea del Verrocchio, Gianbologna, Nanni di Banco, mas a mais famosa é SAN GIORGIO DE DONATELLO.
Saindo daí  pela Via Calzaiuoli atrás da igreja, siga para Piazza della Signoria e  tome um café apreciando outras maravilhas que são as esculturas da praça, no café RIVOIRE, um dos cafés mais antigos de FIRENZE.

Café Rivoire


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Viagem à Marrocos- quinta e última parte



La Kasbah Ait Ben Haddon
  Para quem estar em MARRAKECH, um passeio muito interessante seria para a região presahariana. Saindo de MARRAKECH em direção a OUARZAZATE que são 204 km. parando em AIT BENHADDOU que é uma cidade fortificada com torres feita de terra encravada numa montanha, eles chamam de KASBA que significa:  casa rural do sul  fortificada,  construida de terra e lama  com lugares para animais,  e essa é uma das mais bem conservadas de MARROCOS também Patrimonio Histórico da Humanidade pela sua arquitetura presahariana.


kasbah
paisagem do caminho


              
Cobras
Paisagem do caminho
No caminho


   
                     








Camelos
Paisagem

Paisagem do caminho

                
Só a viagem para chegar lά jά valeu, você viaja entre as montanhas enormes semi-desérticas, no inicio tem verde, άrvores, às vezes  com caminhos todos de espirradeiras de todos os tons de rosa combinando com as montanhas, depois uma paisagem completamente diferente de tudo que você jά viu, são montanhas enormes em tons de terra rosa totalmente desérticas parece uma paisagem lunάtica e a qualquer momento aparece um vendedor de minerais na estrada que não se sabe se são falsos ou verdadeiros mas que são lindos são todos de cores muito intensas, e quanto menos você espera aparece um  homem com cobras no pescoço mostrando na beira da estrada ou às vezes com camelos esperando que algum turista suba para tirar uma foto.


Ait Ben Haddon
Ait Ben Haddon

Ait Ben Haddon
      
Ait Ben Haddon

Ait Ben Haddon
           
                     
Ait Ben Haddon
                                
Ait Ben Haddon
                        
Ait Ben Haddon

                         








  Em AIT BEN HADDOU  tem alguns restaurantes e até hotéis todos de frente para a montanha com a cidade de terra, muito bonita mas não tem quase nenhuma familia morando nela, parece mais um cenάrio de filme e serviu mesmo de cenάrio para o  famoso filme de LAWRENCE D'ARABIA em 1962 .Indo para OUARZAZATE você pode conhecer um estúdio cinematogrάfico Atlas, com visitas guiadas.
Quando voltar para Marrakech experimente um prato tipico de Marrocos como o TAGINE e o COUSCOUS, todos os dois tem de carne de boi, de frango, de carneiro e de legumes.
E assim termina minha aventura nesse pais tão diferente  faltando conhecer alguns lugares mas isso fica para uma outra vez. 


domingo, 15 de julho de 2012

Viagem à Marrocos- Quarta parte



Essaouira- Marrocos
Um dos passeios interessante para fazer quando estiver em MARRAKECH é conhecer a COSTA ATLANTICA de MARROCOS, eu sou suspeita porque minha vontade maior de ir para Marrocos era para conhecer essa parte da Africa, onde os Portuguêses tinham portos comerciais e cidades fortificadas, isso tudo em 1500 na época do descobrimento do Brasil, minha curiosidade era grande e a primeira cidade a ser visitada foi ESSAOUIRA, não muito longe de Marrakech, umas duas horas e meia de carro mas que você vai parando, ao menos em dois lugares na estrada é certa a parada, uma é para tirar uma foto da άrvore com cabras em cima dela, elas jά esperam pelos turistas que são acostumados a parar, seus donos vêm até a estrada e levam algumas para que a pessoa tire uma foto com elas e obviamente se deixa algum dinheiro isso jά é normal aqui por onde passamos temos que deixar alguns trocados.

A άrvore com cabras

Plantação de ARGAN
                              
Arvore de ARGAN
A outra parada é na COOPERATIVA DE ARGAN (ASSOUSS ARGANE) no caminho jά podemos ver as plantações de ARGAN.
A cooperativa é grande e tem  todos os produtos feitos do óleo extraido de ARGAN e moças que falam varias linguas para lhe mostrar todos, tudo muito organizado sem falar que o preço é muito melhor que em Marrakech.

Assouss Argane

Demonstração da extração do óleo
            
Extraçao do óleo
       A  cidade de ESSAOUIRA é diferente de Marrakech que é toda cor terra rosada, ESSAOUIRA é toda branca e azul como as cidades da COSTA DO ATLANTICO e a MEDINA DE ESSAOUIRA é muito diferente por ser murada com um estilo de arquitetura militar européia do século XVIII.

A Medina

Porta polilobato da Medina
          
Medina Essaouira
         

Medina Essaouira
Medina Essaouira
                     
Medina Essaouira
          


Medina Essaouira

Essaouira
              
Medina
              
Medina-objetos africanos

Medina Essaouira
                                                       
 Em ESSAOUIRA  os portuguêses estabeleceram um avançado posto comercial e militar e construiram em 1506 um porto e uma fortaleza  com o nome de Mogdoura, MOGADOR para os espanhóis que se conservou depois esse nome. A cidade moderna é de 1760 quando o Sultano decide criar um Porto para contrastar com o porto de Agadir, o projeto da atual Medina é de um prisioneiro francês que era um engenheiro e talvez a derivação do nome venha dai: ESSAOIURA quer dizer cidade desenhada.
Antes um grande porto comercial frequentado pelos comerciantes europeus e das caravanas do Sahara, hoje o porto é exclusivamente para pesca e a cidade se transformou em uma cidade turistica.
Na orla maritima são vάrias as opções para comer.

Essaouira
Salada de camarão


                

   







 A outra cidade que era de meu interesse conhecer era EL-JADIDA um dos primeiros lugares explorados pelos portuguêses na AFRICA OCIDENTAL no caminho para as Indias e também faz parte do patrimonio Historico da Humanidade, mas é mais longe é quase vizinha a CASABLANCA se não tiver um interesse histórico muito grande, eu aconselho a não ir porque não é nada turistica e muito longe de Marrakech.



El-Jadida ou Mazagão

Mazagão, cidade portuguesa
                   


Igreja portuguesa
            
Cidade portuguesa



Mazagão- cidade portuguesa
               

Brasão português
      A cidade hoje conhecida por EL-JADIDA jά  foi conhecida um tempo atrάs como MAZAGÃO nos anos de 1500 quando os portuguêses construiram a cidade fortificada e era o principal centro deles do trάfico maritimo ao longo da Costa Atlantica. Os portuguêses  permaneceram ali até o ano de 1769, quando Marquês de Pombal autorizou sua transferência para o norte do Brasil, toda a cidade de MAZAGÃO se transferiu para o Parά, deixando a cidade murada abandonada, mas antes de sair dizem que eles destruiram quase tudo. Em 1815 a cidade é reconstruida e rebatizada de El-Jadida.