domingo, 15 de julho de 2012

Viagem à Marrocos- Quarta parte



Essaouira- Marrocos
Um dos passeios interessante para fazer quando estiver em MARRAKECH é conhecer a COSTA ATLANTICA de MARROCOS, eu sou suspeita porque minha vontade maior de ir para Marrocos era para conhecer essa parte da Africa, onde os Portuguêses tinham portos comerciais e cidades fortificadas, isso tudo em 1500 na época do descobrimento do Brasil, minha curiosidade era grande e a primeira cidade a ser visitada foi ESSAOUIRA, não muito longe de Marrakech, umas duas horas e meia de carro mas que você vai parando, ao menos em dois lugares na estrada é certa a parada, uma é para tirar uma foto da άrvore com cabras em cima dela, elas jά esperam pelos turistas que são acostumados a parar, seus donos vêm até a estrada e levam algumas para que a pessoa tire uma foto com elas e obviamente se deixa algum dinheiro isso jά é normal aqui por onde passamos temos que deixar alguns trocados.

A άrvore com cabras

Plantação de ARGAN
                              
Arvore de ARGAN
A outra parada é na COOPERATIVA DE ARGAN (ASSOUSS ARGANE) no caminho jά podemos ver as plantações de ARGAN.
A cooperativa é grande e tem  todos os produtos feitos do óleo extraido de ARGAN e moças que falam varias linguas para lhe mostrar todos, tudo muito organizado sem falar que o preço é muito melhor que em Marrakech.

Assouss Argane

Demonstração da extração do óleo
            
Extraçao do óleo
       A  cidade de ESSAOUIRA é diferente de Marrakech que é toda cor terra rosada, ESSAOUIRA é toda branca e azul como as cidades da COSTA DO ATLANTICO e a MEDINA DE ESSAOUIRA é muito diferente por ser murada com um estilo de arquitetura militar européia do século XVIII.

A Medina

Porta polilobato da Medina
          
Medina Essaouira
         

Medina Essaouira
Medina Essaouira
                     
Medina Essaouira
          


Medina Essaouira

Essaouira
              
Medina
              
Medina-objetos africanos

Medina Essaouira
                                                       
 Em ESSAOUIRA  os portuguêses estabeleceram um avançado posto comercial e militar e construiram em 1506 um porto e uma fortaleza  com o nome de Mogdoura, MOGADOR para os espanhóis que se conservou depois esse nome. A cidade moderna é de 1760 quando o Sultano decide criar um Porto para contrastar com o porto de Agadir, o projeto da atual Medina é de um prisioneiro francês que era um engenheiro e talvez a derivação do nome venha dai: ESSAOIURA quer dizer cidade desenhada.
Antes um grande porto comercial frequentado pelos comerciantes europeus e das caravanas do Sahara, hoje o porto é exclusivamente para pesca e a cidade se transformou em uma cidade turistica.
Na orla maritima são vάrias as opções para comer.

Essaouira
Salada de camarão


                

   







 A outra cidade que era de meu interesse conhecer era EL-JADIDA um dos primeiros lugares explorados pelos portuguêses na AFRICA OCIDENTAL no caminho para as Indias e também faz parte do patrimonio Historico da Humanidade, mas é mais longe é quase vizinha a CASABLANCA se não tiver um interesse histórico muito grande, eu aconselho a não ir porque não é nada turistica e muito longe de Marrakech.



El-Jadida ou Mazagão

Mazagão, cidade portuguesa
                   


Igreja portuguesa
            
Cidade portuguesa



Mazagão- cidade portuguesa
               

Brasão português
      A cidade hoje conhecida por EL-JADIDA jά  foi conhecida um tempo atrάs como MAZAGÃO nos anos de 1500 quando os portuguêses construiram a cidade fortificada e era o principal centro deles do trάfico maritimo ao longo da Costa Atlantica. Os portuguêses  permaneceram ali até o ano de 1769, quando Marquês de Pombal autorizou sua transferência para o norte do Brasil, toda a cidade de MAZAGÃO se transferiu para o Parά, deixando a cidade murada abandonada, mas antes de sair dizem que eles destruiram quase tudo. Em 1815 a cidade é reconstruida e rebatizada de El-Jadida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário