quinta-feira, 26 de julho de 2012

Firenze- Uma igreja com um altar dedicado a S. Anna

Orsanmichele
Hoje dia 26 de Julho dia de S. Anna mãe de Nossa Senhora porisso dedicado as avós de todo o mundo, nada melhor que falar dessa igreja bem particular que fica no centro de Firenze e que tem uma capela dedicada a mãe de nossa Senhora, S. ANNA. Muito visitada pelos turistas, acho que é por ser pequena ou por ter  muitas esculturas de artistas importantes ou porque fica bem no meio das lojas mais descoladas de Firenze que os turistas adoram visitar ainda mais quando se fala de turistas brasileiros, já vi muitos saírem de dentro dela exclamando"Que linda", essa igreja se chama ORSANMICHELE, até o nome é meio estranho, mas é uma igreja muito importante na história de FIRENZE, ela representa ao mesmo tempo a vida civil e religiosa no tempo da FIRENZE REPÚBLICA.


Orsanmichele
Orsanmichele
Orsanmichele


              
 Era uma igreja pequena no ano de 750 dedicada a SAN MICHELE ARCANGELO e ficava próxima a uma grande área cultivada onde funcionava uma horta, porisso era chamada por todos de SAN MICHELE IN ORTO e abreviada pelo povo OR SAN MICHELE.
Em 1240 o governo de Firenze manda destruir a igreja para destinar a área ao mercado de cereais e grãos, e em 1284 pede a ARNOLFO DI CAMBIO para construir uma LOGGIA para que os comerciantes de grãos ficassem melhor abrigados, só que na nova construção havia duas pilastras com pinturas de Santos, uma com San Michele relembrando a velha igreja e a outra era de uma Madonna (Nossa Senhora) atribuída a UGOLINO DA SIENA, e logo o povo começou a venerar essa imagem da Madonna que foi chamada de MADONNA DELLE GRAZIE chegando a acontecer vários milagres, o povo continuava a se reunir envolta da pilastra quando acontece um incendio destruindo toda a LOGGIA, em 1336 a REPUBLICA FIORENTINA resolve deixar o andar de baixo  (a Loggia) para lugar de veneração entorno da pilastra com a pintura da Vergine Maria e construir dois andares acima para uso de depósito e conservação de grãos. Cada uma das 21 Artes (Associações de profissionais) eram representadas em cada pilastra com pinturas dos seus Santos protetores por ocasião a suas festas eles comemoravam com rezas cerimonias religiosas e ofertas de alimentos para os mais carentes em nome de Deus e da Virgem. Em 1343 Firenze recebe uma graça no dia 26 de Julho e resolve fazer uma capela em homenagem a S. ANNA dentro da Loggia obra de BENCI DI CIONE.


Tabernaculo da Madonna
Madonna de Bernardo Daddi



                             
                                 








E em 1349 ANDREA ORCAGNA construiu um belíssimo ORATÓRIO para abrigar a pintura da MADONNA que até hoje é a atração maior da igreja, quando se entra na igreja o que chama mais atenção é o ORATÓRIO em estilo gótico fiorentino onde une materiais diferentes como mármore, pedra e bronze muito bem trabalhados.
Imaginem como chamava atenção esse Oratório nessa Loggia toda aberta dizem quando o sol batia no Oratório era de um brilho incrível.
Em 1380 SIMONE TALENTI fecha a luminosa LOGGIA, transformando em um templo religioso como é agora e em 1569 o Granduca Cosimo I manda construir do BUONTALENTI o arco de cavalcavia, para ter acesso aos armazéns sem passar pelo Oratório.

Arco de Cavalcavia
Cavalcavia de Buontalenti
Arco de Buontalenti
          

 Essa igreja dedicada à Virgem Maria e com o nome de San Arcangelo Michele ficou mais famosa pelas  Associações de artistas e profissionais que naquela época existiam e financiavam os trabalhos artísticos. Essas Associações eram de operários fiorentinos agrupados de acordo com sua profissão, na segunda metade de 1200 tinha sete Associações maiores e quatorze menores, cada uma tinha seu Santo protetor com seus brasões, cada cidadão deveria ser inscrito numa Arte(Associação) para ter o direito de participar da administração da cidade.
O piso superior

As esculturas originais


                                       








 Nas paredes externas da igreja você pode ver os brasões das Associações e nas quatorze pilastras externas tem quatorze esculturas feitas por artistas excepicionais representando cada Santo protetor das profissões, na verdade o andar de cima agora estão expostas as esculturas originais, do lado de fora só são cópias.


San Matteo de Lorenzo Ghiberti
San Giorgio de Donatello

                   


















As esculturas são de Donatello, Lorenzo Ghiberti, Andrea del Verrocchio, Gianbologna, Nanni di Banco, mas a mais famosa é SAN GIORGIO DE DONATELLO.
Saindo daí  pela Via Calzaiuoli atrás da igreja, siga para Piazza della Signoria e  tome um café apreciando outras maravilhas que são as esculturas da praça, no café RIVOIRE, um dos cafés mais antigos de FIRENZE.

Café Rivoire


Nenhum comentário:

Postar um comentário