Il Duomo |
Piazza del Duomo |
Nem todas as estradas de FIRENZE levam a PIAZZA DEL DUOMO, mas sua presença é sentida em todos os cantos da cidade é um conjunto de monumentos imponentes que domina toda a paisagem da cidade, uma cidade que foi praticamente construída entre os séculos XIII e XVI quando viveu o seu esplendor, uma cidade com um grande passado, que constitui sua grande riqueza, que a sustenta e que ao mesmo tempo a obriga a ser digna disso.
O conjunto é:Um batistério, IL BATTISTERO, que é o mais antigo edifício fiorentino, onde foi batizado Dante Alighieri
,uma torre medieval, IL CAMPANILE, projetada por Giotto e a catedral, IL DUOMO, um dos monumentos mais belos da Italia, com sua magnífica CUPOLA di Brunelleschi, uma obra-prima da engenharia.
Il Duomo e Il Campanile |
La Cupola |
La Cupola |
IL DUOMO,LA CATTEDRALE DI SANTA MARIA DEL FIORE, a quarta maior igreja do cristianismo, nem sempre foi a catedral de Firenze, antes era uma igreja pequena chamada Santa Reparata, fundada no VII século.Em 1294, foi resolvido que construiriam uma outra igreja dígna da cidade de Firenze, no lugar da pequena, afinal suas cidades rivais como Pisa e Siena já haviam construído ou estavam construindo igrejas enormes. A fachada é nova de 1887, muito chamativa quando você entra dentro da catedral, você toma um susto, é simples, austera, porque é muito grande, e a maioria das obras estão no museu em frente.
O mais interessante da catedral é a CUPOLA DI BRUNELLESCHI, você pode ver o afresco de Giorgio Vassari do Juízo Final é muito bonito dentro da catedral, e pode ver melhor ainda quando subir a cúpula, a vista é espetacular, mas não recomendo a quem sofre de claustrofobia.Entre as obras de artes que estão dentro da catedral, tem uma pintura com a figura de Dante como se estivesse apresentando a sua obra, e ao lado da sua cidade natal Firenze,a cidade está como ele nunca a viu, porque Dante foi expulso da cidade em 1302.
Emcima da porta principal tem um relógio de Paolo Ucello de Quatrocento com as 24 horas como se usava naquele tempo.
Tem também dois afrescos de figuras equestres, compare uma com a outra , todos dois afrescos são de Quatrocento, um é de Paolo Ucello, com um cavaleiro e o cavalo com um tom meio esverdeado, imitando o bronze, o pedestal é pintado com uma acentuada perspectiva inferior.
O outro afresco é de Andrea Castagno que criou uma ilusão de um monumento em mármore, o cavaleiro e o cavalo de Andrea tem mais movimento mais dinamismo.
Vamos ver agora o campanário ou IL CAMPANILE, de Giotto em1334, mas quando ele morreu só havia terminado o primeiro piso, a torre quadrada com pilastras de canto acentuadas e a incrustação de mármore, típicamente fiorentina estava já concluida quando Andrea Pisano assumiu a direção da obra.Com Francesco Talenti foram acabados os tres últimos pisos com janelas. Talenti desistiu da ponta da torre terminada em flecha como Giotto havia projetado e fez a torre menor e um terraço no último andar.
as esculturas nos nichos dos pisos superiores são de Donatello e Nanni di Bartolo.As originais estão no museu em frente a catedral.
Il Battistero di San Giovanni |
Os mosaicos da cúpula do Batistério |
Agora chegou a hora do Batistério IL BATTISTERO, San Giovanni o patrono de Firenze. Esse prédio era um templo da época do imperador Augusto, dedicado ao Deus Marte, para comemorar a sua vitória sobre a cidade etrusca de Fiesole. A edificação do Batistério teve início no período romanico cerca de 1059.
O aspecto original do edifício foi sofrendo alterações, o revestimento de mármore com figuras geométricas verdes da fachada financiado pela corporação dos importadores de lã, a atual cobertura piramidal o levantamento das ruas, a decoração listada das pilastras angulares realizada por Arnolfo di Cambio.
Agora vamos ver as portas famosas do Batistério, A PORTA SUL,é de Andrea Pisano, São 28 painéis, sobre a vida de São João Batista, envolvidos em molduras góticas quadrilobadas,Pisano tomou como modelos, elementos da pintura de seu mestre Giotto, que tinha acabado de fazer a capela Peruzzi em Santa Croce. A PORTA NORTE , de Lorenzo Ghiberti, considerada por alguns como início do Renascimento, por um lendário concurso artístico que Lorenzo Ghiberti foi o vencedor, concorrendo com Brunelleschi, que na época ficou muito triste quando perdeu.
Porta Sul di Andrea Pisano 1330-1336 |
Porta del Paradiso di Lorenzo Ghiberti |
PORTA DO PARAÍSO, de Lorenzo Ghiberti, também, essa é a porta mais vista onde você ver sempre um aglomerado de pessoas na frente,deve-se a um comentário de Michelangelo que considerou a decoração da porta digna da porta do Paraíso.Vasari, refere na sua biografia dos artistas como a obra de arte mais bela e perfeita do mundo.São 10 painéis em vez de 28, e passou 27 anos para ser feita.
A porta foi considerada tão bela que mudou de lugar com a de Pisano e ficou em lugar de destaque de frente para a catedral.Os cenários arquitetonicos são tratados de acordo com as regras de perspectiva bem calculadas sugerindo deste modo uma imensa profundidade espacial.
Essas portas são cópias as originais estão em frente no museu.
Agora entre para ver o INTERIOR do batistério é pequeno e vale a pena.Tem magníficos mosaicos na sua cúpula, um belíssimo pavimento decorado com padrões geométricos, tem a marca no chão de uma pia batismal imensa como se usava antes , que esteve lá até 1557, um túmulo feito por Donatello e Michelozzo, que projetam o primeiro baldaquino de um túmulo funerário do Renascimento entre duas colunas. Aplicadores venezianos consideravelmente familiarizados com a tradição bizantina, trabalharam nos mosaicos da cúpula e também artistas fiorentinos como Cimabue, Marcovaldo, e Giotto participaram também.
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Grom |
A fila da sorveteria |
Ivana hai saputo cogliere la magia di Firenze perchè l'hai vissuta. Il centro storico con i suoi monumenti parla del Rinascimento. Ottima l'idea di intrecciare i luoghi della bellezza con i luoghi del nutrimento. Buon lavoro per le pagine future!!! Gianfranco
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