Veneza |
Museu Correr ao fundo |
O MUSEU CORRER nasceu de uma coleção de artes de Teodoro Correr que em 1830, deixou para a cidade, ele oferece uma coleção riquíssima de Arte, salas neoclassicas com esculturas de Antonio Canova, a histórica coleção sobre a potência navale, economica, militar e a vida cotidiana de VENEZA nos séculos de sua grandeza e independência política, estatuetas em bronze renascentistas e as salas de quadros de artistas de começo de Cinquecento como LorenzoVeneziano, Bellini, Carpaccio.
O prédio fecha a PIAZZA SAN MARCO em frente a BASÍLICA DE SAN MARCO é conhecido como a ALA NAPOLEONICA, o seu projeto e sua realização são da época do reino de Napoleão na Itália 1806-1814, o projeto é segundo o gosto neoclassico era quase pronto, quando cai o reino de Napoleão e VENEZA passa para as mãos da Áustria em 1814, que continua com o projeto. Em 1866 VENEZA passa para o reino da Itália, 1919 Vittorio Emanuele III restitui ao Estado ao Ministério da Instrução Pública, em 1920 passa a ser o Museo Arqueológico Nacional e em 1922 MUSEU CORRER.
Carnaval de Veneza - Napoleão |
Museu Correr |
As primeiras salas são decoradas com um estilo neoclassico atenta a descoberta arqueológica da segunda metade de Settecento, em particular as escavações de Pompéia.
Tem uma rica coleção de Antonio Canova. No SALONE DA BALLO, duas esculturas: Orfeo e Euridice, são as primeiras realizações significativas do artista 1775-1776, depois Baixo relevo de gesso de CANOVA com cenas da vida de Sócrates.Perto dalí tem uma escultura em Mármore de Domenico Banti de Napoleão I como imperador romano num gesto pacificador e autoritário com um globo na mão esquerda, a história dessa escultura é interessante, ela foi encomendada pela Cãmera do Comércio para a praça em frente ao PALAZZO DUCALE em 1811, quando cai o reino de Napoleão em 1814 ela foi tirada e levada para a ilha de San Giorgio Maggiore e vendida pela autoridade austríaca mas antes destruíram a fisionomia de Napoleão, desaparecida e depois encontrada no mercado de Arte vinda de uma vila californiana e colocada na Sottheby's em 2002, comprada pelo Comitê francês e doada a cidade de VENEZA ela vai parar no MUSEU CORRER , bem perto de onde ela estava no início.
Na outra sala, LA LOGGIA NAPOLEONICA, a decoração é de inspiração e motivo grotesco de 1500 e neoclassico, tem uma cafeteria, depois estão expostos importantes gessos de CANOVA ao longo da galeria como um autoretrato.Na SALA DEL TRONO, afrescos e móveis neoclassicos, as pinturas das paredes (afrescos) são de Francesco Hayez, um grande pintor italiano romantico no seu momento neoclassico, é um trabalho dele mais jovem, ele é aquele do quadro do "Beijo" famoso que está em Milão.
Embaixo, estão mais obras de CANOVA, em gesso "Amorino Alato" e em Mármore de Carrara "Dedalo e Icaro" 1778-79, a primeira obra de escultura moderna. Na SALA DA PRANZO, último ambiente Canoviano do museu tem um gesso da "Venere Itálica" em Mármore está em Firenze.
O 1º andar é sobre a cidade de VENEZA, sua história, são salas com pinturas e objetos contando a rica história da cidade do seu esplendor, até os últimos anos da República.Conta a história dos DOGES, A MAGISTATURA, O DINHEIRO, O MAR, A ARMA, A VIDA COTIDIANA, OS TRABALHOS, AS FESTAS, OS JOGOS DA CIDADE.
Na sala das moedas, conta a história das moedas do começo da República 820 d. C. até 1797 fim da República, Em 1285 cria a própia moeda em ouro chamada "DUCATO", forte como "Il Fiorino" de Firenze.
Arsenale |
Arsenale |
Na sala do Mar, tem uma planta do ARSENALE-"La pianta aciquerellata dell Arsenale "séc. XVII de Antonio Di Natale. ARSENALE- era o coração da cidade, protegido e defendido da VENEZA marítima era um complexo de quarteirões gestido do Estado para a construção e mantimento da frota bélica e comercial.
Mais o mais interessante, é esse EDITTO DI EGNAZIO- escrito numa placa de Mármore:
"A cidade dos venezianos, fundada sobre as águas, circundadas pelas águas e protegida pelas águas, como um muro, qualquer um que causar dano em qualquer modo a água pública será condenato como inimigo da pátria e será punido não menos gravemente de como tenha violado o santo muro da Pátria". do humanista veneziano Battista Egnazio 1478-1553.
Outra obra muito interessante é uma Perspectiva de VENEZA, uma vista do alto de Jacopo de Barbari1500
è uma obra extraordinária como desenho, monumento cartógrafo e a mais precisa, toda a cidade é reproduzida meticulosamente com numerosos detalhes dos pavimentos, as telhas as preciosas fachadas tipos de imbarcações, um documento de extrema relevância e única testemunha visiva deVENEZA inteira de1500.
O 2º andar são os quadros, dezenove salas dedicadas principalmente a pintura Veneziana da origem a 1500.
GIOVANNI BELLINI é securamente um dos nomes maiores e significativos de pintura veneziana domina no segunda metade de Quattrocento.Tem uma sala só dos BELLINI.
Madonna col bambino 1470-75
La Crocifissione-1453-55
La Trasfigurazione di Cristo-1453-55
Jacopo Bellini- seu pai," La Crocifissione"
Gentile Bellini- seu irmão, "Ritratto del Doge Giovanni Mocenigo"
ANTONELLO DA MESSINA- Pietà 1474-75
CARPACCIO-Due Dame 1495
Esse quadro de Carpaccio é uma das suas famosas pinturas, e a história dele merece ser contada.
Depois de ver esse museu que tal dar uma volta de Gondola, tem vários pontos, um bom ponto para você pegar uma gondola, e fazer um bom passeio é: quando você sair do museu vá por trás da Piazza,isto é vire a sua direita e depois vire a direita de novo onde tem uns hotéis americanos, em frente a eles.
Agora chegou a hora de comer e comer bem, porque esse restaurante é ótimo.
Fica pertíssimo, volte atravessando a Piazza toda e vire a esquerda é para aquele lado, em San Marco mesmo: Trattoria do Forni- Calle Specchieri 468/457 tel. 0415232148.
Bom Apetite!
Trattoria do Forni |
Trattoria do Forni |
Nenhum comentário:
Postar um comentário