quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sicilia: Siracusa




Siracusa

A visita a cidade de Siracusa foi o ponto alto da viagem, fiquei encantada.
SIRACUSA fica 30 minutos de carro da cidade barroca de Noto e é a cidade mais bem cuidada e organizada da SICILIA, quando conversei com uma pessoa da cidade, descobri que nem sempre foi assim, a cidade estava um caos antes e era um pouco largada, ela agora está outra e todo o mérito é desse governante que administra muito bem e eu tive a sorte de conhecê-la.
O CENTRO HISTÓRICO fica na ILHA DE ORTIGIA e é um brinco, muito agradável de passear.
SIRACUSA tem um pouco de tudo, arquitetura barroca, gótica-catalana, ruínas gregas muito bem preservadas, museus com obras importantes e um mar de um azul turqueza belíssimo.
SIRACUSA  era a maior cidade do tempo antigo, maior que Atena e Corinto,foi fundada pelos coríntios que desceram na ilha de Ortigia em 734 a. C., nos tempos dos tiranos siracusanos a cidade patrocinou os maiores intelectuais da época, cultivando uma sofisticada cultura urbana, onde teria nascido o teatro cômico grego, tornou-se capital da Sicilia com a chegada dos romanos em 211 a. C. e com Constantino 663 d. C. por pouco tempo foi a capital do Império Bizantino.





Duomo



Duomo

Duomo



                        













O interno

Duomo




                      












O interno do Duomo

Quando chegamos fomos direto para ilha de ORTIGIA que é separada da terra firme por uma ponte, por sorte nossa o hotel ficava vizinho a PIAZZA DEL DUOMO o lugar mais importante da ilha, essa praça é uma das mais belas de SICILIA, retangular e grande fica arrodeada de palácios barrocos e também fica um dos símbolos de Siracusa que é o DUOMO, um prédio imponente belíssimo com sua fachada barroca projetada por Andrea Palma, tem algumas coisas estranhas como por exemplo uma coluna gigantesca na parede ao lado da igreja, e quando entramos tomamos um susto, o interno é mais diferente ainda, cheio de colunas dóricas gigantes parecia mais um templo que uma igreja, depois eu li que alí naquela praça era a Acropole de Siracusa e a igreja foi construída em cima de um templo dedicado a Atena de V a. C., esse templo era conhecido em todo o mediterâneo graças aos escritos de Cicerone que havia visitado ORTIGIA no I a. C., sabemos também que havia uma estátua gigantesca da deusa Atena em ouro em cima do templo, servindo como um farol para os governantes.




Chiesa Santa Lucia

Chiesa Santa Lucia



                                                               











Via Santa Lucia
 A diante ficam os palácios: PALAZZO MUNICIPALE e PALAZZO ARCIVESCOVILE e no canto da praça na via Santa Lucia tem uma igreja muito bonita mas discreta em comparação ao Duomo que se chama CHIESA DI SANTA LUCIA ALLA BADIA, onde a atração principal é uma tela belíssima de CARAVAGGIO, que ocupa quase todo o interno da igreja, a tela de Caravaggio se chama IL SEPPELIMENTO DI SANTA LUCIA, 1609, pintada em ocasião da estadia dele em Sicilia, quando fugia de Roma. Essa igreja é dedicada a patrona da cidade Santa Lucia e foi erguida no local de seu martírio em 304, a antiga igreja foi destruída com o grande terremoto de 1693, por isso também é em estilo barroco a nova igreja, com uma navata única e decorada de estuque. Embaixo dela existe catacumbas usadas pelos primeiros cristãos como sepulturas.



Il Seppellimento di Santa Lucia- Caravaggio

Termine o dia admirando essa pintura, repare nas figuras dos dois homens que faz um esforço para cavar a cova da Santa enquanto as outras pessoas assistem quase imóveis, a figura da Santa sem vida caída no chão um ambiente escuro onde só aparece um facho de luz, o quadro é tão comovente que chega a emocionar.
 Siga para a beira mar para um restaurante que serve pratos de frutos do mar, como esse que se chama: LUNGOLANOTTE , Lungomare Alfeo, Ortigia, é bem animado à noite



Restaurante Lungolanotte
Polpo all' isolana
Peixe fresco

Lungolanotte
                                        
                                         
Lungomare Alfeo- rua do restaurante
Lungolanotte
                        
                                                                                                  

sábado, 24 de dezembro de 2011

Sicilia: Sicilia Barroca- Ragusa

Sarracino
Continuando a viagem em SICILIA sud-est, nas cidades barrocas de Scicli, Modica, Ragusa e Noto.
Vamos agora para a outra cidade barroca: RAGUSA fica só 20 minutos de Modica, se for de carro segue direto para RAGUSA IBLA que é a parte antiga de RAGUSA, mais interessante, se for de transporte público, desce na RAGUSA SUPERIORE, onde fica a cidade moderna, mas tem ônibus local para levar a RAGUSA IBLA onde estão os restaurantes, hoteis, centro histórico com palácios barrocos, igrejas barrocas, resumindo onde estão nossos interesses.



Piazza Duomo

Duomo di San Giorgio

Detalhe do portão de ferro- San Giorgio

Duomo di San Giorgio

                                 




                      


Detalhe da igreja


 Chegando em RAGUSA IBLA siga direto para a PIAZZA DUOMO, onde fica o DUOMO DI SAN GIORGIO, lindo com sua fachada barroca, fica no alto de uma escadaria, arrodeada de uma grade e  portão de ferro muito bonito, a igreja foi projetada por Rosario Gagliardi com uma fachada levemente convexa, de três ordens cada uma sustentada por colunas coríntias, dentro tem uma pintura de Dario Guerci e uma estátua equestre de San Giorgio.



Gelati di Vini

Sabores de : ricota, carrube, canela, e etc..
                   













Piazza Duomo

Mais sabores: chocolate com laranja e etc.
                                










Aproveite que está aí na praça e tome um gelato (sorvete) maravilhoso na GELATI DI VINI, Piazza Duomo 20, você pode comprar um vinho artezanal também, prove o gelato com sabor de uma fruta famosa nessa região que se chama Carrube, tem até uma lenda sobre a fruta, dizem que nas raízes de sua árvore (Carrubo) se esconde um tesouro, quanto maior a árvore maior o tesouro. Com essa semente desse fruto fazem farinha que é usada nos biscoitos das pasticceria locais, um exemplo: uma xícara do chocolate de Modica com biscoitos de farinha de Carrube é uma boa pedida.




Chiesa di San Giuseppe

Chiesa di San Giuseppe



                                    











Seguindo pela rua Corso XXV Aprile você vai encontrar outra obra de Rosario Gagliardi a CHIESA DI SAN GIUSEPPE com o interno de forma oval e uma cúpula afrescada de Sebastiano lo Monaco que representa a Gloria di San Giuseppe e di San Benedetto.




Detalhe de um palácio

Circolo di conversazione
                        










Enquanto tiver andando no centro histórico preste atenção aos palácios com suas arquiteturas barrocas, balcões sustentados com figuras estranhas e também com anjos.
Um passeio bom também é o GIARDINO IBLEO, um jardim público as margens da cidade velha, tem ruínas de três igrejas medievais: CHIESA DI SAN VICENZO FERRARI, CHIESA DI SAN GIACOMO de 1563 onde resta só um teto afrescado em mau estado, mas muito interessante, CHIESA DI SANT'AGATA com um explendido altar com três obras de Pietro Novelli.
A maioria dos restaurantes estão situados em RAGUSA IBLA, uma boa pedida é o RISTORANTE DUOMO, via Capitano Bocchieri 31, mas existe outras opções inclusive mais barata como a trattoria LA RUSTICANA, onde os fâs da série italiana famosa filmada na Sicilia chamada Il commissario Montalbano vão visitar, porque são filmadas alí cenas de uma trattoria da série.
O RESTAURANTE DUOMO, é muito bem conceituado, serve pratos tradicionais sicilianos sendo com elegância e sofisticação, o chef se chama Ciccio Sultano, prove os pratos: "Timballo del Gattopardo" a base de carne de pombo, bolinho de carne de boi e porco com fusilli longo feito a mão com uma calda de pasta sfoglia al Ragusano, detalhe, são usado peito de pombo e sal integral.
Outro prato bom:" Pesce spada al salmorigano" perfumado com menta baunilha do Tahiti e pinoli, olive e capperi, com mel, é do outro mundo. Para finalisar "Cous Cous di Pistachio di bronte "com pão de Espanha triturado perfumado com água mista de flôres, decorado com creme de leite e frutas açucaradas. Não é maravilhoso? Toda essa comida são tradições: grega, romana, árabe, ebraica, normanda, espanhola e etc. Isso é a SICILIA.



Giardino Ibleo

Giardino Ibleo




                      







Casamento no jardim
Casamento no jardim
 



Giardino Ibleo
Giardino Ibleo

domingo, 18 de dezembro de 2011

Sicilia: Sicilia Barroca- Módica

Modica- Chiesa di San Giorgio
Saímos de Scicli, agora vamos para a cidade de MODICA que fica só 15 minutos de Sicli, dá para fazer as quatros cidades Barrocas no mesmo dia, Sicli, Modica, Ragusa e Noto.
MODICA, faz parte das cidades Barrocas é  patrimonio histórico da humanidade, um pouco maior que Scicli já foi um centro nevralgico seja pelos gregos, seja pelos romanos mas viveu seu maior esplendor no século XIV quando era um feudo pessoal da família Chiaramonte foi uma das mais potentes cidades da SICILIA.
MODICA se divide em duas MODICA BASSA e MODICA ALTA, na Modica Bassa ficam a sua rua principal CORSO UMBERTO I e o centro histórico e a Modica Alta ficam as igrejas e o DUOMO, mas dá para fazer andando tranquilamente tudo.




Chiesa di San Giorgio

Chiesa di San Giorgio
                             



O interior
O caminho com flores
                             










A primeira visita que fizemos foi ao DUOMO, essa igreja que é a catedral de Modica domina a cidade, deixamos o carro na parte baixa e subimos as escadas, enquanto  subíamos sentíamos um cheiro muito agradável de flores, era o jasmim e a espirradeira muito comuns nessa parte da Italia arrodeava toda a escadaria, a visão da catedral surgindo a nossa frente com esse cheiro maravilhoso foi uma sensação muito bacana.
A catedral (Duomo), é considerado um capolavoro de Rosario Gagliardi, fica no alto dessas escadas de 250 degrais e tem uma suntuosa fachada de três ordens, com um interior em ouro, prata e azul com muita luz natural típico do BARROCO SICILIANO do século XVII, essa catedral se chama CHIESA DI SAN GIORGIO, situada na parte mais alta de Modica.


Balcões - Corso UmbertoI

Balcões
                  










Chiesa S. Maria del Soccorso

Chiesa S. Maria del Soccorso

                         











Desça agora para o CORSO UMBERTO I, essa estrada é aonde está toda a vida da cidade, caminhando por essa rua que já foi um rio antes, estão belos palazzi, igrejas, restaurantes e boutiques, a primeira parada é na igreja CATEDRALE DI SAN PIETRO, uma igreja muito bonita Barroca, com uma escadaria grande arrodeada de esculturas de apóstolos em tamanho natural, que me lembrou as igrejas Barrocas de Minas Gerais, Brasil.


Chiesa San Pietro

Chiesa San Pietro
                         











O interior


San Pietro

                            










MODICA é também conhecida pelo seu CHOCOLATE, nessa mesma estrada CORSO UMBERTO I nº 159 fica a casa ANTICA DOLCERIA BONAJUTO, com produtos feito a mão com receitas  tradicionais isto é produzido na maneira antiga, com o açúcar separado da massa de cacau é o mais antigo chocolate de SICILIA, conhecido em toda ITALIA, conhecida também  pelos outros produtos maravilhosos como ARANCIA CANDITA, aquelas tirinhas de laranja com açúcar, herdadas dos árabes, os CANNOLI de pistache, chocolate e tradicional com creme feito de ricota, e os famosos mpanatigghi um biscoito recheado de mandorle, chocolate, açúcar e canela especialidade da casa.



Antica Dolceria Bonajuto

Antica Dolceria Bonajuto
                     














Dolceria Bonajuto
Cannoli
                                 
                           









Quando entramos no bequinho aonde fica a casa, de longe já sentíamos o cheiro do CHOCOLATE, a casa sempre cheia precisamos esperar um pouco para poder ter acesso ao balcão e saborear alguns pedaços de chocolate de todos os sabores que eram servidos em pratinhos de cerâmicas sicilianas como provas, são alguns com sabores de canela, pimenta, baunilha e casca de laranja entre outros, uma delícia! saimos dalí satisfeitos e ansiosos para conhecer a próxima cidade Barroca: Ragusa.