quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sicilia: Cefalú, "Una veranda sul mare"

Cefalú
Saí satisfeita de PALERMO por ter visto tanta coisa bela, obras importantes em museus, a arquitetura árabe-normanda como a Cattedrale di Monreale e o Palazzo dei Normanni em Palermo, igrejas barrocas e ter conhecido um pouco da culinária siciliana tão famosa mas senti uma atmosfera um pouco pesada na cidade, o que não acontece na vizinha CEFALÚ só a uma hora de Palermo, era uma época perfeita para ir mês de Setembro, o verão vai até fim de Outubro em SICILIA, porque não estava tão cheia de turistas e não tão quente como mês de Julho e Agosto, tive uma surpresa muito grande, a pequenininha cidade com suas ruas estreitas medievais onde tem como sua principal atração a Catedral com estilo árabo-normanna é a coisa mais fofa do mundo, com atrações históricas e com a vivacidade de localidades balneárias, se torna um dos lugares preferidos dos turistas, vale a pena dormir ao menos uma noite alí, podendo ficar em um dos hoteis a beira mar ou mesmo no centro histórico, muito perto um do outro, ideal para pegar uma praia pela manhã e a tarde ir ao centro histórico tudo à pé, um belo passeio.



Praia em Cefalú

Praia em Cefalú


          









Praia em Cefalú


Praia em Cefalú

         










A praia é uma das mais bonitas de SICILIA de areia finíssima e muito branca, com toda a estrutura para você poder relaxar e se não quiser pagar nada, fique depois dos hotéis chegando mais perto do centro a praia é livre.

O interior da Catedral



Catedral de Cefalú


            









Catedral de Cefalú



Cristo Pantocratore

                                    











A tarde deixe para o passeio no centro, vá ao DUOMO (Catedral) séc. XII , no seu interior a atração é o CRISTO PANTOCRATORE em mosaicos bizantinos, o mais antigo e mais bem conservados de SICILIA, o CRISTO tem em mãos uma Bíblia aberta com uma inscrição em latim e grego: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não caminhará na escuridão".
As dezesseis colunas com os capitéis romanos ao interno da Catedral provavelmente vem do Templo de Diana na Rocca.



Osteria del Duomo



Depois pode escolher em tomar um sorvete(gelato) na Piazza Duomo na histórica GELATERIA SERIO, via G. Giglio29 ou tomar um drinque na OSTERIA DEL DUOMO, via Seminario5 que serve pratos com produtos locais frescos, peça um Carpaccio di pesce acompanhado de um bom vinho.
Se tiver fólego suba até a ROCCA é uma subida grande pela via Saracini para ver uma vista maravilhosa da cidade, o lugar foi onde surgiu a cidade árabe antes de 1063, quando houve a conquista normanna, tem também no local parte de um templo de Diana, TEMPIO DI DIANA do IV ou V século, parte de uma antiga Acrópole que existia na montanha.



Ritratto D'Uomo


Outro programa imperdível é ir ao MUSEO MANDRALISCA na via Mandralisca 13 tudo perto, porque o centro é pequeniníssimo o Museu fica em um palazzo que pertenceu ao Barão Mandrelisca, tem algumas coleções de conchas e achei aqueles pássaros empalhados que  usavam no século dezenove, provavelmente vindos do Brasil que tem até um tucano, mas a principal atração é mesmo um quadro de ANTONELLO DA MESSINA chama-se RITRATTO D'UOMO, 1465 considerado um dos retratos mais característicos do Renascimento italiano.





Restaurante La Botte

Paccheri alla Norma
           














Spada enpanada e gratinata
Gamberoni alla grilla
                    













Canole

La Botte


               









À noite vá a um restaurante que se chama LA BOTTE, aí mesmo no centro, via Veterani 20, muito bom especialisado em pratos de peixes, com preço bom e qualidade também.



Ceramica siciliana lindíssima

Ceramica siciliana


               








Termine a noite com um passeio pela CORSO RUGGERO II a rua mais movimentada da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário