quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sicilia: Siracusa




Siracusa

A visita a cidade de Siracusa foi o ponto alto da viagem, fiquei encantada.
SIRACUSA fica 30 minutos de carro da cidade barroca de Noto e é a cidade mais bem cuidada e organizada da SICILIA, quando conversei com uma pessoa da cidade, descobri que nem sempre foi assim, a cidade estava um caos antes e era um pouco largada, ela agora está outra e todo o mérito é desse governante que administra muito bem e eu tive a sorte de conhecê-la.
O CENTRO HISTÓRICO fica na ILHA DE ORTIGIA e é um brinco, muito agradável de passear.
SIRACUSA tem um pouco de tudo, arquitetura barroca, gótica-catalana, ruínas gregas muito bem preservadas, museus com obras importantes e um mar de um azul turqueza belíssimo.
SIRACUSA  era a maior cidade do tempo antigo, maior que Atena e Corinto,foi fundada pelos coríntios que desceram na ilha de Ortigia em 734 a. C., nos tempos dos tiranos siracusanos a cidade patrocinou os maiores intelectuais da época, cultivando uma sofisticada cultura urbana, onde teria nascido o teatro cômico grego, tornou-se capital da Sicilia com a chegada dos romanos em 211 a. C. e com Constantino 663 d. C. por pouco tempo foi a capital do Império Bizantino.





Duomo



Duomo

Duomo



                        













O interno

Duomo




                      












O interno do Duomo

Quando chegamos fomos direto para ilha de ORTIGIA que é separada da terra firme por uma ponte, por sorte nossa o hotel ficava vizinho a PIAZZA DEL DUOMO o lugar mais importante da ilha, essa praça é uma das mais belas de SICILIA, retangular e grande fica arrodeada de palácios barrocos e também fica um dos símbolos de Siracusa que é o DUOMO, um prédio imponente belíssimo com sua fachada barroca projetada por Andrea Palma, tem algumas coisas estranhas como por exemplo uma coluna gigantesca na parede ao lado da igreja, e quando entramos tomamos um susto, o interno é mais diferente ainda, cheio de colunas dóricas gigantes parecia mais um templo que uma igreja, depois eu li que alí naquela praça era a Acropole de Siracusa e a igreja foi construída em cima de um templo dedicado a Atena de V a. C., esse templo era conhecido em todo o mediterâneo graças aos escritos de Cicerone que havia visitado ORTIGIA no I a. C., sabemos também que havia uma estátua gigantesca da deusa Atena em ouro em cima do templo, servindo como um farol para os governantes.




Chiesa Santa Lucia

Chiesa Santa Lucia



                                                               











Via Santa Lucia
 A diante ficam os palácios: PALAZZO MUNICIPALE e PALAZZO ARCIVESCOVILE e no canto da praça na via Santa Lucia tem uma igreja muito bonita mas discreta em comparação ao Duomo que se chama CHIESA DI SANTA LUCIA ALLA BADIA, onde a atração principal é uma tela belíssima de CARAVAGGIO, que ocupa quase todo o interno da igreja, a tela de Caravaggio se chama IL SEPPELIMENTO DI SANTA LUCIA, 1609, pintada em ocasião da estadia dele em Sicilia, quando fugia de Roma. Essa igreja é dedicada a patrona da cidade Santa Lucia e foi erguida no local de seu martírio em 304, a antiga igreja foi destruída com o grande terremoto de 1693, por isso também é em estilo barroco a nova igreja, com uma navata única e decorada de estuque. Embaixo dela existe catacumbas usadas pelos primeiros cristãos como sepulturas.



Il Seppellimento di Santa Lucia- Caravaggio

Termine o dia admirando essa pintura, repare nas figuras dos dois homens que faz um esforço para cavar a cova da Santa enquanto as outras pessoas assistem quase imóveis, a figura da Santa sem vida caída no chão um ambiente escuro onde só aparece um facho de luz, o quadro é tão comovente que chega a emocionar.
 Siga para a beira mar para um restaurante que serve pratos de frutos do mar, como esse que se chama: LUNGOLANOTTE , Lungomare Alfeo, Ortigia, é bem animado à noite



Restaurante Lungolanotte
Polpo all' isolana
Peixe fresco

Lungolanotte
                                        
                                         
Lungomare Alfeo- rua do restaurante
Lungolanotte
                        
                                                                                                  

Um comentário:

  1. Ortigia (L'Ottiggia o u scogghiu in siracusano, Ὀρτυγία in greco antico) è il toponimo dell'isola che costituisce la parte più antica della città di Siracusa.Il suo nome deriverebbe dal greco antico ortyx (ὄρτυξ) che significa "quaglia". Ortigia è un'isola nell'isola e leggendo il resoconto di donna Ivana Wanderley mi sono emozionato per la bellezza delle immagini e per la sua scelta elegante degli aspetti essenziali di questo luogo magico e bellissimo. Non c' è niente di più mediterraneo di questa parte antichissima di Siracusa: il viaggiatore incontra tante civiltà che si sono stratificate lasciandoci in eredità dei frammenti di una bellezza straordinaria. Tra questi spicca l'ultimo quadro di Caravaggio sul quale varrebbe la pena di parlare più tardi e distintamente. Grazie Ivana!!! il viaggiatore in ombra

    ResponderExcluir