sábado, 30 de julho de 2011

San Gimignano- A New York Medieval

San Gimignano
SAN GIMIGNANO é um extraordinário exemplo de cidade medieval permanecida intacta com seu plano urbanístico de 1200 e 1300, preferida pelos turistas não só pela sua beleza e pela grande quantidade de torres medievais, mas também por estar perto tanto de FIRENZE como de SIENA, a uma hora de carro, pela estrada principal que liga as duas cidades.
A cidade é conhecida também pela qualidade dos seus vinhos especialmente o "La Vernaccia" um célebre vinho branco.


San Gimignano
Suas torres, que agora só restam 13, começaram a ser construídas em 1150 para defeza pessoal e por outra razão também, a riqueza de um nobre vinha medida pela altura de sua torre, mas isso não impedia de pegar uma doença dentro de tantas epidemias que existiam na época, como a peste. Em 1348 a cidade enfraquecida depois da peste, passou para as mãos de FIRENZE que passou a dar proteção aos nobres, isto explica as torres intactas, depois disso a cidade de SAM GIMIGNANO já não apresentava nenhuma ameaça. A sua localização emcima de uma colina a 300metros de altura ajudava. 




Porta di San Giovanni
O turista pode entrar pela famosa PORTA DI SAN GIOVANNI 1262 o histórico acesso a cidade pelo sul e seguir andando pela VIA SAN GIOVANNI despreocupado apreciando a cidade, porque não é permitido a entrada de carro.







Piazza della Cisterna
Pela VIA SAN GIOVANNI se chega nas duas praças principais, a primeira, PIAZZA DELLA CISTERNA por causa do poço no meio da praça, é arrodeada de torres, prédios medievais com cafés e restaurantes e a famosa sorveteria. A outra praça mais adiante PIAZZA DEL DUOMO tem a atração principal da cidade:
LA COLLEGIATA e IL MUSEO CIVICO.






Piazza del Duomo

La Collegiata




        






Subindo uma escada você está na LA COLLEGIATA, uma igreja,  (IL DUOMO) toda afrescada, à esquerda PALAZZO DEL POPOLO 1288 (MUSEO CIVICO), com sua TORRE GROSSA à direita de 54 metros, nas costas PALAZZO DEL PODESTÀ 1239 e a TORRE ROGNASA, citada num statuto comunale de 1255 porque havia atingido a altura máxima permitida a um edifício privado, 52 metros, mas os nobres ignoravam essa lei.


Palazzo del Popolo


Palazzo del Podestà
                         










Agora chegou a hora da visita principal LA COLLEGIATA, fundada em 1056, ampliada pelo arquiteto Giuliano da Maiano 1466-68, a simples fachada esconde o interior suntuoso quase completamente coberto de afrescos: no início o "Giudizio Universale" 1410 de Taddeo di Bartolo, no centro "Il Martirio di San Sebastiano" 1465 de Benozzo Gozzoli, um tema muito usado na época principalmente depois de uma peste
usavam a figura de São Sebastião para mostrar sua capacidade de recuperação física.Depois do afresco tem duas esculturas pintadas de Jacopo della Quercia do séc. XV "L'Arcangelo Gabriele" e "La Madonna Annunziata". A Cappella di San Gimignano à esquerda do altar principal é de Benedetto da Maiano.
A Cappella di Santa Fina, o altar, o santuário de mármore e o baixorelevo dedicada a Santa é de Benedetto
da Maiano e os afrescos é de Domenico Ghirlandaio importante pintor fiorentino do séc.XV.


Museo Civico
Só falta agora o MUSEO CIVICO, quando compra o bilhete tem direito a subir na TORRE GROSSA, é duro são muitos degrais, mais a vista é ótima, no museu a primeira sala se chama SALA DEL CONSIGLIO
ou SALA DE DANTE, a sala é dominada por uma Mestà 1317 de Lippo Memmi, que parece muito com a do seu cunhado Simone Martini, famosa que está agora na Galleria degli Uffizi em Firenze.
A sala se chama DANTE porque exatamente ele em pessoa esteve nela numa missão diplomática representando Firenze em busca de uma aliança com o governo de San Gimignano.
Agora só no andar superior que tem quatro salas com trabalhos de pintores de SIENA e FIRENZE como Benozzo Gozzoli e Filippino Lippi.
O percurso pode prosseguir pela VIA SAN MATTEO que é a mais característica via da cidade é um desfile de casas, palácios em boa parte de 1200, até chegar a porta com o mesmo nome.
Merece uma visita a igreja de SANTO AGOSTINO pelos preciosos afrescos de Benozzo Gozzoli e pelo trabalho de Piero Pollaiolo tudo da segunda metade de Quatrocentos.
Agora uma pausa para um GELATO, um programa imperdível.
Se chama: GELATERIA DI PIAZZA, Piazza della Cisterna, 4.
Alguns sabores: al Cioccolato, lo Zaibone di Vinsanto, il Sorbetto di Vernaccia, la Crema di Santa Fina(crema all'uovo con arancio, zafferano e pinoli), il Dolce Amaro (crema alle erbe aromatiche),lo Champelmo (Champagne e ponpelmo).Saborei um Gelato, e pense no dia maravilhoso que foi.


Gelateria di Piazza

Tomando sorvete
                          

quarta-feira, 27 de julho de 2011

AREZZO- Só à uma hora de Firenze

La Chimera-bronze etrusco encontrado em 380a.C.
Símbolo de Arezzo
 Um bom programa para quem quer conhecer a TOSCANA, e fica só à uma hora de trem de Firenze.
AREZZO tem um centro histórico lindo e a Estação Ferroviária fica pertíssimo, dá para fazer tudo andando.

Chiesa di San francesco


A primeira parada quase que obrigatória é na IGREJA DE SAN FRANCESCO 1318, essa igreja com a fachada bem simples, esconde uma jóia lá dentro que é o afresco restaurado à poucos anos de PIERO DELLA FRANCESCA 1453-1466 que conta a história da cruz de Jesus Cristo, LA LEGGENDA DELLA VERA CROCE, fica na capela principal Cappella Bacci, mas atenção é preciso reservar antes, faça isso por telefone: 0575302001 ou 0575352727.








As colunas


Pieve di Santa Maria

          

                                   








Altar principal

Detalhe da porta
   
Depois de ver um dos melhores trabalhos de PIERO DELLA FRANCESCA e sair satisfeito porque valeu a pena a viagem, siga em direção a PIAZZA GRANDE, é maravilhosa em torno dela os prédios são em estilo medievais. Antes de chegar a praça você vai passar enfrente a igreja PIEVE DI SANTA MARIA séc. XII, com a fachada bem diferente a arquitetura dela é bem interessante, em estilo Romanico Pisano com aquelas típicas colunas e arcos na fachada, e repare que cada coluna é diferente da outra, entre nela, no altar principal tem um trabalho de PIETRO LORENZETTI, Madonna e Santi , o Santo da esquerda é SAN DONATO, o patrono da cidade, nesse altar tem um relicário em ouro feito na cidade.Quando sair da  igreja à direita da porta principal tem uma escultura séc.XI ou XII L'EPIFANIA, muito interessante que talvez fizesse parte do púlpito.

Palazzo della Fraternita dei Laici

Piazza Grande


  







Nessa praça a cada primeiro domingo de Setembro é realizado LA GIOSTRA DEL SARACINO, uma competição que vem dos tempos das Cruzadas, vestidos com roupas de 1300 e cavalos eles competem entre si, para a cidade é o evento mais importante do ano. Acontece também nessa PIAZZA GRANDE uma bela FIERA ANTIQUARIA, uma feira de antiguidades com mais de 500 expositores no primeiro fim de semana de cada mês.
Essa é a cidade natal do poeta humanista FRANCESCO PETRARCA 1304-74, e de GIORGIO VASARI
1511-74, o arquiteto que nos deu um livro falando dos artistas renascentistas, é aquele que fez o Corredor Vasariano emcima da ponte Vecchio em Firenze,é a cidade também de ROBERTO BENIGNI, ator que ganhou o Oscar com o filme LA VITA É BELLA, e que foi filmado aqui.
Se der tempo passe pelo DUOMO da cidade, fica mais adiante no alto, com colunas góticas dentro tem um afresco atribuído a PIERO DELLA FRANCESCA, MARIA MADDALENA, à esquerda depois do órgão.
É hora de experimentar um prato típico toscano numa trattoria ótima, se chama:
TRATTORIA IL SARACENO, Via Mazzini 6, perto da Igreja de San Francesco, experimente a Carne de CINGHIALE CON POLENTA, peça um CROSTINI ou um TAGLIERE DI SALUMI E FORMAGGI, para saborear antes com vinho.

Trattoria IL Saraceno
Trattoria Il Saraceno
 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Roma: Coliseu e Trattoria em Trastevere



Exposição no Coliseu



Coliseu
Essa visita é imperdível, o COLISEU ( il Colosseo em italiano) é o mais emocionante monumento da ROMA ANTIGA. Não se deixe inpressionar com a fila grande, porque a maioria são de grupos que a uma certa altura a fila se divide, uma para os grupos e a outra para os que não estão em grupos,Vale a pena entrar.
O COLISEU é também conhecido como Anfiteatro Flavio, porque foi construído pelo Imperador Tito Flavio Vespasiano no terreno da casa luxuosa de NERO, La Domus Aurea. Em 80 d.C. foi inaugurado, com 100 dias seguidos de jogos, onde foram mortos
5000 animais.Traiano, outro Imperador para comemorar  a vitória numa guerra bateu o recorde organizando jogos por 117 dias seguidos com morte de 9000 gladiadores e 10000 feras.
Entrada

 Anfiteatro tinha a capacidade para 50000 espectadores que graças as 80 entradas em arcos ( i vomitorio em italiano), podia-se entrar e sentar em poucos minutos. Antes de entrar olhe a parte externa do COLISEU, são usados os três tipos de colunas gregas, o primeiro (térreo) piso, são colunas dóricas, o andar do meio são colunas jônicas e o último são coríntias.
O anfiteatro era todo revestido de mármore travertino e entre o andar do meio e o último existiam estátua.



Interior
O interior era dividido em l'arena, la cavea e il podium,a Arena era com piso de madeira coberto de areia, mas podia ser alagado para simular batalha naval, tinham alçapões com passagens subterrâneas, agora visíveis,os animais eram alçados para a Arena dentro de jaulas através de um mecanismo sofisticado para época. La cavea era a parte onde ficava o público, os senadores ficavam na parte baixa, a classe alta na parte do meio e o povo na parte alta. Il Podium, era a parte onde ficava o Imperador.


Arco di Costantino


Quando terminar de ver a parte de dentro, se diriga agora para uma sacada onde se pode ver bem o ARCO DI COSTANTINO e o monte PALATINO, para tirar umas fotos é um lugar ótimo mas parece que todos já descobriram.
 O ARCO DI COSTANTINO, foi feito entre 312d.C. a 315d.C. para celebrar uma vitória de Costantino, está muito bem conservado e foi um dos últimos monumentos da ROMA ANTIGA.
Agora siga para a exposição temporária aí mesmo no COLISEU,
essa foi sobre NERO, (NERONE em italiano).
A sacada para tirar foto

Palatino









Pintura romana
Nero


Portão queimado do incêndio de Roma

Trastevere é um bairro boêmio, e muito animado à noite, e essa trattoria é ótima, se chama "DITTA TRINCHETTI", na verdade é uma Osteria e Enoteca, fica na :Via della Lungaretta 76, Trastevere.

Ditta Trinchetti
Spaghetti al vongole


Ditta Trinchetti

     













Crostine di pomodoro
Formaggi
        

Pera cotta
    





   






































           









quinta-feira, 14 de julho de 2011

CARAVAGGIO em ROMA

Depois de saber um pouco sobre CARAVAGGIO è hora de ver ao vivo os seus quadros, estão todos espalhadas pela cidade, na outra postagem passamos já pela GALLERIA BORGHESE que é a principal por ter o maior número de obras, são seis quadros, mas reserve antes de ir, depois já mostramos também a CHIESA SANTA MARIA DEL POPOLO, que é melhor você ir depois da Galleria porque é perto. Vá agora aos outros que estão todos próximos, a CHIESA SAN LUIGI DEI FRANCESI, que foi seu primeiro trabalho importante e já mostramos, depois vá a uma outra igreja aí perto CHIESA DI SANT'AGOSTINO, com um quadro:


Madonna dei Pellegrini
 Vá agora a GALLERIA DORIA PAMPHILJ,são dois quadros do início de sua carreira: O outro é RIPOSO NELLA FUGA IN EGITTO.


Maddalena Pentita












  Aí perto fica o PALAZZO ODELSCALCHI, com um quadro:
Conversione di San Paolo














Buona Ventura
Indo sentido Coliseu, vá ao MUSEI CAPITOLINI, tem dois quadros:
San Giovanni Battista



      

        






Ainda tem fôlego para ver mais?
Pegue um transporte, e vá ao PALAZZO BARBERINI, fica perto do Largo del Tritone, não é longe, são dois quadros que vale a pena: O outro é : NARCISO

Giuditta e Holoforne
Agora chega, acho que já podemos ter uma idéia do que foi CARAVAGGIO, outro dia quando for ao MUSEO VATICANO, veja outro quadro belíssimo dele :DEPOSIZIONE.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Uma viagem com CARAVAGGIO na Cidade Eterna- ROMA

Davide con la testa di Golia
Madonna dei Palafrenieri
Galleria Borghese                                                           Galleria Borghese

 Hoje vamos fazer um passeio na cidade de ROMA seguindo CARAVAGGIO, vamos em alguns lugares onde se encontram suas obras que chocaram tanto as pessoas, e conhecer melhor esse GÊNIO que foi mal compreendido.
CARAVAGGIO foi o pintor mais debatido de todos os tempos, até hoje ainda existe divergências entre os estudiosos.Sua pintura é muito realista, pertubadora e apaixonante, mas foi mal interpretada. No séc. XIX, o século do realismo o pintor recebeu o apelido de Pintore Maledetto, alimentado por uma errada leitura de sua obra, seja porque ele retrata uma humanidade pobre, sofrida, seja pelo profundo contraste de luz e sombra que evoca uma imagem  tenebrosa, seja pelo uso de androgenia que caracteriza os jovens pintados pelo artista. Existe também uma discordância em relação as datas, Alguns acham que ele foi precoce,que com 11 anos começou a pintar, com 15 anos partiu para ROMA e com 17 anos recebeu seu primeiro trabalho importante na igreja San Luigi de Francesi, onde se pode ver a data da pintura, 1590.Falava-se também que ele tinha uma índole ruim, na verdade o seu comportamento pode ter sido condicionado aos trágicos acontecimentos da sua vida.
CARAVAGGIO era de uma pequena cidade entre Milano e Bergamo, chamada Caravaggio, perdeu o pai e os avós e irmão na Peste, mudando muito sua vida, mais tarde perde a sua mãe, quando ele resolve ir a ROMA, onde naquela época, séc. XVI estava no auge, todas as oportunidades estavam alí. Falava-se também que ele era ateu, por usar algumas figuras vulgares, humildes nas suas pinturas, muitas das suas obras foram recusadas pela igreja, porque chocavam ele mostrava uma igreja pobre. Era acusado de transgredir a História do Antigo e Novo Testamento se distanciando da historiografia social, suas Musas e Deuses eram transformados em prostitutas, jogadores, ciganos e bêbados. Na verdade ele se distingue do Renascimento com a sua recusa de retratar o indivíduo humano como sublime, bonito heróico, as suas figuras são sempre representadas arqueadas, dobradas, agachadas, reclinadas, paradas, a autoconfiança e o estatuesco foram substituídos pela humildade e pela sujeição.
A partir de 1606, quando ele se envolve num homicídio, é que começa sua tragédia pessoal, acusado e condenado a morte, ele foge de Roma, e nunca mais para de se esconder, sempre atormentado, ele passa a viver de cidade em cidade, sempre pensando em voltar para ROMA, onde seus protegidos tentam conseguir o perdão do Papa.Suas pinturas nessa época são dramáticas, ele chega a pintar David com a cabeça de Golias, em que o Golias é um doloroso autoretrato, e manda ao Papa. Morre só numa praia em PORTO ERCOLE,  sem saber que havia conseguido o perdão e que poderia voltar a ROMA.Não deixa nenhum aluno, porque não tinha ateliê,mas os pintores de toda a EUROPA já começaram a acolher as novidades do seu Estilo.Graças a CARAVAGGIO é nascida uma Arte nova.
Onde Você pode ver CARAVAGGIO em ROMA:

GALLERIA BORGHESE:

Bacchino malato
San Giovanni Battista





San Girolamo scrivente
CHIESA SAN LUIGI DEI FRANCESI:


Vocazione di San Matteo

Martirio di San Matteo
     


San MatteoL'Angelo

CHIESA SANTA MARIA DEL POPOLO:


Conversione di San Paolo
Crocefissione di San Pietro