sábado, 30 de julho de 2011

San Gimignano- A New York Medieval

San Gimignano
SAN GIMIGNANO é um extraordinário exemplo de cidade medieval permanecida intacta com seu plano urbanístico de 1200 e 1300, preferida pelos turistas não só pela sua beleza e pela grande quantidade de torres medievais, mas também por estar perto tanto de FIRENZE como de SIENA, a uma hora de carro, pela estrada principal que liga as duas cidades.
A cidade é conhecida também pela qualidade dos seus vinhos especialmente o "La Vernaccia" um célebre vinho branco.


San Gimignano
Suas torres, que agora só restam 13, começaram a ser construídas em 1150 para defeza pessoal e por outra razão também, a riqueza de um nobre vinha medida pela altura de sua torre, mas isso não impedia de pegar uma doença dentro de tantas epidemias que existiam na época, como a peste. Em 1348 a cidade enfraquecida depois da peste, passou para as mãos de FIRENZE que passou a dar proteção aos nobres, isto explica as torres intactas, depois disso a cidade de SAM GIMIGNANO já não apresentava nenhuma ameaça. A sua localização emcima de uma colina a 300metros de altura ajudava. 




Porta di San Giovanni
O turista pode entrar pela famosa PORTA DI SAN GIOVANNI 1262 o histórico acesso a cidade pelo sul e seguir andando pela VIA SAN GIOVANNI despreocupado apreciando a cidade, porque não é permitido a entrada de carro.







Piazza della Cisterna
Pela VIA SAN GIOVANNI se chega nas duas praças principais, a primeira, PIAZZA DELLA CISTERNA por causa do poço no meio da praça, é arrodeada de torres, prédios medievais com cafés e restaurantes e a famosa sorveteria. A outra praça mais adiante PIAZZA DEL DUOMO tem a atração principal da cidade:
LA COLLEGIATA e IL MUSEO CIVICO.






Piazza del Duomo

La Collegiata




        






Subindo uma escada você está na LA COLLEGIATA, uma igreja,  (IL DUOMO) toda afrescada, à esquerda PALAZZO DEL POPOLO 1288 (MUSEO CIVICO), com sua TORRE GROSSA à direita de 54 metros, nas costas PALAZZO DEL PODESTÀ 1239 e a TORRE ROGNASA, citada num statuto comunale de 1255 porque havia atingido a altura máxima permitida a um edifício privado, 52 metros, mas os nobres ignoravam essa lei.


Palazzo del Popolo


Palazzo del Podestà
                         










Agora chegou a hora da visita principal LA COLLEGIATA, fundada em 1056, ampliada pelo arquiteto Giuliano da Maiano 1466-68, a simples fachada esconde o interior suntuoso quase completamente coberto de afrescos: no início o "Giudizio Universale" 1410 de Taddeo di Bartolo, no centro "Il Martirio di San Sebastiano" 1465 de Benozzo Gozzoli, um tema muito usado na época principalmente depois de uma peste
usavam a figura de São Sebastião para mostrar sua capacidade de recuperação física.Depois do afresco tem duas esculturas pintadas de Jacopo della Quercia do séc. XV "L'Arcangelo Gabriele" e "La Madonna Annunziata". A Cappella di San Gimignano à esquerda do altar principal é de Benedetto da Maiano.
A Cappella di Santa Fina, o altar, o santuário de mármore e o baixorelevo dedicada a Santa é de Benedetto
da Maiano e os afrescos é de Domenico Ghirlandaio importante pintor fiorentino do séc.XV.


Museo Civico
Só falta agora o MUSEO CIVICO, quando compra o bilhete tem direito a subir na TORRE GROSSA, é duro são muitos degrais, mais a vista é ótima, no museu a primeira sala se chama SALA DEL CONSIGLIO
ou SALA DE DANTE, a sala é dominada por uma Mestà 1317 de Lippo Memmi, que parece muito com a do seu cunhado Simone Martini, famosa que está agora na Galleria degli Uffizi em Firenze.
A sala se chama DANTE porque exatamente ele em pessoa esteve nela numa missão diplomática representando Firenze em busca de uma aliança com o governo de San Gimignano.
Agora só no andar superior que tem quatro salas com trabalhos de pintores de SIENA e FIRENZE como Benozzo Gozzoli e Filippino Lippi.
O percurso pode prosseguir pela VIA SAN MATTEO que é a mais característica via da cidade é um desfile de casas, palácios em boa parte de 1200, até chegar a porta com o mesmo nome.
Merece uma visita a igreja de SANTO AGOSTINO pelos preciosos afrescos de Benozzo Gozzoli e pelo trabalho de Piero Pollaiolo tudo da segunda metade de Quatrocentos.
Agora uma pausa para um GELATO, um programa imperdível.
Se chama: GELATERIA DI PIAZZA, Piazza della Cisterna, 4.
Alguns sabores: al Cioccolato, lo Zaibone di Vinsanto, il Sorbetto di Vernaccia, la Crema di Santa Fina(crema all'uovo con arancio, zafferano e pinoli), il Dolce Amaro (crema alle erbe aromatiche),lo Champelmo (Champagne e ponpelmo).Saborei um Gelato, e pense no dia maravilhoso que foi.


Gelateria di Piazza

Tomando sorvete
                          

2 comentários:

  1. gianfranco04 agosto, 2011

    Nel mondo ci sono città maschio e ci sono città femmine. San Gimignano è una città medioevale femmina. Perchè femmina? Le centinaia di migliaia di mattoni rossi che la formano sono stati posti uno sull'altro oltre settecento anni fa secondo un disegno di armonia e di diversità che ricorda il corpo di una donna volubile. Quando si passeggia dentro questo nucleo cittadino così speciale ti senti protetto come dentro il ventre materno. Il calore dolce delle strade e delle piazze esalta i monumenti e le torri che svettano verso il cielo come simboli della vanità femminile che vuole sottolineare l'ambizione del prestigio e del potere. Ed infine l'eleganza delle costruzioni e dei loro interni fatti di penombre discrete conferma il carattere di stupenda femminilità di questo luogo che Ivana Wanderley ha documentato con le sue foto straordinariamente originali.

    ResponderExcluir
  2. que lindo ivanaa adoreeiii!!!

    ResponderExcluir