quarta-feira, 13 de julho de 2011

Uma viagem com CARAVAGGIO na Cidade Eterna- ROMA

Davide con la testa di Golia
Madonna dei Palafrenieri
Galleria Borghese                                                           Galleria Borghese

 Hoje vamos fazer um passeio na cidade de ROMA seguindo CARAVAGGIO, vamos em alguns lugares onde se encontram suas obras que chocaram tanto as pessoas, e conhecer melhor esse GÊNIO que foi mal compreendido.
CARAVAGGIO foi o pintor mais debatido de todos os tempos, até hoje ainda existe divergências entre os estudiosos.Sua pintura é muito realista, pertubadora e apaixonante, mas foi mal interpretada. No séc. XIX, o século do realismo o pintor recebeu o apelido de Pintore Maledetto, alimentado por uma errada leitura de sua obra, seja porque ele retrata uma humanidade pobre, sofrida, seja pelo profundo contraste de luz e sombra que evoca uma imagem  tenebrosa, seja pelo uso de androgenia que caracteriza os jovens pintados pelo artista. Existe também uma discordância em relação as datas, Alguns acham que ele foi precoce,que com 11 anos começou a pintar, com 15 anos partiu para ROMA e com 17 anos recebeu seu primeiro trabalho importante na igreja San Luigi de Francesi, onde se pode ver a data da pintura, 1590.Falava-se também que ele tinha uma índole ruim, na verdade o seu comportamento pode ter sido condicionado aos trágicos acontecimentos da sua vida.
CARAVAGGIO era de uma pequena cidade entre Milano e Bergamo, chamada Caravaggio, perdeu o pai e os avós e irmão na Peste, mudando muito sua vida, mais tarde perde a sua mãe, quando ele resolve ir a ROMA, onde naquela época, séc. XVI estava no auge, todas as oportunidades estavam alí. Falava-se também que ele era ateu, por usar algumas figuras vulgares, humildes nas suas pinturas, muitas das suas obras foram recusadas pela igreja, porque chocavam ele mostrava uma igreja pobre. Era acusado de transgredir a História do Antigo e Novo Testamento se distanciando da historiografia social, suas Musas e Deuses eram transformados em prostitutas, jogadores, ciganos e bêbados. Na verdade ele se distingue do Renascimento com a sua recusa de retratar o indivíduo humano como sublime, bonito heróico, as suas figuras são sempre representadas arqueadas, dobradas, agachadas, reclinadas, paradas, a autoconfiança e o estatuesco foram substituídos pela humildade e pela sujeição.
A partir de 1606, quando ele se envolve num homicídio, é que começa sua tragédia pessoal, acusado e condenado a morte, ele foge de Roma, e nunca mais para de se esconder, sempre atormentado, ele passa a viver de cidade em cidade, sempre pensando em voltar para ROMA, onde seus protegidos tentam conseguir o perdão do Papa.Suas pinturas nessa época são dramáticas, ele chega a pintar David com a cabeça de Golias, em que o Golias é um doloroso autoretrato, e manda ao Papa. Morre só numa praia em PORTO ERCOLE,  sem saber que havia conseguido o perdão e que poderia voltar a ROMA.Não deixa nenhum aluno, porque não tinha ateliê,mas os pintores de toda a EUROPA já começaram a acolher as novidades do seu Estilo.Graças a CARAVAGGIO é nascida uma Arte nova.
Onde Você pode ver CARAVAGGIO em ROMA:

GALLERIA BORGHESE:

Bacchino malato
San Giovanni Battista





San Girolamo scrivente
CHIESA SAN LUIGI DEI FRANCESI:


Vocazione di San Matteo

Martirio di San Matteo
     


San MatteoL'Angelo

CHIESA SANTA MARIA DEL POPOLO:


Conversione di San Paolo
Crocefissione di San Pietro
                     





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário