sexta-feira, 1 de julho de 2011

Firenze, Ognissanti e A Última Ceia que inspirou Leonardo Da Vinci



Ognissanti
  OGNISSANTI, quer dizer "Todos os Santos", essa Igreja tem uma fachada muito bonita em estilo Barroco de Matteo Nigetti, a Igreja é pequena, você não se cansa, nem se confunde, que é o que acontece quando se ver tantas obras de Arte. Essa tem dois pintores famosos : GHIRLANDAIO e BOTICELLI, dois pintores de muito talento, inclusive BOTICELLI está enterrado aí, sua tumba só foi descoberta a poucos anos.
A igreja fica numa pracinha( PIAZZA D'OGNISSANTI )em frente ao rio Arno, ela foi construída no séc. XIII aí junto do Arno, mas em 1516 os franciscanos se apropriaram da igreja e ela foi toda reformada, isso se explica o estilo Barroco, são poucas as igrejas em FIRENZE nesse estilo.





Teto com pintura ilusória
Ognissanti








São Jerônimo
 
Santo Agostinho
Quando você entra nela , você ver dois afrescos se rivalizando um em frente ao outro, um na direita outro na esquerda, um é de GHIRLANDAIO que é SÃO JERONIMO o outro representa SANTO AGOSTINHO de BOTICELLI pintado um pouco antes.
SÃO JERONIMO está representado numa sala de estudo com todos os apetrechos da escrita , cheia de manuscritos gregos, latinos e hebraicos, ele interrompe o que está fazendo, traduzindo a Bíblia e fita o observador.
SANTO AGOSTINHO também se encontra numa sala de estudo mas o olhar do Santo não se dirige ao observador, ao contrário é um olhar distante, parece num momento de profunda emoção religiosa.




Nossa Senhora do Manto Protetor

Nesta igreja também estão os túmulos da Família VESPUCCI, em 1472 GHIRLANDAIO decorou a capela da Família com o Afresco da NOSSA SENHORA DO MANTO PROTETOR e do LAMENTO POR CRISTO MORTO. O "manto protetor" era uma prática jurídica muito difundida no início da Idade Média, nomeadamente nos paises do Norte da Europa, segundo a qual os membros da classe alta podiam acolher "sob o seu manto" pessoas necessitadas e perseguidas, dando-as asilo e proteção. Esse modelo de pintura da "Nossa Senhora do Manto Protetor"que nasceu no séc. XIII, sobretudo nas ordens Domenicanas e Cisterciense, inspira-se nesse antigo costume jurídico.
Nesse Afresco a NOSSA SENHORA DO MANTO PROTETOR estar sobre um pedestal com seu manto protegendo a família do navegador AMERIGO VESPUCCI ( Américo Vespúcio) quem pagou pela pintura. AMERIGO VESPUCCI ( Américo Vespúcio) é o do lado esquerdo atrás da Nossa Senhora.


Última Ceia de Ghirlandaio


Saia da Igreja e vá ver a ÚLTIMA CEIA de GHIRLANDAIO, que fica no refeitório do convento ao lado da Igreja, esse Afresco GHIRLANDAIO vai buscar inspiração no de Andrea del Castagno no Cenacolo di Sant'Appolonia, nas duas pinturas Judas está sentado defronte a Jesus e aos apóstolos, Andrea Castagno representa com um estilo mais monumental com mais drama e já GHIRLANDAIO representa os apóstolos mais naturais suas expressões e gestos são mais realistas o ambiente é delicado chega ser bucólico, GHIRLANDAIO reproduz a arquitetura do refeitório, criando a ilusão de um espaço real tudo isso em 1480.Depois ele foi chamado para pintar o de San Marco, igual a esse, todos esses cenácolos  já foram mostrados aqui, nesse blog, o de Andrea Castagno e os dois de Ghirlandaio.
LEONARDO DA VINCI admirador desses Afrescos inspirou-se para a realizar a sua famosa "ÚLTIMA CEIA" que se encontra em Santa Maria delle Grazie 1495-1498 em Milão.
Agora vamos passear beirando o Rio Arno, Lungarno, saia da PIAZZA D'OGNISSANTI, vire a esquerda caminhe até a PONTE LA CARRAIA atravesse e vá a GELATERIA LA CARRAIA, os sorvetes são ótimos, volte para o outro lado e caminhe em direção a PONTE VECCHIO, na PONTE S.TRINITA, pare e tire fotos da PONTE VECCHIO é o melhor lugar para tirar foto dela.




Gelateria La Carraia

La Carraia


Um comentário:

  1. Ivana hai descritto con il tuo stile asciutto e chiaro una Firenze minore ma importantissima per la sua preziosità storica ed artistica. Ci sono tante Firenze naturalmente.che convivono. Ma il turista frettoloso esplora solo una Firenze minima. Questa Firenze della zona di Ognissanti è importante anche perchè ospita alcuni artisti fondamentali alcuni come il Botticlelli quando sono ormai in una parte discendente della parabola della vita,cioé quando intuiscono il valore della semplicità e del silenzio,mentre agli Uffizi si vede un Botticelli luminoso,vitale, quello della Nascita di Venere o della Primavera qui invece l'artista è ripiegato su se steeo e porta nella sua pittura la consapevolezza della caducità,senza perdere però mai la sua genialità del disegno e dei colori. Grazie dunque a Ivana che con la sua passione di esploratrice attenta di Firenze e dei suoi tesori ci fa incontrare questi angoli che ci suggeriscono la leggerezza della meditazione. Scripsit: "Professore" Bettin

    ResponderExcluir