quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Firenze: O roteiro mais procurado pelos turistas, David di Michelangelo

Galleria dell' Accademia
 Mesmo tendo tanta coisa para falar de Sicilia onde estive por dez dias que foi o motivo do meu atraso nas postagens, continuo em FIRENZE, e nada como começar falando do roteiro mais procurado pelos turistas, DAVID DI MICHELANGELO, mas não o David da Piazza Michelangelo ou da Piazza della Signoria, aqueles são còpias não muito belas, và ver o verdadeiro DAVID, o que està na GALLERIA DELL' ACCADEMIA, nas costas do Duomo, procure a VIA RICASOLI, onde fica a ACCADEMIA, não é muito longe do Duomo, o prédio não é bonito, mas tem um verdadeiro tesouro ali dentro, não se assuste com a fila  que ela anda, pode demorar sò nos meses de Julho e Agosto, mas vale a pena, esse lugar era uma Accademia dell Arti del Disegno, fundada em 1563, que em 1784 o Granduca Pietro Leopoldo di Toscana fundou L' Accademia di Belle Arti, adiquirindo obras de escolas fiorentinas para lições de desenho, para os alunos exercitarem a pròpria mao e olhos admirando as obras, e foi sò escolhidas obras dos séculos XIV a XVI, onde Firenze reinava no campo artìstico. Em 1841 recebe quadros modernos.

David di Michelangelo
 Em 1873 foi transportado a ACCADEMIA o DAVID DI MICHELANGELO, tirado da frente do Palazzo Vecchio por motivo de conservação, no começo de 1900, foram colocadas as outras esculturas de MICHELANGELO, vindas de outras cidades italianas.
Não adianta muito falar das outras salas com obras de Artes importantes também, porque o publico sò tem olhos para obra de MICHELANGELO, muitos entram olham DAVID de MICHELANGELO  e saem, e com razão, porque realmente a escultura é muito imponente, e você se sente satisfeita em admirar sò ela.
No caminho que vai para o DAVID, existem esculturas também de MICHELANGELO que se chamam "Os Prisioneiros", IL PRIGIONI, que MICHELANGELO trabalhou em torno de 1530, são quatro enormes esculturas que junto com duas do Museu do Louvre tinham sido feitas para o maosoléu do Papa Giulio II , deixadas em FIRENZE foi doadas pelo neto de Michelangelo ao Granduca Cosimo I que colocou na entrada do jardim de Boboli e em 1909 passa para a ACCADEMIA.
Entre os dois prisioneiros da esquerda està S. MATTEO realizado entre 1505 e 1506 feito para o Duomo de Firenze num projeto que eram todos os doze apòstolos depois abandonados por séculos no depòsito da Catedral e foi em 1831 para a ACCADEMIA.
As esculturas são incompletas mas è muito interessante porque deixa a oportunidade do observador de completá-las imaginando, interpretando, elas são corpos contorcidos como se tivesse lutando para se livrar do seu pròprio corpo, dizem que OS PRISIONEIROS nasce para simbolizar o homem prisioneiro do pecado original liberado da doutrina cristã, mostra a luta eterna do homem para liberar-se do vìnculo do seu pròprio ser, inspirada na filosofia neoplatonica muito debatida na época em FIRENZE, nos cìrculos humanìstico.
A Pietà não é certa que é de MICHELANGELO.
Agora finalmente DAVID, feito de um bloco de mármore já usado e desprezado, por outro artista, MICHELANGELO realizou entre 1502 e 1504. O personagem de DAVID é uma das figuras bìblicas mais usadas na época do RENASCIMENTO FIORENTINO, porque representa a astúcia, a inteligência que vence a força bruta, foi escolhido como emblema da cidade ja na época dos MEDICI e depois colocado em frente ao Palazzo Vecchio o qual vigia a liberdade civil e polìtica de Firenze que era estada conquistada por pouco tempo o restabelecimento da Republica, se compreende que a escultura é acabada, o significado deve ser um , não deve deixar livre de interpretação pelos observadores. DAVID também é representado sem a cabeça de Golias aos pés, isso quer dizer que ele é em fase de atenção pronto para combater qualquer inimigo.
Em 1873 foi colocado na Accademia.
Visite também a SALA FIORENTINA com grandes inovadores do primo rinascimento fiorentino.


Oliandolo
 Voltando em direção ao Duomo ainda na VIA RICASOLI 38/40 tem um retaurante pequeno, simples mas a comida é boa e muito barata também, tìpica fiorentina, todo dia tem um cardapio diverso, tem as duas opções, se quiser peça sò um sanduiche,ou se sente e coma um primo piatto e um segundo, a sobremesa é òtima, tudo feito alì, no inverno tem Pera Cotta que é otima. Atenção não và numa hora ruim, porque tem poucas mesas. O restaurante se chama : OLIANDOLO





Oliandolo
Oliandolo

          










Cardapio do dia

Via Ricasoli











David di Michelangelo




David di Michelangelo









                

domingo, 18 de setembro de 2011

Nos arredores de Firenze: Castello del Trebbio e o restaurante La Sosta del Gusto


Só à vinte minutos de FIRENZE, o CASTELLO DEL TREBBIO merece uma visita, mesmo que você não possa entrar nele porque é uma propriedade privada, você pode pagar uma visita a sua cantina, e ver o pátio do castelo, que é muito interessante, tem o Brasão da famìlia Pazzi, são dois peixes, olhe logo em frente a entrada, ele pertenceu a famìlia já em 1184, é muito antigo e muito bem conservado. A paisagem envolta é linda, cheia de oliveiras e plantações de uvas obviamente. Eu jà falei aqui desse castelo mas faço questão de falar de novo , dessa vez para mostrar o restaurante maravilhoso preso ao castello.
Para se chegar a esse castello, saindo de FIRENZE, pegue a estrada VIA ARETINA sentido PONTASSIEVE,antes de chegar em um semáforo entre para SIECI, vá sentido MOLIN DEL PIANO, repare agora as placas com o nome CASTELLO DEL TREBBIO, esse castello é em estilo medieval, e essa famìlia é aquela que tem uma capela famosa em estlo renascentista na igreja de Santa Croce, feita por BRUNELLESCHI. Chegando là se dirija ao escritòrio em frente a ele, e compre a visita a cantina do castelo, aproveite e veja os produtos que estão a venda lá, são feitos de Oliva, um cheiro ótimo, tem cremes para o corpo, para as mãos e etc. prove também o vinho local, tem vinhos e azeite feitos na propriedade, que estão à venda.


La Sosta Del Gusto
La Sosta Del Gusto
                  











O cardàpio
L Sosta Del Gusto
                       









Depois vá comer nesse restaurante junto do castello, que é uma vista linda, se for para jantar pode ver o por do sol aì, é muito lindo. Reserve antes, quando entrar olhe uns arbustos de ervas usadas na cozinha , já comece a sentir o cheiro maravilhoso, vou colocar o cardápio, para se ter uma idéia da comida boa que é.
Espero que faça um bom passeio.
Ristorante al Castello del Trebbio: LA SOSTA DEL GUSTO
Via Santa Brigida, 11 Santa Brigida.



Mozzarella di bufala alla piastra passata de  pomodoro crudo

Risoto alla parmegiana e pistacchi con ragu di cervo
                  

          Mille fogli di coniglio al rosmarino con formaggio caprino pomodoro confit e pesto di olive verdi sformatino di melanzane








Cono ripieno di mousse al mascarpone su salsa alla mentuccia e frutti di bosco.









Pana cotta con pera e calda di ciocolato.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CHIANTI: Uma paisagem tìpica TOSCANA.

Chianti- Toscana
A dica de hoje é um passeio entre FIRENZE e SIENA, uma região clássica da campagna Toscana, que se chama CHIANTI, onde vamos passar por diversas cidadezinhas, pertìssimo uma da outra, como: GREVE in Chianti, PANZANO in Chianti, RADDA in Chianti e CASTELLINO in Chianti. Saindo de FIRENZE, em direção a SIENA, pegue a estrada SS222, conhecida pelo nome de STRADA CHIANTIGIANA, é uma estrada estreita que leva  a essas cidades, onde a paisagem é dominada pela agricultura da uva e da oliva, a região é a área de produção do CHIANTI CLASSICO "Gallo Nero ", um vinho feito com a mistura de uvas sangiovese, malvasia, trebbiano e canaiolo, de cor vermelho rubi  tendendo paro o granada, os mais famosos são IL CHIANTI DOCG e IL CHIANTI CLASSICO DOCG, mas a região é conhecida também pela òtima qualidade de outros produtos como mel, aceto balsamico, olio d'oliva, o vin Santo, a Grappa (como uma cachaça da uva).


Chianti
Gallo Nero

          








A primeira parada é a cidade de GREVE IN CHIANTI, a melhor maneira de fazer esse passeio é de carro, você fica mais à vontade, mas existe ônibus para Greve in Chianti, a cidade é conhecida pela MACELLARIA FALORNI, uma casa que vende salames, presuntos, linguiça, queijos tudo feito com produtos da região, que eu jà falei na minha outra postagem intitulada Vigna Maggio,essa Marcellaria fica na praça principal, PIAZZA MATTEOTTI, a cidade também é lembrada por ser a cidade natal de Giovanni Verrazzano, o primeiro navegador a chegar na baia de New York.


Panzano in Chianti

 Siga agora para PANZANO IN CHIANTI, com algumas lojinhas de bordados, um castelo medieval e uma igreja vizinho chamada, de S. Maria com um campanário antigo, aproveite e almoce num restaurante muito agradável com uma terrazza com vista, ou se preferir passe o dia a experimentar comidas tìpicas com vinho nas enotecas ou bares, onde eles servem tábuas de frios com produtos da região, não tem nada melhor.



Restaurante em Panzano-Il Giardino
Cardapio do IL GIARDINO
                      









Và agora a RADDA IN CHIANTI, é muito linda, bem medieval, aì você vai ver uma grande concentração de ciclistas, são excursões de bicicleta muito procuradas nessa zona, com direito a degustações nas vinìculas , com a alimentação incluìda, no centrinho, falo assim porque é pequeninìssima a cidade, tem simpáticas lojas de artezanato, com até roupa de ciclistas para vender, muito bacana, com os nomes dos vinhos, a cidade tem ainda o muro da fortificação de 1400, com a torre antiga, que cercava a cidade antigamente, o PALAZZO DEL PODESTA, com a fachada de 1500.



Radda in Chianti
Radda in Chianti

       











Os ciclistas

Radda in Chianti
                

             






 A ultima parada é na cidadezinha de CASTELLINA IN CHIANTE, seguindo à pé pela via principal, vai dá no centro, porque de carro, sempre se estaciona fora do centro, nunca pode entrar de carro, mas não se preocupe que todas essas cidades são pequenìssimas, và em direção a via delle Volte antes uma passagem cheia de arcos sem cobertura emcima, no período medieval, agora se tornou uma passagem toda fechada por causa das construções emcima dos arcos, mas bem fresca no verão, tome um sorvete numa sorveteria dentro dessa passagem, e é finita a nossa viagem.

Igreja em estilo Romanico

Castellina in Chianti









Sorveteria na passagem
Passagem da Idade Média
      

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Firenze: E um restaurante onde o prazer da comida se funde com aquele do espìrito.

Il Teatro del Sale
Fabio Picchi
              









Essa postagem é toda dedicada a esse chef de cozinha FABIO PICCHI, muito especial que se encontra aqui em FIRENZE, no quarteirão de SANTO AMBROGIO, longe do burburinho dos turistas, antes considerado um bairro um pouco em decadência, agora está se tornando chique, um pouco tem a ver com FABIO PICCHI que revitalizou essa área com seus restaurantes com o nome de CIBREO conhecidos em toda Italia, já é considerado um ponto turìstico em FIRENZE, as pessoas mesmo que não entrem para saborear os seus pratos fazem questão de fazer uma foto em frente a um dos restaurantes de FABIO PICCHI, que ficam praticamente na mesma rua um, de frente ao outro, cada um de um estilo diverso mas com a mesma cozinha muito boa.

Igreja de Santo Ambrogio
 O que me parece mais interessante de todos se chama IL TEATRO DEL SALE, fundado por ele e a sua mulher atual, uma artista de teatro que ele se apaixonou, construiram juntos o seu mundo, alì dentro, a cozinha é o seu laboratório, ele está sempre alì com sua pantufa, todo de branco, cabelo e barba branca, elaborando seus pratos enquanto ela a um certo ponto quando terminam todos de comer, se apresenta no palco.
O ambiente é bem fiorentino com colunas de pietra serena, o pavimento todo de madeira, as mesas com cadeiras como poltronas de teatro e a cozinha voltada para o palco, toda de janelas grandes de vidro, de onde ele grita quando termina um prato, chamando as pessoas para se servir das iguarias que ele prepara, é um misto de restaurante com teatro, em uma mesa grande perto da cozinha estão expostos os pratos, aperitivos, pratos com verduras que eles chamam aqui de contorni, que acompanha o prato principal que ele serve da janela da cozinha. A comida é tão especial que fazemos questão de se levantar para se servir ou de levar o prato sujo para ser substituido por outro pois não tem serviço de garçom.
Um típico fiorentino, ele é muito orgulhoso de tudo, faz quetão de ir as mesas apresentar e falar sobre os pratos novos inventados por ele, e se não bastasse é um bom escritor também, acaba de lançar o seu terceiro livro, um livro Giallo, policial com mistério e sabores, é o seu primeiro romance, que se chama" Il segreto della mezaluna".
A comida é tìpica fiorentina e seu segredo está nos produtos que ele usa que vem direto da horta tudo fresco.
Para entrar no IL TEATRO DEL SALE, tem que ser sócio, se paga 5 euros se for estrangeiro e 10 euros se for italiano, e você tira a carteira na hora e entra , a refeição fica por 20 euros.
Pena que não pode tirar fotos dentro do restaurante, mas é uma experiencia incrìvel conhecer esse restaurante.
IL TEATRO DEL SALE- via de Macci 111.


O restaurante Cibreo com a igreja ao fundo
Restaurante Cibreo











Caffe Cibreo

Trattoria Cibreo
                              

                                  

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nos Arredores de Firenze: Fiesole, cidade etrusca -romana.

Piazza Mino da Fiesole
Duomo di Fiesole
Teatro Romano
                     

 Muito procurada pelos turistas, FIESOLE é uma pequena cidade que faz parte da provincia de FIRENZE, fácil de se chegar, muito perto só dez minutos de carro do centro de FIRENZE, ou se estiver à pé, pegue o ônibus número 7 na Piazza San Marco, no centro de FIRENZE que leva  a PIAZZA MINO DA FIESOLE, perto de tudo que você quer ver e volta a Firenze com o mesmo ônibus, facílimo.
Ao se aproximar de FIESOLE já se sente uma área fresca, por ser emcima de uma colina 300m. acima do nível do mar, o clima é agradabilìssimo, uma paisagem fantástica, cheia de bosques de ciprestes, com villas grandes e belas espalhadas por toda colina, era o lugar preferido dos visitantes estrangeiros em passagem por FIRENZE, escritores, pintores e etc. FIESOLE é procurada também pela sua importancia hitórica e artística, era uma das mais importantes cidades etruscas da ITALIA, tem uma área archeológica incrível.



Area Archeologica
Museo Archeologico
                                 
 Descendo do ônibus na praça atravesse a rua e vá ao DUOMO, CATEDRALE SAN ROMOLO, de 1024-28,  em estilo Romanico, entre, ela é bem antiga, tem um CAMPANARIO de 1213 em forma de torre, em frente fica o PALAZZO VESCOVILE do sec. XI, agora siga para a AREA ARCHEOLOGICA, atrás da Catedral, depois de passar pela bilheteria à sua direita entre primeiro no MUSEO ARCHEOLOGICO, pequeno em forma de um tempietto ionico, tem oito salas com materias das escavações da cidade de FIESOLE, como FIESOLE era uma cidade etrusca, aliada de Roma até III a. C. depois foi tomada pelos romanos, até a invasão dos bárbaros em 405 d. C., tem objetos de todas as épocas, etrusca, romana e longobarda.
 Saindo do Museu siga para o TEATRO ROMANO, iniciado na época Augusta e terminada na época Claudia, tem espaço para 3000 pessoas, escavado no pé de uma colina, com escadas laterais e dois corredores facilitavam o acesso dos espectadores.
Siga um caminho para ir a TERME desça até as ruínas das Termas da época Augustea.
 Tem também um Muro etrusco, MURA ETRUSCHE de 4.80m. de altura, e um templo etrusco de III séc. a.C.
 Saindo da AREA ARCHEOLOGICA sempre na via Giovanni Duprè em frente se encontra o MUSEO BARDINI, com duas salas de obras da escola toscana do séc. XIII e XIV e pinturas do séc. XV, entre elas uma ANNUNCIAZIONE DI TADDEO GADDI e um GIOVANNI EVANGELISTA DE BERNARDO DADDI, e uma MADONNA DEL PARTO DI NARDO DI CIONE.


Convento di San Francesco
Convento de San Francesco
                     










Uma das celas dos franciscanos
O pequeno Claustro

                       









O lugar onde dormiam os peregrinos

A cama numa das celas

                          








Và agora em direção ao CONVENTO DI SAN FRANCESCO, lindo,bem simples como era a vida deles, tem uma subidinha grande para chegar até ele, mas vale a pena, a vista de FIRENZE é magnìfica, logo na subida tem um restaurante, muito bem localizado, com uma vista linda vizinho ao convento, se chama: LA REGGIA DEGLI ETRUSCHI, Via San Francesco, muito procurado pelos turistas, pela sua localizaçao que é magnìfica e pela comida.


Restaurante La Reggia degli etruschi
 Ideal para passar uma tarde para quem se encontra a FIRENZE, FIESOLE encanta a todos com sua área fresca, seu panorama, suas casas renascentistas espalhadas pela colina   e sua història, como encantou a outros visitantes famosos como: Giovanni Boccaccio, Marcel Proust, Gertrude Stein e Frank Lloyd Wright.