sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sicilia: Siracusa 2º parte

Teatro grego
Continuando na cidade de SIRACUSA em SICILIA, mas dessa vez não é na ilha de Ortigia, mas na terra firme nas duas atrações principais que são: o PARCO ARCHEOLOGICO DELLA NEOPOLIS e o MUSEO ARCHEOLOGICO REGIONALE PAOLO ORSI, mas sempre é bom lembrar a época boa de ir para Sicilia, Setembro e Outubro ou Maio e Junho, mesmo indo nesses meses evite de ir muito tarde para o parque, por causa da fila e da quentura, a bilheteria fica em frente do outro lado da rua, quando entrar não sei você mas eu me dirigi logo para o TEATRO GREGO, um dos mais bem conservados, foi construído no século V a. C. e fuciona até hoje, aí nesse teatro foi apresentadas óperas de Sofocle, Euripede e Eschilo com a presença deles no Teatro, além de grande ele fica no alto com uma vista linda para o mar, se tiver sorte de estar aí nos meses de Maio ou Junho poderá assistir um espetáculo clássico nesse Teatro.


Quando sair dele siga para a outra atração principal do parque, uma gruta que se chama ORECCHIO DI DIONISIO, batizada por Caravaggio em 1608 com esse nome, pela sua forma de uma orelha humana, e pela sua acústica, dizem que o tirano Dionisio de Siracusa usava essa gruta como prisão, para poder ouvir as conversas dos presos do alto da gruta que tem 23 metros de altura e 67 metros de profundidade, ainda hoje se encontram os buracos na parede onde eram presos os prisioneiros de guerra, que trabalhavam retirando blocos de calcário dessas grutas, um pouco triste, mas interessante.

Orecchio di Dionisio

Orecchio di Dionisio




Buracos onde estavam os presos.
                     


Agora siga para a saída passando no ANFITEATRO ROMANO, do século II d. C. mesmo em péssimas condições dá para se ter idéia do tamanho dele só perdendo para o Colosseo de Roma e L'Arena de Verona em tamanho, pronto já podem se dirigir para saída.




Perto desse parque fica o MUSEO DE ARCHEOLOGIA REGIONALE PAOLO ORSI, pode ir andando, merece uma visita, fica em um prédio moderno com uma coleção bem grande de peças de sítios arqueológicos da Sicilia Central e Oriental, conta a história dos sítios arqueológicos até o fim da idade clássica e com peças também da idade elenística, romana e cristã.


Um cavaleiro em terracota,VI a. C.

Vaso grego




                      






Grega-romana



Estátua em terracota VI a. C.


                        











Volte para ILHA DE ORTIGIA onde estão as compras, os hotéis os restaurantes e etc. se tiver tempo de ir a um outro Museu eu aconselho o PALAZZO BELLOMO para ver na última sala um ANTONELLO DA MESSINA, se chama L'ANNUNCIAZIONE, fica na Via Capodieci 14-16.
Outro restaurante simples mas com uma vista muito bacana se chama LA TERRAZA na Via Pompeo Picherolli, e termine o dia em Siracusa saboreando as delícias de fruto do mar, servidos aí.


Cerâmicas de Siracusa
Siracusa- Isola di Ortigia
                  
















La Terraza

Antipasto della terraza
                               













Spaghetti alla Siracusana
Semifredo di mandorla
                          

Um comentário:

  1. Per puro caso sono stato anch' io -come è accaduto a donna Ivana Normande Wanderley- recentemente a Siracusa. Peccato che non ci siamo incontrati! Donna Ivana non legge i mei commentarii e me ne dispiace perchè io la stimo ed apprezzo molto le sue immagini. Comunque insisto su Siracusa. Siracusa suggerisce al viaggiatore molte cose :la più importamnte secondo me è la luce, una luce splendente tipicamente mediterranea che si incontra nel teatro greco e nel suo meraviglioso panorama che degrada verso il mare.La si incontra nella piazza del Duomo come ci dimostrano le fotografie di Donna Ivana ,nel bianco luminoso delle facciate delle chiese, nell'emozionante dipinto di Caravaggio che ruota attorno all'umanità degli operai che seppeliscono la Santa e vengono a loro volta santificati dal pittore che è un maestro della luce. Ma questa stessa luce che vince il tempo la si incontra nelle statue greche che si ritrovano nel mueseo archeologico e che donna Ivana ci ripresenta in questa seconda,straordinaria pagina che dedica a Siracusa. E dunque lasciamoci prendere anche noi da questa luce misteriosa che accompagna il buon cibo sulla bella terrazza,propsiciente al mare di Siracusa, dove donna Ivana ha soggiornato e si è saggiamente nutrita. Até breve.

    ResponderExcluir