quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sicilia: Taormina

Sìmbolo de Sicilia

 TAORMINA a última cidade de SICILIA a visitar, depois de ver Caravaggio e Antonello da Messina em MESSINA, pegamos o trem para TAORMINA, mas aí vai uma dica, nunca fique em um hotel fora do centro porque fica ruim de se locomover e é muito mais interessante ficar no centro histórico. O período melhor para se visitar é Abril e Maio, Setembro e Outubro isto é: os meses que precedem ou seguem a alta estação.
A cidade de TAORMINA  fundada no século IV a. C. é a mais chique da SICILIA, abituada a receber celebridades desde o século XVIII quando foi descoberta pelos aristocratas do norte da Europa, fica numa posição espetacular, em cima de uma montanha, com igrejas medievais, um teatro grego muito bem conservado e numa localização maravilhosa com uma vista linda.



Estilo arabo-normanno
Duomo
                              
        

Fontana
        


Duomo

Piazza del Duomo
                                  








 


Ceramica siciliana
Ceramicas sicilianas
                










Todas as atrações turísticas, hotéis, restaurantes estão no centro histórico, à pouca distància da rua principal: CORSO UMBERTO I, que atravessa todo o centro, e aonde estão a maioria dos negócios.
 Essa rua é cheia de lojas de ceràmicas muito bacana da Sicilia, antiquários e artezanatos, e alguns edifícios em estilo arabo-normanni, e andando nela vai chegar na PIAZZA DEL DUOMO onde tem uma fonte barroca e o DUOMO uma igreja de duzentos, essa praça tem uma vista linda, ótima para tirar fotos.
Se quizer faça uma pausa para tomar um café ou uma GRANITA especialidade de Sicilia, tem granita de limone, fragola(morango), mandorla, caffè e chioccolato em uma das pasticceria na via Corso Umberto.



Teatro Greco
Teatro Greco
                         











Vista do Teatro
                                                                                    
Teatro Greco
                                


Um passeio que não pode deixar de ir é ao TEATRO GRECO, via Teatro Greco 40, construìdo no III século a. C.  numa posição maravilhosa, com uma vista para o mar, eu imagino os espectadores assistindo qualquer coisa nesse teatro, ficavam maravilhados e não sabiam se olhassem para o céu e o mar ou para o espetáculo. Se pode ver o ETNA daqui, e é o segundo em tamanho na Sicilia, só perdendo para aquele de Siracusa.




Pasticceria Minotauro
Cassata
               












Cannoli

Doces sicilianos
             











Doces co pasta de mandorla

Granita
                        










Quando sair do Teatro, descendo a rua cheia de barracas de artezanatos, à sua esquerda fica a PASTICCERIA MINOTAURO, com produtos típicos da Sicilia como os doces maravilhosos, Cannoli, Cassata, e doces com pasta de mandorla que derrete na boca de bom, vale a pena experimentar.




Corso Umberto I
Corso Umberto I
                                                    















Ristorante al Duomo

Peixe
                  











Carpaccio di pesce
Ristorante con  la terraza
                  













Corso Umberto I
Ceramica Siciliana
                         










Para jantar vou dar um nome de um restaurante muito simpático e romantico que fica aì no centro no Corso Umberto I vizinho ao Duomo, se chama: RISTORANTE AL DUOMO, Piazza Duomo, Vico Ebrei 11, fica no primeiro andar porque, muitas vezes pensamos que é o do térreo. que é um outro restaurante.
TAORMINA é uma bela cidade para se despedir da bela SICILIA.



Taormina

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sicilia: Messina

Antonello da Messina

A cidade de MESSINA fica no Stretto, o braço de mar que separa a SICILIA da penìnsola onde tem uma falha geológica muito grande que jà causou grandes danos como o que aconteceu em 1908, um dos piores desastres naturais da Europa, tanto que existe um projeto de construir a maior ponte suspensa do mundo mas  não saiu do papel porque è um lugar muito perigoso para se construir uma ponte.
A cidade não é là essas coisas mas fomos alì por um motivo: ver CARAVAGGIO, existe duas telas de Caravaggio, no museu da cidade, pegamos um ònibus de Catania para Messina sò para ver essas telas eu não aconselho só se for muito fã de Caravaggio, aì sim vale a pena.
Fizemos uma coisa muito louca, pegamos o onibus de Catania para Messina, quando chegamos na estação, pegamos um taxi e fomos direto para o MUSEO REGIONALE  que além de CARAVAGGIO existe também duas telas de ANTONELLO DA MESSINA.


Antonello da Messina
 A obra mais famosa da Galeria é IL POLITTICO DI SAN GREGORIO de ANTONELLO DA MESSINA e a outra de Antonello é LA MADONNA CON BAMBINO E SANTI.



Risurrezione di Lazzaro- Caravaggio





Adorazione dei pastori-Caravaggio


As duas de Caravaggio: L'ADORAZIONE DEI PASTORI E RISURREZIONE DI LAZZARO.




Duomo





Campanario

Interior do Duomo
                                        












Saindo dalì passamos pela PIAZZA DEL DUOMO que tem uma catedral muito bonita feita na época normanda construìda no século XII mas pouco resta da original que foi destruìda com incêndio, terremotos e com a segunda guerra mundial.



Duomo

  
Em frente ao campanário tem a FONTANA DI ORIONE em mármore branco que representa a figura de Orione o mìstico fundador de MESSINA.


Fontana di Orione

Depois de ver o DUOMO fomos para estação pegamos o trem e seguimos para TAORMINA que era o nosso destino, antes de vir a Messina.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sicilia: Catania



A segunda cidade da SICILIA, foi também arrasada pelo terremoto em 1693, matando 20000 pessoas, e em 1669 o vulcão ETNA já tinha matado 12000 pessoas, essas duas catástrofe naturais contribuiu para uma nova construção da cidade e dessa vez em estilo Barroco sobre a supervisão dos arquitetos Giovanni Vaccarini e Stefano Ittar que realizaram um novo plano urbanístico com praças  e ruas largas.
CATANIA é uma cidade meio caótica, mas é bem localizada, perto do vulcão ETNA, que é um grande vulcão ativo da Europa, você pode fazer uma excursão até lá, vale a pena a aventura. CATANIA é a mais importante cidade na Costa Ionica da Sicilia, como temos que visitar Taormina e pegar o avião para voltar, é quase obrigatório passar nela.


Catedrale di Sant'Agata


Piazza dell Duomo




                







O mais importante para se ver, como sempre é a PIAZZA DELL DUOMO é magnífica e é obra do arquiteto Giovanni Vaccarini no século XVII, você vai notar um tom escuro nos prédios de Catania e até mesmo nas igrejas, é porque são construídos com a pietra lavica,(pedra vulcânica) meia preta e cinza toda a cidade é assim.


Fontana dell' Elefante


Catedrale di Sant'Agata



                      
Fontana dell' Elefante
     
No meio da praça fica o monumento mais importante da cidade FONTANA DELL' ELEFANTE, composta de um elefante feito com essa pedra vulcânica, que é da época romana, hoje símbolo da cidade.
Em frente ao obelisco egípcio com o elefante fica a CATEDRALE DI SANT' AGATA com sua fachada em mármore e duas ordens com colunas de um anfiteatro romano, guarda no seu interior as relíquias da Santa patrona da cidade, martirizada em Catania em 250 d. C. por haver resistido um ataque de sedução por parte do pro console Quinziano, arrancaram os dois seios dela e colocaram ela para queimar em brasas.



Caffè del Duomo


La Granita


          









Existem dois cafés aí pertinho para fazer uma pausa e experimentar as especialidades de CATANIA, que é a famosa LA GRANITA uma receita importada dos árabes, uma bebida gelada feita de raspa de gelo aromatizada com sucos de frutas ou água de rosas, o siciliano bebe no café especialmente no verão, acompanhado de um brioche, tem sabores de pistache, mandorla, café e cacau.
Lembre de experimentar também outra especialidade siciliana ARANCINI, um bolinho de arroz frito.


Gran Café Tabacco
Gran Café Tabacco



                       









O café da Piazza del Duomo se chama: CAFFÈ DEL DUOMO e o outro café muito bom por sinal, fica nessa rua que dá para praça, VIA ETNEA uma rua cheia de lojas, hotéis e etc. e fica o GRAN CAFÉ TABACCO perto da praça no início da rua.

Pescheria

Osteria Antica Marina
                      










Outro passeio bacana é andar no mercado de peixe e até comer em um restaurante vizinho a ele, onde se come muito bem com tudo fresco e comidas típicas da região, mas atenção reserve antes, e não deixe de experimentar a pasta alla Norma, com o molho feito de tomate, berinjela, basílico e ricota.
Um dos melhores restaurantes de peixe de Catania se chama: OSTERIA ANTICA MARINA fica perto do mercado de peixe LA PESCHERIA, o restaurante é simples, mas a comida é divina.
Se quizer ir para um mais refinado com pratos maravilhosos de frutos do mar, vá a: AMBASCIATA DEL MARE, também vizinho ao mercado de peixe, o antipasto é maravilhoso, também se recomenda reservar.
Se não tiver tempo para uma refeição prolongada pode ir para a patiscceria SPINELLA e provar um ARANCINI, os melhores da cidade fica na Via Etnea 300, ARANCINI é um bolinho de arroz com carne e ervilha.



Anfiteatro-romano
Anfiteatro-romano
                    













Anfiteatro-romano

Anfiteatro-romano
                     










Se tiver tempo conheça um anfiteatro romano dentro da cidade, descobriram ele quase dentro de uma casa, é muito interessante, bacana também para uma caminhada, é andar na VIA CROCIFERI, com igrejas barrocas dos dois lados da rua.



Piso de um prédio, séc. XVII.
Prédio, séc. XVII.
                      




 

    

Pedra vulcânica
Prédios na Piazza Duomo com a pedra
                       

                                                                                               





             
Catedrale di Sant'Agata