sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sicilia: Catania



A segunda cidade da SICILIA, foi também arrasada pelo terremoto em 1693, matando 20000 pessoas, e em 1669 o vulcão ETNA já tinha matado 12000 pessoas, essas duas catástrofe naturais contribuiu para uma nova construção da cidade e dessa vez em estilo Barroco sobre a supervisão dos arquitetos Giovanni Vaccarini e Stefano Ittar que realizaram um novo plano urbanístico com praças  e ruas largas.
CATANIA é uma cidade meio caótica, mas é bem localizada, perto do vulcão ETNA, que é um grande vulcão ativo da Europa, você pode fazer uma excursão até lá, vale a pena a aventura. CATANIA é a mais importante cidade na Costa Ionica da Sicilia, como temos que visitar Taormina e pegar o avião para voltar, é quase obrigatório passar nela.


Catedrale di Sant'Agata


Piazza dell Duomo




                







O mais importante para se ver, como sempre é a PIAZZA DELL DUOMO é magnífica e é obra do arquiteto Giovanni Vaccarini no século XVII, você vai notar um tom escuro nos prédios de Catania e até mesmo nas igrejas, é porque são construídos com a pietra lavica,(pedra vulcânica) meia preta e cinza toda a cidade é assim.


Fontana dell' Elefante


Catedrale di Sant'Agata



                      
Fontana dell' Elefante
     
No meio da praça fica o monumento mais importante da cidade FONTANA DELL' ELEFANTE, composta de um elefante feito com essa pedra vulcânica, que é da época romana, hoje símbolo da cidade.
Em frente ao obelisco egípcio com o elefante fica a CATEDRALE DI SANT' AGATA com sua fachada em mármore e duas ordens com colunas de um anfiteatro romano, guarda no seu interior as relíquias da Santa patrona da cidade, martirizada em Catania em 250 d. C. por haver resistido um ataque de sedução por parte do pro console Quinziano, arrancaram os dois seios dela e colocaram ela para queimar em brasas.



Caffè del Duomo


La Granita


          









Existem dois cafés aí pertinho para fazer uma pausa e experimentar as especialidades de CATANIA, que é a famosa LA GRANITA uma receita importada dos árabes, uma bebida gelada feita de raspa de gelo aromatizada com sucos de frutas ou água de rosas, o siciliano bebe no café especialmente no verão, acompanhado de um brioche, tem sabores de pistache, mandorla, café e cacau.
Lembre de experimentar também outra especialidade siciliana ARANCINI, um bolinho de arroz frito.


Gran Café Tabacco
Gran Café Tabacco



                       









O café da Piazza del Duomo se chama: CAFFÈ DEL DUOMO e o outro café muito bom por sinal, fica nessa rua que dá para praça, VIA ETNEA uma rua cheia de lojas, hotéis e etc. e fica o GRAN CAFÉ TABACCO perto da praça no início da rua.

Pescheria

Osteria Antica Marina
                      










Outro passeio bacana é andar no mercado de peixe e até comer em um restaurante vizinho a ele, onde se come muito bem com tudo fresco e comidas típicas da região, mas atenção reserve antes, e não deixe de experimentar a pasta alla Norma, com o molho feito de tomate, berinjela, basílico e ricota.
Um dos melhores restaurantes de peixe de Catania se chama: OSTERIA ANTICA MARINA fica perto do mercado de peixe LA PESCHERIA, o restaurante é simples, mas a comida é divina.
Se quizer ir para um mais refinado com pratos maravilhosos de frutos do mar, vá a: AMBASCIATA DEL MARE, também vizinho ao mercado de peixe, o antipasto é maravilhoso, também se recomenda reservar.
Se não tiver tempo para uma refeição prolongada pode ir para a patiscceria SPINELLA e provar um ARANCINI, os melhores da cidade fica na Via Etnea 300, ARANCINI é um bolinho de arroz com carne e ervilha.



Anfiteatro-romano
Anfiteatro-romano
                    













Anfiteatro-romano

Anfiteatro-romano
                     










Se tiver tempo conheça um anfiteatro romano dentro da cidade, descobriram ele quase dentro de uma casa, é muito interessante, bacana também para uma caminhada, é andar na VIA CROCIFERI, com igrejas barrocas dos dois lados da rua.



Piso de um prédio, séc. XVII.
Prédio, séc. XVII.
                      




 

    

Pedra vulcânica
Prédios na Piazza Duomo com a pedra
                       

                                                                                               





             
Catedrale di Sant'Agata































































    































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário